MOGI DAS CRUZES: Símbolo da Comunidade Japonesa de Mogi, o Torii é removido.

 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes fez a retirada do Torii localizado na rodovia Mogi-Dutra, na entrada da cidade, no domingo (17/03) pela manhã. A medida foi definida após queda de uma peça da estrutura, ocorrida devido às fortes chuvas registradas na cidade no início deste ano, e busca garantir a segurança dos motoristas e pedestres que circulam pelo local.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, explica que nas últimas semanas foi elaborado todo o planejamento para a retirada da estrutura. Como a região possui cabos de alta tensão, a Bandeirante Energia foi informada da operação com antecedência e manterá uma equipe de apoio no local. A primeira medida foi a retirada da trave superior do Torii, que ocorreu com o apoio de um guindaste.

 

Retirada do Torii de Mogi das Cruzes (foto: divulgação)

O trânsito foi desviado no momento da retirada da estrutura superior,  com a orientação de agentes de tráfego durante todo o trajeto. Após isso, os funcionários iniciaram a desmontagem das duas pilastras laterais, que são de concreto.

O Torii possui 8,40 metros de altura e 22 metros de largura. Com isso, apesar de não haver risco iminente de queda do equipamento, foi recomendada a sua retirada preventiva da via. A estrutura foi montada na Mogi-Dutra em 2008, durante as comemorações do centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e acabou virando cartão postal e símbolo da cidade de Mogi das Cruzes.

A retirada do Torii, dividem opiniões, uns acham que não deveriam retirar justamente por se tornar uma marca da cidade. Para outros, acham o símbolo importante porém, sem manutenção não tem como deixar lá, evitando acidentes.

A prefeitura afirma que por enquanto não há planos de restauração do torii ou de instalação de um novo monumento no lugar.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: YOUKO KAWAHARA – 1930~2013   Faleceu na manhã no dia 20 de outubro, no Hospital das Clínicas, capital, onde estava internada. Nasceu em Lins em 25.11.1930. Formou-se ...
SILVIA IN TOKYO: DIFÍCIL SITUAÇÃO DOS ESTRANGEIROS... ESTRANGEIROS DESABRIGADOS PELAS CHUVAS EM JOSO PASSAM DIFICULDADES   Situação perto do rio Kinugawa, em Joso (Ibaraki) Foto: Sankei  ...
MARINGÁ: 26º Festival Nipo-Brasileiro prossegue ne... Em sua 26ª edição, prossegue até o próximo domingo (13) – a programação artística termina sábado – , na Acema – Associação Cultural e Esportiva de Mar...
NAGUISA: Grupo de Caminhada do Pan-3 ‘fecha’ o Cam... No dia 1º de outubro, o Grupo de Caminhada do PAN-3, finalmente completou o Caminho do Sal, “fechando” todo o seu percurso de 53,5 quilômetros. &nb...

One Comment

  1. Pingback: NOTÍCIA | O JAPÃO É AQUI. OU NÃO? | Memai | Jornal de Letras e Artes Japonesas

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *