MOGI DAS CRUZES: Prefeito recebe comitiva da cidade japonesa de Hamamatsu

O prefeito de Mogi das Cruzes (SP), Marco Bertaiolli recebeu no último dia 19, em seu gabinete, a visita da Comitiva do prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki. O grupo veio ao Brasil para conhecer as instalações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrerão dos dias 5 a 21 de agosto. Para as Olimpíadas de 2020, que será em Tóquio, a cidade de Hamamatsu tem interesse de receber a delegação brasileira. Durante a visita à Prefeitura, Yasutomo Suzuki recebeu o título de Cidadão Mogiano, concedido pela Câmara Municipal.

 

Visita Yasutomo Suzuki, prefeito de Hamamatsu - Japao. foto: Ney Sarmento / PMMC

Visita Yasutomo Suzuki, prefeito de Hamamatsu – Japao. foto: Ney Sarmento / PMMC

 

“Estamos muito felizes com a visita do prefeito e sua comitiva. É importante fortalecermos os laços com o Japão, com nossas cidades-irmãs e também e deste contrato de cooperação que temos com Hamamatsu”, disse Bertaiolli.

A relação entre Mogi das Cruzes e a cidade japonesa começou em 2006, quando Hamamatsu doou 2 pianos de cauda para projetos sociais em Mogi. Atualmente, um se encontra no Theatro Vasques e outro, no Estúdio Municipal de Áudio e Música. Dois anos depois, o prefeito Yasutomo Suzuki participou da inauguração do Parque Centenário e, na mesma ocasião, as duas cidades firmaram o Acordo de Cooperação.

 

O prefeito Marco Bertaiolli recepcionou a comitiva de Hamamatsu. Foto: divulgação/PMMC.

O prefeito Marco Bertaiolli recepcionou a comitiva de Hamamatsu. Foto: divulgação/PMMC.

 

Em 2009, Mogi das Cruzes participou da 4ª Exposição de Cultura Mosaica em Hamamatsu, junto a outras 93 cidades, de 30 países. No ano seguinte, o prefeito Marco Bertaiolli, com uma comitiva mogiana, visitaram Hamamatsu. Ainda em 2010, um grupo de empresários de Hamamatsu veio a Mogi e conheceu empresas instaladas na cidade.

A cooperação incluiu ainda, em 2011, um estágio na Prefeitura de Hamamatsu, feito por uma funcionária da Prefeitura de Mogi, passando por diversas secretarias. “Também deixamos as portas da Prefeitura de Mogi abertas para que também possamos colaborar e receber servidores de Hamamatsu”, afirmou o Bertaiolli.

O prefeito antecipou ainda que o acordo de cooperação pode resultar num tratado de irmandade, como já existe hoje com as também japonesas Seki e Toyama.

“Hamamatsu é uma cidade muito importante, com mais de 800 mil habitantes. É totalmente industrializada, possui algumas das maiores indústrias japonesas, como Panasonic, Sony, Honda e Yamaha. O contrato de cooperação culminará num tratado de irmandade. Além disso, no ano que vem, uma comitiva de Mogi das Cruzes, com a participação de empresários da cidade, visitará Hamamatsu”, concluiu Bertaiolli.

 

 

O prefeito Marco Bertaiolli cumprimenta o prefeito Yasutomo Suzuki, novo Cidadão Mogiano. Foto: divulgação/PMMC

O prefeito Marco Bertaiolli cumprimenta o prefeito Yasutomo
Suzuki, novo Cidadão Mogiano. Foto: divulgação/PMMC

 

Cidadão Mogiano – Yasutomo Suzuki agradeceu o que ele definiu como calorosa recepção. “Sinto-me extremamente honrado em receber o título de Cidadão Mogiano, que é um título para toda população de Hamamatsu.”

Também participaram da visita o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, secretários municipais, vereadores e o ex-prefeito Junji Abe, que iniciou o intercâmbio entre as duas cidades. Por parte da comitiva de Hamamatsu, também visitaram a Prefeitura a diretora de Promoção Cultural Seiko Terada, o diretor de Esportes Noriyuki Kato, e o diretor de Turismo Yoichi Takimoto, além do Embaixador Honorário de Hamamatsu, Etsuo Ishikawa.

 

 

Related Post

CARREIRAS: Fotógrafo nikkei realiza palestra gratu... Nilton Fukuda (foto: divulgação) O curso Tecnológico em Fotografia da Universidade Guarulhos (UnG) realizará na próxima terça-feira (31), às 20h, ...
ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DOS EX-BOLSISTAS DO GA... O lançamento da obra coletiva coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, “21 Anos Consecutivos da Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas de Gaimusho...
JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Fuji Oil compra Harald d... A empresa japonesa Fuji Oil Group anunciou que vai comprar a Harald Indústria e Comércio de Alimentos Ltda por 24 bilhões de ienes (R$ 642,29 milhões)...
20º FESTIVAL DO JAPÃO: Representante da Bahia venc... Larissa Lopes Mano, representante da Bahia, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, foi eleita a mais bela nipo-brasileira no concurso de beleza...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *