MÚSICA: Karen Taira embarca para o Japão a convite da Asahi e sonha seguir carreira profissional

 

A cantora mirim Karen Taira, de 11 anos, está em contagem regressiva. É que no próximo dia 28 ela estará embarcando para o Japão em companhia de sua mãe, Eliane, a convite do canal de televisão japonês Asahi para participar de um programa de karaokê chamado Kanjani No Shiwake, exibido por aquela emissora. A gravação acontece no dia 3 de dezembro. E a pequena não esconde sua ansiedade.

 

Karen Taira embarcará no próximo dia 28 para o Japão (foto: divulgação)

 

Será sua primeira visita à terra de seus avós paternos. “Para mim, é a realização de um sonho. Não esperava que isso fosse acontecer tão rápido”, conta Karen, lembrando que o convite surgiu depois que os produtores da Asahi assistiram um vídeo no YouTube em que a pequena aparece no Programa Raul Gil.

 

A cantora com o apresentador Raul Gil (foto: divulgação)

 

Apesar de ser apenas um dia de gravação – o retorno está previsto para o dia 5 – e ainda não saber como será sua participação, Karen Taira encara a viagem como uma “oportunidade única” e que pode somar pontos preciosos lá na frente.

Por isso, admite, não tem como não ficar nervosa. “Mas, ao mesmo tempo, estou muito feliz de poder representar meu país lá fora”, conta a jovem, que não se esquece de agradecer o apresentar Raul Gil, do SBT, e a produção do Ídolos Kids, da TV Record, que impulsionaram sua carreira, que teve início quando ainda tinha três anos de idade.

Karen Taira durante apresentação no Okinawa Festival (foto: Daniel Ramos)

Em 2009, com apenas sete anos, cantando na categoria Tibiko C, ganhou seu primeiro troféu no Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o 15º Paulistão realizado no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas. De lá para cá, não parou mais. No ano seguinte, conquistou o seu primeiro título nacional no Concurso Brasileiro de Canção Japonesa da Abrac (Associação Brasileira de Canção). Em 2012, ela repetiu o feito conquistando o bicampeonato. Este ano ficou em segundo lugar no Paulistão. No mesmo ano, foi semifinalista do Jovens Talentos Kids do apresentador Raul Gil, do SBT. Também se classificou entre as dez finalistas do Programa Ídolos Kids, da TV Record, entre mais de 12 mil candidatos.

“Eu já gostava de cantar, mas a vontade cresceu ainda mais quando meu pai, que também canta, começou a me levar para os karaokês”, destaca Karen Taira, referindo a Cesar Taira.

Não só tomou gosto pela coisa como também “influenciou” os irmãos, Luiggi Dias, de 18 anos, e Sayuri, de apenas5, aseguir a carreira artística. Hoje, é comum ver os três – dos quatro irmãos, apenas Emily, de 13 anos, parou de cantar – dividirem o mesmo palco. Foi assim no 1º Festival Japonês realizado em outubro, no Ginásio Paschoal Thomeu, em Guarulhos (SP). Também por influência do pai, aprendeu a gostar de enka e MPB. Mas revela ter um repertório eclético. “Canto tanto músicas japonesas como brasileiras e americanas”, diz ela, que costumava interpretar a cantora Rosana e hoje é fã da cantora e compositora pop americana Katy Perry.

 

Karen com os pais, Cesar Taira e Eliane, e os irmãos Luiggi Dias e Sayuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Disney – Atualmente, divide seu tempo entre os estudos e os vários shows que realiza pelo país, principalmente em eventos da comunidade nipo-brasileira como o “Melodias Imortais” – promovido pelo Nikkey Shimbun – o Festival do Japão de Cuiabá (MT), o Temaki Fest em prol da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono e o Okinawa Festival, da Associação Okinawa de Vila Carrão, além de diversos karaokês. Por sinal, tanto ela como os irmãos e o pai, tomam aulas com o professor Roberto Maeda, da Associação Okinawa Vila Carrão.

Cursando atualmente o sexto ano do Ensino Fundamental, Karen Taira conta que seu sonho, é claro, é se tornar uma cantora profissional e gravar um CD. Um, não, quem sabe vários. Mas até lá, pretende aproveitar os prazeres que a idade proporciona. “No Japão, espero poder visitar a Disney”, diz, empolgada.

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: O cantor japonês Hashi Yukio esteve no Bra...       HASHI YUKIO – O cantor japonês Hashi Yukio esteve no Brasil para a realização de dois shows no dia 5 de março no Gra...
COMUNIDADE: Terceira Idade tem programação especia... Realizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), o maior festival de cultura japonesa do mundo não é voltado apenas...
FINAL FANTASY: Performer e arranjador de trilhas m...   O pianista Hiroyuki Nakayama desembarca no Brasil para apresentação única de Piano Opera Final Fantasy, na próxima quarta-feira (19), às 20h...
BAHIA: VIII Festival da Cultura Japonesa de Salvad...   A capital baiana recebeu nos dias 30 e 31 de agosto, a VIII edição do Festival de Cultura Japonesa e XXIII Bon Odori, em novo espaço, no Par...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *