MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA: LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE CINEMA JAPONÊS ACONTECE NESTE DOMINGO NO SHOPPING FREI CANECA

agenda_livroIntegrando a programação de eventos da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Giostri Editora lançará em 23 de outubro, às 16h, o livro Cinema japonês -Filmes, histórias, diretores, escrito por João Lanari Bo, com apoio da Fundação Japão.

O objetivo de Lanari Bo, professor de Cinema da Universidade de Brasília (UNB) e que residiu no Japão por três anos, é encorajar novas audiências a mergulhar numa virtualidade sedutora que emana do território cinematográfico japonês, mas sem limitá-lo ou rotulá-lo.

“O projeto do texto é propor uma navegação, no sentido digital do termo, desse imenso patrimônio audiovisual. Uma navegação sujeita a lacunas, mas sempre disposta a conectividades. E que se beneficia, por um lado, da acessibilidade proporcionada na era da internet, onde tal patrimônio situa-se, cada vez mais, ao alcance de um clique; e, por outro, da rica e estimulante bibliografia disponível sobre o assunto, sobretudo em língua inglesa”, revela o autor.

Segundo João Lanari Bo, no imediato pós-guerra, o cenário mudou de forma vertiginosa. Com o fim da ocupação pelos Estados Unidos, em 1952, o Japão reinventou-se e tornou-se a potência econômica e tecnológica que é hoje.

“A resultante histórica desse processo, muitas vezes turbulento, foi a emergência de uma das melhores cinematografias do mundo.”

Cinema, para os japoneses, foi muito além da criação de um novo e espetacular modo de expressão: foi o meio privilegiado de acesso ao mundo, de assimilação de novas imagens e culturas. O cinema foi uma das alavancas dessa reinvenção. Kurosawa, Mizoguchi, Ozu, Oshima e tantos outros são destacados agentes do Japão moderno, (re) inventores que devolvem ao mundo a singularidade e elegância desse formidável patrimônio visual.

 

 

CINEMA JAPONÊS – FILMES, HISTÓRIAS, DIRETORES

João Lanari Bo

ISBN 978-85-8108-982-9

16 x 23 cm – 232 páginas

R$ 59,00

Data: 23 de outubro de 2016

Horário: 16h

Local: Blooks Livraria (Shopping Frei Caneca)

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – 3º piso – Consolação – São Paulo

Informações: (11) 3259-2291

 

Related Post

MEMAI: LITERATURA – QUANDO O IMPERADOR ERA DIVINO... O livro narra uma história de ruptura em uma família nipo-americana formada por um executivo bem sucedido, uma dona de casa típica da classe média ame...
KARAOKÊ: Marcelo Akamine é o grande campeão do Mae... Graças ao sempre eficiente Seinenkai Maeda, o XVI Concurso Maeda Karaokê Aiko-kai alcançou, mais uma vez, pleno sucesso ao atingir o incrível número d...
MEIO AMBIENTE: Circuito dos Bosques Comemorativos ... O Instituto Florestal (IF), a Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Associação dos Bolsisas Jica SP (Abj...
MÚSICA: Deborah In Concert será no dia 16 de fever...   A produção do espetáculo Deborah In Concert – Ganbarimasu! anunciou a nova data da apresentação da cantora. O novo show será no dia 16 de fe...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *