‘MÔNICA PARADE’: Nikkeis participam de Intervenção Urbana em homenagem aos 50 anos da personagem

 

A partir de hoje (8), quem andar pelas ruas da capital vai se surpreender ao encontrar esculturas da Mônica totalmente personalizadas, diferentes da que é vista nos tradicionais quadrinhos de sua turma.

 

Fernanda Guedes finalizando seu trabalho (foto: divulgação)

 

Serão espalhadas 50 obras por todos os cantos da cidade, 35 bairros entre as zonas Sul, Leste, Oeste, Norte e Centro poderão conferir de perto as intervenções da Mônica Parade, evento criado para colorir São Paulo e homenagear os 50 anos da estrela das revistas infantis. Elas estarão próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, parques e CEU’s – Centros Educacionais Unificados -, contemplando todas as regiões.

 

Mauricio de Sousa (foto: divulgação)

As esculturas têm 1,60m de altura e são produzidas em fibra de vidro. Ficam sob uma base de 25cm, tornando-se uma estrutura com um 1,85m de altura. Elas permanecem nas ruas até o dia 8 de dezembro e podem, ainda, ser apreciadas por fãs de todo país através do site que entra no ar no dia em que as Mônicas chegam às ruas.

O www.monicaparade.com.br reúne notícias, fotos, making of, informações dos artistas e o mapa de localização de todas as obras.

Além do próprio Mauricio de Sousa, 49 artistas dos mais variados estilos foram escolhidos pela Panini junto ao mestre dos quadrinhos para deixar suas marcas nas Mônicas. São eles: Ale Magrini, Alex Hornest, Alex Senna, Alexander Borba, Ana Lage, Andrea Brazil, Angelica Pedroso, Anita Kaufmann, Binho Ribeiro, Bira Dantas, Bruno Honda Leite, Cako Martin, Cartoon Network, Chivitz, Claudia Furlani, Crânio, Cris Campana, Danilo Beyruth, Erica Mizutani, Fernanda Guedes, Fido Nesti, Giba Valadares, Hiro Kawahara, Isabelle Tuchband, Jefferson Costa, Junior Lopes, Kako, Kleverson Mariano, Lobo, Luciana Assumpção, Maramgoní, Mauro Souza, Michel Costa, Minhau “Fábrica de gatos”, Miriam Nigri, Monica Nudelman, Mulheres Barbadas, Paulo O’Meira, Paulo Sayeg, Renato Guedes, Reynaldo Berto, Ronaldo Barata, Rui Amaral, Tikka, Titi Freak, Titina Corso, Verena Matzen, Wagner Loud e Zé Márcio.

Rui Amaral dando os ultimos retoques (foto: divulgação)

Os artistas receberam as esculturas em seus ateliês e soltaram a imaginação e criatividade para entregar ao público uma Mônica nunca vista antes. Para Renato Guedes foi um disparador de nostalgia do universo da personagem. O primeiro contato aconteceu na escola primária, quando sua professora presenteou os melhores alunos com revistas da Mônica. Essa foi a primeira vez que o artista leu uma publicação do início ao fim. Anita Kaufmann conta que a baixinha fez parte de sua adolescência, quando cada personagem tinha o equivalente em sua vida real. “A minha simpatia pela Mônica está transmitida no tempo e no trabalho que dediquei para grafitá-la com as cores e o carinho que ela merece!”.

Foi isso que a EUGENIO imaginou quando sugeriu à PANINI e à Mauricio de Sousa Produções criarem um evento com esculturas da personagem. A missão da Toptrends, que executa a ação, é despertar nos artistas e nas pessoas, a graça e o encanto que fizeram de Mônica uma das personagens infantis mais queridas do Brasil. Até quem vive rodeado por gravuras da dentuça se surpreendeu com o convite para pintá-la. Wagner Loud, que trabalha nos estúdios Mauricio de Sousa, confessou que deu pulos de alegria ao receber o convite. “Eu só fui acreditar mesmo quando a gorducha de 1,60cm chegou à minha casa. Estou muito feliz com o resultado e mais ainda de fazer parte desse grupo de 50 pessoas supertalentosas, homenageando uma das personagens mais influentes de todos os tempos”, diz.

 

Cartoon Network muda a cor da roupa da Monica (foto: divulgação)

Mais do que atrair olhares curiosos, a Mônica Parade leva suas cores para todos os pontos de São Paulo da noite para o dia. Sem qualquer distinção de locais, utilizando a arte como forma de democratização social. As intervenções urbanas transformam o dia a dia da população, arrancando sorrisos, flashes dos smartphones e câmeras fotográficas, remetendo os mais velhos ao tempo que conheceram os primeiros traços de Mauricio de Sousa, os jovens a viajar pela infância e adolescência, quando muitos começaram a ler por conta dos gibis da Turma da Mônica, enquanto os mais novos são instigados a pesquisar e conhecer mais sobre este símbolo dos quadrinhos no Brasil, incentivando assim a leitura desde os primeiros anos de vida.

Angelica Pedroso apostou na diversidade de cores (foto: divulgação)

“Sempre buscamos promover, das mais diversas formas, este encontro do público leitor, grande fã das obras de Mauricio de Sousa, com seus personagens favoritos, especialmente a Mônica. Acreditamos que é imprescindível incentivar a interação do público com todas as manifestações de arte – de quadrinhos a esculturas, chegando até as inovações tecnológicas, como a realidade aumentada –, mas, principalmente, promover a interação entre as pessoas – seus amigos, familiares e artistas que admiram. A Mônica Parade é um dos eventos mais impressionantes que já realizamos neste sentido”, diz Marcio Borges, diretor Comercial, Marketing e Publicações da PANINI.

A história entre a aniversariante Mônica, seu criador Mauricio de Sousa e a PANINI, iniciada em 2007, é considerada uma das mais expressivas parcerias editoriais do mundo, gerando benefícios tanto para o público leitor de quadrinhos como para o mercado infanto-juvenil nos últimos anos no Brasil. Unindo a expertise da editora multinacional à genialidade das obras do estúdio Mauricio de Sousa, grandes lançamentos tiveram enorme repercussão e se tornaram marcos no segmento, como por exemplo, a revista Turma da Mônica Jovem.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MARÍLIA: Nikkey prepara homenagem para idosos com ... Como parte das comemorações dos 108 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília, mais conhecido como Nik...
HOMENAGEM: Governo japonês homenageia oito mulhere... O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, realizou, no último dia 20, em sua residência oficial, no bairro do Morumbi (zona Sul de São P...
BEISEBOL: Taça Brasil de Beisebol define semifinal... A XXI Taça Brasil de Beisebol Adulto, principal competição do beisebol brasileiro, definiu seus semifinalistas. Atual campeão, o Nippon Blue Jays gara...
PROJETO KIZUNA: Corinthians participa de homenagem...   Grupo de Taiko Tenryuu Wadaiko da Associação Cultural Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista (Luci Judice Yizima) Às vésperas do Mundi...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *