MÚSICA: ‘Wa’ reúne cantigas infantis brasileiras e japonesas

Acontece na próxima quarta-feira, 19, das 18 às 21 horas, no charmoso e aconchegante restaurante Chá Yê, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o lançamento do CD “Wa – Cirandas e Cantigas”, com a apresentação e entrega do CD. No dia, alguns artistas que participaram do trabalho estarão presentes. Trata-se de um projeto idealizado pela produtora artística Grace Takami Okamoto, que há cerca de 20 anos alimenta o sonho de oferecer ao público um repertório de cantigas infantis japonesas e brasileiras, com arranjos delicados e diferenciados.

 

A produtora Grace Takami Okamoto e o músico Iuri Salvagnini: parceria rendeu um CD inédito. Foto: divulgação

 

Sonho que começou a virar realidade com um empurrãozinho da produtora Eliane Mizumoto, criadora do espetáculo “En – Laços de Amizade”, e ganhou forma com o músico Iuri Salvagnini, que assina todos os arranjos.

“Sempre gostei muito de cirandas e então em homenagem aos imigrantes japoneses e brasileiros quis fazer essa mescla de cantigas brasileiras e japonesas porque cantigas cantam memórias de infância e era uma forma de homenagear ambas as nacionalidades”, disse Grace ao Jornal Nippak. “Do lado japonês”, o CD reúne cantigas como “Warabe uta”,  “Nanatsu no Ko”, “Hinamatsuri”, “Kojika no Bambi”,  “Zousan”, “Haru ga kita”, “Ookina Kuri no ki no shita de”,  “Akatombo”, “ Usagi”, “Musunde Hiraite”, “Terubozu” e “Kimigayo”, o hino nacional japonês, além das brasileiras “Caranguejo não é peixe”, “Se essa rua fosse minha”, “O cravo brigou com a rosa”, “Peixe vivo”, “Fui no Tororó”, “Alecrim Dourado”, “Ciranda cirandinha”, “Pirulito que bate bate” e “Carneirinho carneirão”. Além de Iuri Salvagnini, o CD conta com participações de Cida Moreira, Tamie Kitahara, Olivia Tabet, Claudya, Helio Flanders, Ana Carolina Coutinho, Antonio Werneck (Xô), Mauricio Biazzi, Dado Magnelli, Kooi Kawazoe, Denise Matta, Tuta Batera,  Maria Clara Verderame, Vitor Kenji Lopes e Maria de Medeiros.

 

CD será lançado na próxima quarta-feira, 19, no Chá Yê. Foto: divulgação

 

De acordo com Grace, as vozes trazem, com seus sotaques, o respeito às duas culturas. Segundo ela, a  inovação está em unir o universo japonês e brasileiro. A ideia é mostrar a beleza que nasce do encontro entre estas duas tradições, deixando um legado para as gerações futuras, além de manifestar, através das cantigas infantis, a gratidão aos antepassados.

O resultado é um CD delicioso de se ouvir. E mesmo quem não entende japonês (e vice e versa) se apaixonará. No dia do lançamento, estarão presentes diversos artistas japoneses e brasileiros, entre eles Cida Moreira, Tamie Kitahara, Maria de Medeiros, Claudya e Helio Flanders.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Conheça as faixas

     

    1) Warabe uta: Cantada por Cida Moreira (com um haikai de Camila Jabur): É o tema da animação da princesa kaguya

    2) Nanatsu no Ko (e “Caranguejo não é peixe” na voz de Iuri Salvagnini): É uma cantiga de ninar que conta a história da mãe corvo que chora sobrevoando a montanha.

    3) Hinamatsuri (e “Se essa rua fosse minha” na voz de Tamie Kitahara): Conta sobre o festival de bonecas e o dia das meninas

    4) Kojika no Bambi (e o “Cravo brigou com a Rosa” com Olívia Tabet): Cantiga do pequeno bambi, do seu encontro com a borboleta.

    5) Zousan (e “Peixe vivo” na voz da cantora Claudya): É uma conversa entre o elefantinho e a sua mãe

    6) Haru ga kita (e “Fui no Tororó” na voz de Helio Flander): Essa cantiga canta a  chegada da primavera nas montanhas.

    7) Ookina Kuri no ki no shita de (e “Alecrim Dourado”  na voz de Ana Carolina Coutinho, Denise Mata e Iuri Salvagnini): Ciranda que canta sobre crianças que brincam de roda alegremente debaixo de uma frondosa castanheira. (Folclore da Inglaterra)

    8) Akatombo (e “Ciranda Cirandinha” na voz de Grace Okamoto e Iuri Salvagnini): Conta a história do vermelho do entardecer contracenando com a dança da líbelula.

    9) Usagi (e “Pirulito que bate bate” na voz de Tuta Batera): A história de um coelho branco e do texugo na noite de lua cheia.

    10) Musunde Hiraite (e “Carneirinho Carneirão” nas vozes de: Maria Clara Verderame, Claudya, Cida Moreira. Denise Matta e Grace Okamoto): Cantiga originalmente francesa adotada  pelos japoneses.

    11) Hino japonês Kimigayo (e brasileiro na gaita de Vitor Kenji Lopes): Considerado o  Hino mais antigo do mundo

    12.Terubozu (na voz de Maria de Medeiros, atriz portuguesa, muito famosa na Europa. Ela recita em Tupi guarani antigo o haikai de Camila Jabur): São bonecos feitos de papel ou pano. Os camponeses do Japão usam como amuleto para trazer bom tempo.

     

     

    Lançamento do CD “Wa – Cirandas e Cantigas”

    Quando: 19 de abril quarta-feira)

    Horário: Das 18 às 21hs

    Onde: ChaYê – Rua Fradique Coutinho, 344, Pinheiros

    Os CDs estarão à venda a partir do dia 20 de abril, na Livraria Sol – Praça da Liberdade, 153 – São Paulo/SP.

     

    Related Post

    KARAOKÊ: Paulistão deve reunir cerca de 600 cantor... A maior festa do karaokê  paulista já tem data e local marcados. Trata-se do Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo,mais conhecido como “Paulistão...
    KARAOKÊ: Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa real...   Os intérpretes da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa que participarão do Brasileirão 2016,  foram classificados na Seletiva realizada em m...
    ARTES: 9ª Grande Exposição de Arte Bunkyo começa n... Acontece neste sábado (10),  a cerimônia de premiação dos artistas que se destacaram na 9ª Grande Exposição de Arte Bunkyo. A mostra ocupa diversos es...
    COMUNIDADE: ‘Diferenciado’, 14º Okinawa Festival s... Realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão nos dias 6 e 7, no Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester (zona Leste d...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *