MOGI DAS CRUZES: Bunkyo de Mogi das Cruzes comemora 30 anos de Akimatsuri

A Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) realizará nos dias 11, 12 e 18 e 19 de abril, em sua sede de campo, no Bairro Porteira Preta, em Mogi das Cruzes (SP), a 30ª edição do Akimatsuri. Como já ocorre há três anos, os visitantes terão dois finais de semana para usufruir das novidades da tradicional Festa de Outono, que este ano terá como tema “Mirai – Há 30 anos preservando a cultura japonesa para o futuro”.

 

Akimatsuri tem como um dos objetivos divulgar o potencial agrícola de Mogi das Cruzes e Região (Foto: divulgação)

Akimatsuri tem como um dos objetivos divulgar o potencial agrícola de Mogi das Cruzes e Região (Foto: divulgação)

 

De acordo com o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Kiyoji Nakayama, que retorna ao comando da entidade após dois anos – período em que presidiu o Conselho Deliberativo – o momento para sua volta não poderia ser mais propício. “Este ano é especial por estarmos comemorando não só os 30 anos de Akimatsuri mas também por celebrarmos os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão”, conta Nakayama, lembrando que o Akimatsuri tem como objetivos preservar a cultura japonesa e divulgar o potencial agrícola da região.

 

Presença japonesa na região é destaque no Akimatsuri (Foto: divulgação)

Presença japonesa na região é destaque no Akimatsuri (Foto: divulgação)

 

Frank Tuda, da Comissão Organizadora, concorda. “Esta é uma edição muito importante para todos nós da Comissão Organizadora porque estamos completando 30 anos de Akimatsuri. O convite para participarmos das atividades oficiais dos 120 anos do Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão demonstra que a festa conquistou o respeito e o prestigio da comunidade nipo-brasileira. Isso para nós é motivo de muito orgulho, pois trabalhamos voluntariamente na missão de divulgar e fomentar a cultura japonesa”, destaca Tuda, acrescentando que  público que participa do Akimatsuri sempre é surpreendido por alguma novidade.

 

Equipamentos agrícolas também são destaques (Foto: divulgação)

Equipamentos agrícolas também são destaques (Foto: divulgação)

 

Atrações – “Estamos sempre melhorando o layout da festa e investindo em melhorias para receber os visitantes da melhor maneira possível. Por conta dos 30 anos, alguns dos artistas renomados da comunidade nipo-brasileira, como o cantor Joe Hirata, fará um show especial em comemoração às três décadas de festividade. Este ano teremos apresentação de Teatro Kagura (japonês), show de mágica, novos grupos de taikos e cantores que fazem sucesso com estilos variados, desde as músicas clássicas como a Enka, até os mais modernos como o J-Pop.

Segundo Nakayama, além de entreter a programação artística da festa oferece uma oportunidade para jovens talentos e grupos artísticos divulgarem seu potencial. Asim, nos quatro dias de evento, passam pelo palco do Akimatsuri grupos de taiko como o Ryuko Taiko (Grupo de Fukushima), o Requios Gueinou Doukoukai, o Kawasuji Seiryu Daiko (Atibaia), Grupo Kiendaiko (São Bernardo do Campo), o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, o Taiko Himawari, Koran Daiko Bunkyo (Suzano) e o Byakko Taiko, entre outros, grupos de dança e de kenko taisso.

 

A culinária é outro atrativo da festa (Foto: divulgação)

A culinária é outro atrativo da festa (Foto: divulgação)

 

 

Decoração – Para quem gosta de música japonesa, estarão se apresentando cantores da comunidade como Karen Ito, Renato Chibana, Mario Chibana, Kunihiro Tanahara, Humberto Kenji, Isadora Kataoka, Mariana Kataoka, Ryu Jackson, Mônica Misawa, Francine Nishimori, Teddy Shigueyama e Jane Ashihara e bandas como a Heroes Sanshin Band, Banda Deai e Tontonmi. Destaques ainda para o 7º Concurso Miss Akimatsuri, 10º Concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior e a cerimônia do tooro nagashi.

No Pavilhão Agrícola, que receberá uma decoração especial, agricultores de diferentes tipos de cultura expõem seus produtos de uma maneira bem diferente. Flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos transformam-se em artigos de decoração, destacando-se pela criatividade e originalidade.

(Aldo Shiguti)

 

 

30º Akimatsuri – Festa de Outono

Quando: Dias 11, 12 e 18 e 19 de abril. Sábados, das 10 às 22 horas. Domingos, das 10 às 20 horas

Onde: Av. Japão, 5919 – Bairro Porteira Preta – Mogi das Cruzes (SP)

Informações pelos telefones:

11/4722-6363

Site: www.akimatsuri.com.br

 

 

0Anuncio_JORNAL-NIPPAK_1º-Final-de-Semana

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *