MOGI DAS CRUZES: Símbolo da Comunidade Japonesa de Mogi, o Torii é removido.

 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes fez a retirada do Torii localizado na rodovia Mogi-Dutra, na entrada da cidade, no domingo (17/03) pela manhã. A medida foi definida após queda de uma peça da estrutura, ocorrida devido às fortes chuvas registradas na cidade no início deste ano, e busca garantir a segurança dos motoristas e pedestres que circulam pelo local.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, explica que nas últimas semanas foi elaborado todo o planejamento para a retirada da estrutura. Como a região possui cabos de alta tensão, a Bandeirante Energia foi informada da operação com antecedência e manterá uma equipe de apoio no local. A primeira medida foi a retirada da trave superior do Torii, que ocorreu com o apoio de um guindaste.

 

Retirada do Torii de Mogi das Cruzes (foto: divulgação)

O trânsito foi desviado no momento da retirada da estrutura superior,  com a orientação de agentes de tráfego durante todo o trajeto. Após isso, os funcionários iniciaram a desmontagem das duas pilastras laterais, que são de concreto.

O Torii possui 8,40 metros de altura e 22 metros de largura. Com isso, apesar de não haver risco iminente de queda do equipamento, foi recomendada a sua retirada preventiva da via. A estrutura foi montada na Mogi-Dutra em 2008, durante as comemorações do centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e acabou virando cartão postal e símbolo da cidade de Mogi das Cruzes.

A retirada do Torii, dividem opiniões, uns acham que não deveriam retirar justamente por se tornar uma marca da cidade. Para outros, acham o símbolo importante porém, sem manutenção não tem como deixar lá, evitando acidentes.

A prefeitura afirma que por enquanto não há planos de restauração do torii ou de instalação de um novo monumento no lugar.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Presidente do Nippon Country Club, Val...   Considerado o maior clube nikkei das Américas – e um dos maiores do mundo – o Nippon Country Club comemora este ano seu 54º aniversário de f...
HOMENAGEM: Hatiro Shimomoto agora é nome de jardim... Um dos mais ativos membros da comunidade nipo-brasileira e entusiasta de cidades com mais áreas verdes para quebrar a dureza dos ambientes urbanos , o...
EMPRESAS: Chieko Aoki inaugura novo Blue Tree Prem... Na quarta-feira (25), a renomada empresária e presidente da Rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, esteve em Brasília para celebrar o novo Blue Tree Prem...
GUARULHOS: 3ª edição do Temaki Matsuri acontece ne... Passar um domingo agradável com a família, entre amigos, degustando à vontade sabores diferentes de temakis e ao som de uma boa música é a proposta da...

One Comment

  1. Pingback: NOTÍCIA | O JAPÃO É AQUI. OU NÃO? | Memai | Jornal de Letras e Artes Japonesas

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *