MÚSICA: 17º Melodias Imortais reunirá mais de 70 cantores no Bunkyo

Neste domingo, 20, a partir das 10 horas, o Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, estará recebendo um dos eventos mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira. Trata-se do Melodias Imortais – canções que tocam na alma japonesa – que este ano chega a sua 17ª edição com a participação de 73 cantores.

 

17º Melodias Imortais reunirá mais de 70 cantores no Bunkyo neste domingo. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

Destaques para os gêmeos Laura e Cauan Yoshinari. Laura, por sinal, foi a campeã da categoria Tibiko “B” do 32º Concurso Brasileiro de Canção Japonesa,  realizado pela Abrac (Associação Brasileiro de Canção), em julho, na Associação Cultural Suzanense. Também chama a atenção Amélia Anzai e Mizue Yamaguti, que participam do evento desde a sua primeira edição.

 

Grupo Decio Kawagoe estará se apresentando no domingo no Melodias Imortais. Foto: Jiro Mochizuki

 

Estarão se apresentando ainda nomes como Sakae Kamiya, Sergio Tanigawa, Pedro Mizutani, Rafael Yasunaga, Satiko Ono, Yukie Kakinoki, Mary Furuguen, Kazuko Kawai, Paula Hirama, Cíntia Anraku, Karen Taira e Edna Nishiya, além de três grupos. No intervalo, haverá participação especial de balé clássico com Giovana Funatsu.

 

Membros da Comissão Organizadora. Foto: Jiro Mochizuki

 

“É um evento que vem sendo mantido graças a participação e colaboração de todos”, diz a apresentadora e membro da Comissão Organizadora, Lúcia Ikawa, lembrando que parte da renda será revertida em prol da Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, entidade cujo objetivo é prestar assistência social, moral e material às pessoas necessitadas.

 

O apresentadores Koji Miti e Lucia Ikawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

Público diferente – Este, talvez, seja o grande “charme” do Melodias Imortais. “É um evento que todos os cantores fazem questão de participar”, explica Lúcia Etsuko Ikawa. Segundo ela, o público que costuma prestigiar o Melodias Imortais também é “diferente” daqueles que frequentam taikais. “Quem vai assistir o Melodias Imortais vai para ouvir e, muitas vezes, para chorar”, explica a apresentadora, acrescentando que este ano o Melodias Imortais será dedicado às canções inesquecíveis da era showa.

 

Mizue Yamaguti: desde a primeira edição. Foto: Jiro Mochizuki

 

E o responsável por fazer o público chegar às lágrimas é o também apresentador Koji Miti, a própria “alma do Melodias Imortais”. Koji Miti, assim como Lúcia Ikawa, se tornou personagem essencial com suas intervenções e explicações. É ele quem tem a missão de pesquisar e transmitir os sentimentos de cada música à platéia, que costuma lotar o Grande Auditório do Bunkyo.

Emoções que ficam ainda mais “à flor da pele” com a exibição de imagens projetadas no telão. “Cada música tem uma peculiaridade e, conforme a letra pede, exibimos imagens no telão”, diz Miti.

 

Tieko Sakuma. Foto: Jiro Mochizuki

 

Gustavo Harano: nova geração. Foto: Jiro Mochizuki

Nova geração – Para Lúcia, apesar de todo o clima saudosista, o Melodias também está conquistando um espaço cada vez maior entre os jovens. Não só em termos de público como também entre os cantores. “De uns anos para cá temos notado, sem dúvida, uma procura muito grande de cantores mais jovens”, diz Lúcia Ikawa, lembrando que outro diferencial do Melodias Imortais é o acompanhamento do Grupo The Friends, formado por 15 músicos sob o comando do professor Tadao Ebihara.

O Melodias Imortais é uma realização do Grupo The Friends com apoio da Fundação Kunito Miyasaka, Bistrô Kazu (que estará atendendo o público com deliciosos obentôs) e Cris Metal.

 

Giovanna Funatsu apresentará balé no intervalo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Comissão Orgaizadora – A Comissão Organizadora é formada por Elzo Sigueta, Tadao Ebihara, Koji Miti, Lucia Ikawa, Décio Kawazoe, Amélia Anzai, Mizue Yamaguti, Helena Takeuti, Midori Michi, Hitomi Funatsu e Paulo Miyamoto.

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    17º Melodias Imortais – canções que tocam na alma japonesa

    Quando: Dia 20 de agosto (domingo), a partir das 10 horas

    Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – próximo à estação São Joaquim do metrô)

    Ingressos: R$ 35,00

     

    Postos de venda de ingressos:

    Bunkyo: Rua São Joaquim, 381 – tel.: 11/3208-1755

    Livraria Sol: Praça da Liberdade, 153 – Tel.: 11/3208-6588

    Mizue Cabeleireira: Rua da Glória, 739 – Tel.: 11/3209-7383

    Lúcia Ikawa: Tel.: 11/5571-1643 / 9 9948-8424

    Related Post

    COMUNIDADE: Governo japonês investirá US$ 30 milhõ... A partir do ano que vem, os paulistanos e turistas que visitarem a capital paulista ganharão um moderno centro multiuso para divulgar não só a cultura...
    “A PAZ É POSSÍVEL”: ‘Estamos deixando um legado pa... Idealizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Socia...
    BAIRRO ORIENTAL: Prefeitura define prazos para tér...   Acostumado a receber grandes acontecimentos da comunidade nipo-brasileira e autoridades japonesas, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultur...
    ARAÇATUBA: Bairro de Água Limpa prepara festa para...   Localizado no município de Araçatuba (SP), o Bairro de Água Limpa comemora 100 anos de colonização e imigração em 2015. Para marcar a data, ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *