MÚSICA CLÁSSICA: 22º Concerto homenageia maestro Kenichi Yamakawa

 

A Associação Aichi do Brasil e a Sociedade Filarmônica de São Paulo promovem neste sábado (2), das 15 às 17 horas, no bairro da Liberdade, o 22º Concerto Aichi de Música Clássica. O evento, realizado anualmente para os associados da Associação Aichi e público em geral, prestará uma homenagem ao maestro Kenichi Yamakawa, que faleceu em novembro de 2013, aos 78 anos.

Este ano, o concerto volta seu foco para trabalho da Casa de Visão de Santos através do grupo musical “Música Transformando Vidas”. Entidade fundada em 1965 e que atende deficientes visuais carentes, a Casa da Visão promove cursos de iniciação de flauta doce para professores de música ou leigos para serem agentes multiplicadores em música para atuarem em entidades e escolas, utilizando a flauta doce como ferramenta para melhorar a qualidade de vida, aumentar a autoestima e praticar a cidadania.

O concerto foi dividido em duas partes. A primeira é dedicada a apresentação de Concerto de Duo Pianístico com participações de Sonia Junko Yamakawa e Silvia Regina Órfão; Eliana Monteiro da Silva e Eduardo Nakaguma; Leila Aidar Bugelli e Arlete Tironi Gordilho; Edith Marie Malateaux de Souza e Júlio Wiziack; Rosemary Montovani e Silvia Regina Órfão.

No programa, obras de Kenichi Yamakawa, Johannes Brahms, Tschaikowsky, Claude Debussy e Liszt.

A segunda parte contará com a participação do grupo Música Transformando Vidas, formado pelos músicos da Casa da Visão de Santos (SP): Silvio, Dilma, Stefhany, Marilene, Glaucia, Soraia, Willian, Fátima Melo, Fátima Oliveira, Leonardo Rodrigues, Hortênsio, Cida, Romilda, Rosália, Antonio Carlos, Daniel, Vanessa, Valdete, Raquel Mauá, Daniela, Luis, Solange e Cristina.

No repertório, Barcarola (tradicional), Neve (Beyer), Trenzinho Caipira – Bachianas nº 2 (VillaLobos), Ainda Bem (Arnaldo Antunes/Marisa Monte), You Are My Sunshine (Jimmie Davis) com Baixamos à Baia (tradicional), Sol Nascente (Crista Velloso), Sakura (tradicional), Asa Branca (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga), Yellow Submarine (John Lennon/Paulo McCartney), (I Can’t Get No) Satisfaction (Keith Richard/ Mick Jagger) e Hino à Alegria (Beethoven)/Marcha dos Santos (tradicional).

A entrada é franca, mas quem quiser pode contribuir de forma espontânea com a doação de materiais de limpeza ou higiene pessoal que serão entregues para uma entidade carente.

O 22º Concerto Aichi de Música Japonesa é uma co-realização da Sociedade Filarmônica de São Paulo, Rotary Club São Caetano do Sul-Leste, Rotary Club Santos Oeste, e conta com apoio do Distrito 4420 (Governador Hiroshi Shimuta) e Casa da Visão de Santos.

 

 

O maestro – Kenichi Yamakawa, formado em regência e composição no Japão, ainda solteiro, em 1956, emigrou ao Brasil e em contato com os violinistas Fukuda e Takeda, fundou a Sociedade Filarmônica de São Paulo, em 1958. Em 1963 constituiu o Coral Ashibue.

Casado desde 1960 com a pianista Junko Yamakawa, o maestro Yamakawa sempre esteve comprometido com a difusão da música erudita e, em especial com o intercâmbio entre Brasil e Japão, como a série de concertos que realizou no Brasil com o compositor nipônico Koichi Hattori, durante os anos de 1970. Nessa época, chegou a gravar um disco pela produtora Kawaii, com o título “Querida Mãe” (Haha), reunindo composições de sua autoria inspiradas em sete poemas japoneses relacionados às mães, interpretadas por vários corais.

(Aldo Shiguti, com o site do Bunkyo)

 

 

SERVIÇO

22º Concerto Musical Aichi

Quando: Dia 2 de agosto (sábado), das 15 às 17horas

Onde: Associação Aichi do Brasil (Rua Santa Luzia, 74 – Liberdade)

Entrada franca. Quem quiser podem contribuir com material de limpeza ou de higiene pessoal

Informações pelo tel.: 11/3104-8392

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EMBU DAS ARTES: 8º Festival da Cultura Japonesa no... O 8º Festival da Cultura Japonesa de 2015 começa no dia 12 de junho, em Embu das Artes, com a abertura da 7ª Exposição Nikkei de Arte e Craf...
BAIRRO ORIENTAL: 46ª edição do Toyo Matsuri espera... Uma das festas mais tradicionais realizadas pela Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), o Toyo Matsuri – Festival Oriental – chega ne...
TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira encerra 2013 c...   No último dia 30 de novembro, foi realizada a festa de encerramento da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa (10 anos), na Acrepa (Associaçã...
120 ANOS DE AMIZADE: Senado comemora os 120 Anos d... Os 120 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão foram celebrados no último dia 12, em sessão especial no Plenário do Senado. Nos discursos,...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *