NATSU MATSURI: Asebex realiza Festival de Verão 2015 neste domingo no Hokkaido

A Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) realiza neste domingo (22), das 10 às 18 horas, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), o “Natsu Matsuri dos Bolsistas 2015”. O evento é aberto a todo o público interessado em conhecer um pouco mais sobre a rica cultura japonesa.

A cada edição, o festival conta com uma média de 1000 visitantes que poderão apreciar e se divertir com as mais diversas atrações musicais, sorteios, bingo e deliciosas comidas típicas japonesas e brasileiras, trazendo um pouquinho do que há de melhor dos festivais japoneses da estação.

 

A cantora Karen Ito será uma das atrações do Natsu Matsuri (foto: Arquivo/Aldo Shiguti)

A cantora Karen Ito será uma das atrações do Natsu Matsuri (foto: Arquivo/Aldo Shiguti)

 

 

Atrações – Este ano, haverá apresentação de shamisen com o Kaito Shamisen Kiyoshitsu; de taiko com os grupos Himawari Taiko e com o Ryukyu Koku Matsuri Daiko; de dança tradicional com o Ishin Yoasakoi Soran e Kumamoto Rizumi Taisso; artes marciais com a Associação Brasileira de Kendô e o Shofukan ACESaúde; música com os cantores Karen Ito e Ricardo Nakase, além do Coral da Asebex e matsuri dance.

A renda obtida será destinada ao fundo de auxílio mútuo dos Bolsistas 2015 e parte da verba arrecadada será destinada a entidades filantrópicas e também para a manutenção de suas atividades.

 

Natsu Matsuri terá também a apresentação de Ricardo Nakase (foto: Aldo Shiguti)

Natsu Matsuri terá também a apresentação de Ricardo Nakase (foto: Aldo Shiguti)

 

 

No Japão – Natsu Matsuri é o festival (matsuri) de verão (natsu) organizado anualmente em diversas regiões do Japão, em templos, beiras de rios, parques, santuários, ruas e até shopping centers. É muito popular pelas comidas típicas, apresentações de dança e músicas tradicionais.

 

O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko também estará presente (foto: Aldo Shiguti)

O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko também estará presente (foto: Aldo Shiguti)

 

Os festivais foram realizados pela primeira vez no período de agosto (Obon) como forma de homenagear os ancestrais e no Período Edo, ele se tornou uma festa popular com o intuito de aliviar a fadiga do verão. Atualmente, há alguns festivais que surgiram como projetos para o desenvolvimento econômico, como no caso dos festivais realizados em shopping centers e outras áreas comerciais.

Nos festivais de verão é comum o uso do “kimono de verão japonês” (yukata) e alguns estrangeiros também usam para aproveitar ainda mais um pouco da cultura japonesa. É comum também ver fogos de artifício (Hanabi) e as pessoas podem brincar com os chamados tezutsu hanabi, na qual uma pessoa segura um cilindro nas mãos cheios de pólvora e que produzem chamas bem altas.

 

Evento costuma receber público de mil visitantes (foto: Aldo Shiguti)

Evento costuma receber público de mil visitantes (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Natsu Matsuri – Festival de Verão 2015

Quando: Dia 22, das 10 às 18 horas

Onde: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência (Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – SP)

Ingressos: R$10,00 (antecipados) e R$ 12,00 (na bilheteria)

Para mais informações acesse: www.natsumatsuri.com.br.

 

 


 

 

 

PROGRAMAÇÃO (*)

10h05: Abertura

10h20: Kaito Shamisen Kiyoshitsu (Shamisen)

10h45: Coral da Asebex

11h05: Kumamoto Rizumu Taisso (Dança Tradiiconal)

11h35: Bingo

12h20: Himawari Taiko

12h45: Karen Ito (Música)

13h05: Demonstração de Kendô (Shofukan ACE Saúde)

13h25: Bingo

14h05: Fredom (Street Dance)

14h25: Ishin Yosakoi Soran (Dança Tradicional)

15h20: Demonstração da Associação Brasileira de Kendô

16h: Bingo

16h45: Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Taiko)

17h20: Matsuri Dance (Dança Tradicional Interativa)

17h40: Ricardo Nakase (Música)

17h50: Encerramento

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
NIPPON FEST: Com nomes consagrados, Nippon Talk 20... Robinson Shiba, da rede China in Box (foto: divulgação)   Três nomes consagrados em suas respectivas carreiras – o árbitro do UFC, Mario Y...
COMUNIDADE: Lançamento de ‘Intercâmbio Cultural Br... Uma cerimônia singela, porém, revestida de grande importância não só para a comunidade nikkei, mas também para a sociedade brasileira, marcou o lançam...
OFICINA DE HISTÓRIAS CONTADAS COM ORIGAMIS – SUSTE... PÚBLICO ALVO ADULTO ACIMA DE 18 ANOS: EDUCADORES, EDUCADORES AMBIENTAIS, PROFESSORES, CONTADORES DE HISTÓRIAS, PSICÓLOGOS, ARTETERAPEUTAS, PEDAGOGOS, ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *