MOGI DAS CRUZES: 29ª edição do Akimatsuri tem venda de ingressos pela Internet e atrações para toda a família

 

A 29ª edição do Akimatsuri – Festa de Outono, que acontece nos dias 5 e 6 e 12 e 13 de abril, no Centro Esportivo, no bairro Porteira Preta, em Mogi das Cruzes, já está em ritmo de Copa do Mundo. Com o tema “Gambarê Brasil” (em português, “Força Brasil”), a Comissão Organizadora pretende demonstrar seu apoio à Seleção Brasileira na luta pelo hexacampeonato e , de quebra, desejar boa sorte à Seleção Japonesa.

 

A batida dos tambores japoneses é sempre muito aguardada (foto: divulgação)

 

“Toda a decoração do Pavilhão Agrícola será em verde e amarelo”, revela o presidente da Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), Pedro Komura, lembrando que Mogi estará recepcionando a seleção da Bélgica, apontada como candidata a surpresa no Mundial.

Os preparativos, conta Komura, consumiram mais de um mês de trabalho da professora Matiko Okada, parceria do Akimatsuri há mais de 15 anos.

A decoração, no entanto, não será a única novidade da 29ª edição da festa. “Este ano, para oferecer ainda mais comodidade, os visitantes podem adquirir seus ingressos também pela Internet”, explica o coordenador geral Kiyoji Nakayama, lembrando que, pelo segundo ano consecutivo, o Akimatsuri será realizado em dois finais de semana.

 

O presidente do Conselho Deliberativo, Kiyoji Nakayama e Pedro Komura (foto: divulgação)

 

“No ano passado, mesmo com chuva, recebemos um público estimado em 90 mil pessoas. Este ano, nossa expectativa é ultrapassarmos a casa dos 100 mil visitantes”, antecipa Pedro Komura, acrescentando que a proposta de agregar mais um fim de semana ao evento se deu por conta das “centenas de reclamações que recebíamos”. “Tinham muitas pessoas que sequer conseguiam entrar”, explica Komura, destacando que o Akimatsuri cresceu tanto que costuma receber ônibus de excursões não só do interior paulista como também de outros Estados como o Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

 

Apresentação de ginastica rítmica japonesa (foto: Divulgação)

 

 

 

Reciclagem – O que não mudou foi a constante preocupação dos organizadores em inovar com o intuito de oferecer o que há de melhor aos visitantes. “Nossa principal proposta é mostrar a vocação agrícola de Mogi e região, além de preservar e divulgar a cultura japonesa”, conta Nakayama, afirmando que este ano a questão ambiental terá destaque com a coleta seletiva de lixo.

A lamentar, apenas, a estiagem que afetou a região Sudeste, castigando os produtores. “Por isso, o setor de hortaliças estará somente para exposição e não para vendas”, diz Komura, acrescentando que a festa costuma reunir mais de 400 produtores rurais.

Outra preocupação dos organizadores do Akimatsuri refere-se à programação. “Nossa proposta é elencar atrações para toda a família, pois uma de nossas propostas é preservar e divulgar a cultura japonesa”,observa Nakayama, afirmando que o Akimatsuri é uma das únicas festas que os artistas “vem até a festa”.

 

Fernanda Yuri Kimura foi a vencedora do 5º Miss Akimatsuri (foto: divulgação)

 

Casanova – Desta forma, além das danças típicas, grupos de taikô e cantores tradicionais da comunidade, como Joe Hirata, e Roberto Casanova – que se apresentará no palco do evento pelo segundo ano consecutivo –, o Akimatsuri oferece aos visitantes o Concurso Miss Akimatsuri (que este ano chega a sua sexta edição), e a versão mirim, o Concurso Miss e Mister Akimatsuri Jr, além da cerimônia do Tooro Nagashi.

 

Evento divulga também o potencial agricola de Mogi e Região (foto: divulgação)

 

“O Grupo Urakami, o maior produtor de cogumelo shimeji do continente americano, também está programando uma surpresa para os visitantes”, avisa Pedro, afirmando que o sucesso do Akimatsuri não seria possível sem a ajuda dos cerca de dois mil voluntários.

(Aldo Shiguti)

 

 

SERVIÇO

29 AKIMATSURI – FESTA DE OUTONO

Quando: Dias 5, 6, 12 e 13 de abril. Sábados, das 10 às 23 horas; domingos, das 10 às 22 horas

Onde: Centro Esportivo do Bunkyo – Av. Japão, 5919 – bairro porteira Preta – Mogi das Cruzes (SP)

Ingressos: R$ 14 (inteira) e R$ 7,00 (meia-entrada para professores, estudantes com carteirinha e pessoas acima de 60 anos). Crianças até 7 anos não pagam.

Informações pelo telefone:

11/4791-2022 ou pelo www.akimatsuri.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

XADREZ: Alunos da rede municipal participam dos Jo... Começou nesta terça-feira (21) um dos maiores campeonatos de Xadrez Escolar do país. São os Jogos Estudantis de Xadrez por Equipe 2013. Mais de 6,...
INDAIATUBA: 25ª edição da NipoFest da Acenbi apres... Com horário estendido e ingressos a preço acessível, a Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) promove no próximo sábado...
LINS/SP: NIKKEYS DE LINS NO SAMBRÓDOMO , VISANDO O... O objetivo é a apoteose no Carnaval de 2016, quando se comemoram os cem anos da chegada dos primeiros imigrantes em Lins. Os foliões são da Associação...
YOSAKOI SORAN: 10º Festival reúne 17 grupos no Esp...   A cidade de São Paulo sediará o maior evento de dança japonesa – a 10ª Edição do Festival Yosakoi Soran – que acontecerá neste domingo (29),...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *