MOSTRA DE CINEMA NAGISA OSHIMA

A mostra traz uma seleção panorâmica da obra do controverso cineasta japonês: seus primeiros filmes da década dos anos 1950 e 60, grandes clássicos como “O Império dos Sentidos e “O Império da Paixão”, que lhe rendeu a Palma de Ouro de melhor diretor no festival de Cannes, além do seu trabalho mais recente, “Tabu”.

Apoio: Fundação Japão

 

São Paulo

De 29/07 a 10/08/2015

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP (Rua Álvares Penteado 112, Centro)

Informações: 11/3113-3651 twitter.com/ccbb_sp e fb.com/ccbb.sp

 

 

Programação:

Dia 05/08 (Quarta-feira)

17h CANÇÕES LASCIVAS DO JAPÃO – 103 min, Digital, 18 anos

19h30 VIOLÊNCIA AO MEIO-DIA – 99 min, Digital, 18 anos

 

Dia 06/08 (Quinta-feira)

17h FURYO, EM NOME DA HONRA – 123 min, 35mm, 18 anos

19h30 DUPLO SUICÍDIO FORÇADO: VERÃ O JAPONÊS – 98 min, Digital, 18 anos

 

 

Dia 07/08 (Sexta-feira)

18h UMA CIDADE DE AMOR E DE ESPERANÇA – 62 min, Digital, 18 anos

19h30 TABU – 100, min, 35mm, 18 anos

 

 

Dia 08/08 (Sábado)

16h IMPÉRIO DOS SENTIDOS – 104 min, 35mm, 18 anos

18h O TÚMULO DO SOL, 87 min, Digital, 18 anos

 

 

Dia 09/08 (Domingo)

16h O REGRESSO DOS TRÊS BÊBADOS – 80 min, Digital, 18 anos

18h O IMPÉRIO DA PAIXÃO – 108 min, 35mm, 18 anos

 

 

Dia 10/08 (Segunda-feira)

17h VIOLÊNCIA AO MEIO-DIA – 99 min, Digital, 18 anos

19h30 CANÇÕES LASCIVAS DO JAPÃO – 103 min, Digital, 18 anos

 

 

SINOPSES

 

O Império da Paixão

Em uma aldeia japonesa no final do século XIX, Seki, junto com seu jovem amante, decide matar seu marido e jogá-lo dentro de um poço. Após alguns anos vivendo com esse segredo, o fantasma do marido ressurge e acompanhamos a decadência física e emocional do casal.

(Ai no borei – Nagisa Oshima, Japão, 1978, 108 min, 35mm, Cor, 18 anos)

Melhor Direção no Festival de Cannes de 1978.

 

O Império dos Sentidos

Baseado em uma história real famosa no Japão. Sada Abe é uma ex-prostituta que acaba se envolvendo em um obsessivo caso com seu novo patrão. A relação dos dois se intensifica e seus jogos eróticos os levam a níveis perigosos. Considerado o maior sucesso comercial de Oshima, marca o início do uso de imagens de sexo explícito no cinema de arte

(Ai no corrida – Nagisa Oshima, Japão, 1976, 104 min, 35mm, Cor,18 anos)

 

O Túmulo do Sol

O filme retrata as diferenças sociais em um Japão em plena ascensão econômica depois da II Guerra Mundial. Nas favelas de Osaka, a prostituta Hanako mantém um negócio lucrativo vendendo sangue de marinheiros para empresas de cosmética no mercado negro. Gangues rivais logo começam a disputar o negócio, obrigando Hanako a jogar em um ambiente de poderes alternados e alianças que mudam a todo instante.

(Taiyo no hakaba – Nagisa Oshima, Japão, 1960, 87 min, Cor, 18 anos)

 

Juventude Desenfreada

O jovem universitário Kiyoshi começa uma relação com Makoto, uma adolescente que logo é convencida a participar de um esquema obscuro. Os dois passam, então, a chantagear homens de meia-idade que sucumbiram às investidas da charmosa Makoto.

(Seshun zankoku monogatari – Nagisa Oshima, Japão, 1960, 96 min, Cor, 18 anos)

 

Prazeres da Carne

O jovem Atsushi, alvo de uma chantagem, e é obrigado a cuidar de uma mala cheia de dinheiro roubado até que seu dono saia da prisão. Tentado pelo dinheiro, Atsushi resolve gastar tudo em uma corrida libidinosa mesmo sabendo que poderá ser descoberto e morto.

(Etsuraku – Nagisa Oshima, Japão, 1965, 90 min, Cor, 18 anos)

 

O Regresso dos Três Bêbados

Após terem suas roupas roubadas enquanto passavam uma tarde na praia, três jovens amigos japoneses são confundidos com imigrantes coreanos ilegais e precisam fugir das autoridades locais. No decorrer da história, o filme, de repente, volta para a cena inicial mas a história se desenrola de uma maneira diferente denunciando desta forma o racismo e o militarismo na sociedade japonesa pós-guerra.

(Kaette kita yopparai – Nagisa Oshima, Japão, 1968, 80 min, Cor, 18 anos)

 

Duplo Suicídio Forçado: Verão Japonês

Uma jovem ninfomaníaca conhece na rua um rapaz que pretende suicidar-se. Os dois, então, se juntam, por acaso, a uma gangue de delinqüentes que os leva a seu esconderijo subterrâneo. Os personagens lembram caricaturas e cada um personifica o que o próprio diretor descreve como a pulsão de morte na cultura japonesa, a obsessão com o erotismo, com a autodestruição e com a violência.

(Muri shinju Nihon no natsu – Nagisa Oshima, Japão, 1967, 98 min, P&B, 18 anos)

 

Furyo, em Nome da Honra

Em 1942, o oficial britânico Jack Celliers, prisioneiro dos japoneses em um campo de concentração na ilha de Java, inicia um conflito quando resolve não acatar as regras ditadas pelo Capitão Yonoi, um cruel comandante. Entre os prisioneiros, está o Coronel John Lawrence, um intérprete e apreciador da cultura japonesa que tenta acalmar os ânimos e parece entender ambos os lados. Quando o capitão se apaixona por Jack, as tensões no campo aumentam.

(Merry Christmas, Mr. Lawrence – Nagisa Oshima, Japão/Reino Unido, 1983, 123 min, Blu-Ray, Cor, 18 anos)

Elenco: David Bowie e Ryuichi Sakamoto.
Competição oficial do Festival de Cannes em 1983.

 

Tabu

Durante a era dos Shoguns no Japão, os Shinsengumi eram uma tropa de samurais especialmente selecionados e treinados para matar quem se opusesse ao regime. Sozaburo Kano, um jovem membro dessa tropa, se envolve com alguns dos guerreiros do grupo gerando uma série de conflitos emocionais.

(Gohatto – Nagisa Oshima, Japão, 1999, 100 min, 35mm, Cor, 18 anos)

Competição oficial do festival de Cannes de 2000.

 

Uma Cidade de Amor e de Esperança

Após a morte de seu pai, o jovem Masao decide largar a escola para sustentar sua família vendendo pombos. Mas, as aves são treinadas para sempre retornarem à sua casa. Um dia, Masao conhece Kyoko uma rica jovem que também cai em sua armadilha. Primeiro longa- metragem dirigido por Nagisa Oshima, o estilo do neorrealismo revela as diferenças entre as classes na sociedade japonesa.

(Ai to kibo no machi – Nagisa Oshima, Japão, 1959, 63 min, P&B, 18 anos)

 

Canções Lascivas do Japão

Um grupo de estudantes chega em Tóquio para fazer os exames finais da universidade. Politicamente desinteressados, eles andam por uma cidade cheia de protestos contra a guerra do Vietnã, manifestações sindicalistas e discursos sobre a xenofobia contra os coreanos. Com gestos de niilismo, os jovens ignoram os movimentos políticos ao redor deles e se concentram em beber e desenvolver fantasias eróticas de estupro e violência.

(Nihon shunkako – Nagisa Oshima, Japão, 1967, 103 min, Cor, 18 anos)

 

Violência ao Meio-dia

Duas mulheres que possuem diferentes vínculos com um violento criminoso – uma é sua esposa e a outra uma sobrevivente de um de seus ataques sexuais. Através de flashbacks, entendemos melhor as relações entre eles e as circunstâncias que as levam a protegê- lo.

(Hakuchu no torima – Nagisa Oshima, Japão, 1966, 99 min, P&B, 18 anos)

 

 

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