MOGI DAS CRUZES: Organizadores comemoram sucesso do 30º Akimatsuri

A 30ª edição da Festa de Outono Akimatsuri encerrou com balanço positivo, segundo a Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), entidade responsável pela realização do evento. O número de visitantes superou os 90 mil previstos pelos organizadores do evento nos dois finais de semana (11 e 12 e 18 e 19). A festa, que este ano teve como tema – “Mirai – Há 30 anos preservando a cultura japonesa para o futuro” – recebeu milhares de pessoas do Alto Tietê e de outras regiões do Estado, que vieram em excursões da Capital, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Litoral Norte, entre outras localidades. No total, 92 mil pessoas em quatro dias de atividades.

 

Um dos destaques deste ano foi a participação de integrantes da escola de samba Águia de Ouro (Foto: divulgação)

Um dos destaques deste ano foi a participação de integrantes da escola de samba Águia de Ouro (Foto: divulgação)

 

Um dos destaques do último final de semana foi o 11º Concurso de Miss e Mister Akimatsuri, que elegeu Samuel Kimura Nakazone, 8 anos, do Colégio Amor ao Saber, a Mister Akimatsuri Júnior e Letícia Yukari Nagahashi Machado, 8 anos, do Cempre Lourdes Lopes Romeiro Lanuzzi, 8 anos, a Miss Akimatsuri Júnior. O concurso também premiou Thales Yuji Rezende Fujita (1º Príncipe), Nicolas Kenzo Takeda Matsushita (2º Príncipe), Erik Fernandes Vital Otuka (Mister Simpatia), Fernanda Saemi Kojima Yokoyama (1ª Princesa), Thainá Ayumi Guimarães Nagayama (2ª Princesa) e Andressa Ayumi Ichihara Tasaka (Miss Simpatia).

 

Visitantes participam da cerimônia do Tooro Nagashi (Foto: divulgação)

Visitantes participam da cerimônia do Tooro Nagashi (Foto: divulgação)

 

Somadas, as atrações nos quatro dias chegaram a 60 apresentações diferentes. Foram grupos de taiko, dança japonesa, grupos musicais, bandas modernas  e  de instrumentos clássicos japoneses, como shamisen e koto, que trazem todo o encanto e magia do Japão antigo e contemporâneo, oferecendo um mix de entretenimento para os visitantes.

 

A cantora Karen Ito (Foto: divulgação)

A cantora Karen Ito (Foto: divulgação)

 

A Praça de Alimentação – um dos pontos mais fortes da festa – também registrou um movimento intenso. Nem as seis toneladas de macarrão reservadas para o evento foram suficientes para atender a demanda. No último dia de festa, à noite, um pouco antes do término do evento, algumas barracas já tinham esgotado a oferta de pratos.

Durante o evento, o Akimatsuri recebeu muitas autoridades, entre elas, o cônsul para Assuntos da Comunidade Nipo-Brasileira, Motohiro Hoshino, o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileiro de Salvador, Roberto Fudio Mizushima, o presidente da Associação Cultural Nikkey de Vinhedo, Mitio Kobayashi, e membros da diretoria da Associação Cultural de Santos, do Bunkyo de São Paulo, Bunkyo de Jacareí e outras associações nipo-brasileira.

 

Evento tem como proposta divulgar a cultura japonesa (Foto: divulgação)

Evento tem como proposta divulgar a cultura japonesa (Foto: divulgação)

 

Balanço positivo – Os coordenadores do Akimatsuri, Frank Tuda e Roger Kayasima, garantem que o sucesso do evento está atrelado à união e o comprometimento dos voluntários que trabalham na organização e realização do evento. “Só temos que agradecer a todos os visitantes que estiveram presentes e aos nossos voluntários que se dedicaram para mais esta edição do Akimatsuri”, destacam.

Para o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Kiyoji Nakayama, é uma honra para associação estar à frente do festival, que é um dos mais expressivos da comunidade-nipo brasileira em todo Brasil. “Mogi das Cruzes é a cidade com a segunda maior concentração de descendentes do país e ficamos muito satisfeitos de poder contribuir com a valorização e preservação da cultura realizando um evento do porte do Akimatsuri. Que venham outras mais 30 edições”, frisa o presidente.

 

Ruy Jackson e Joe Hirata no palco do 30º Akimatsuri (Foto: divulgação)

Ruy Jackson e Joe Hirata no palco do 30º Akimatsuri (Foto: divulgação)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BRASILIA: Espaço Cultural do STJ inicia programaçã...   O Espaço Cultural do STJ abre a temporada de exposições de 2013 com a mostra Hana No Sei (Espírito das Flores), de Konomi Miwa. A artista pl...
KARAOKÊ: Karaokê do Nipo homenageia pioneiros no 3... O 30º  Concurso de Karaokê Aiko Kai do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas foi realizado em clima de festa, no dia 23 de agosto. É que nest...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
LITERATURA: Ensaio investiga motivações da morte d... A Editora Estação Liberdade lança o ensaio de Marguerite Yourcenar (1903-1987), Mishima ou a visão do vazio, em que a autora belga tenta iluminar ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *