NAVIRAÍ (MS): VICE-PREFEITO DE NAVIRAÍ E PRESIDENTE DA COPASUL, SAKAE KAMITANI MORRE EM DOURADOS AOS 86 ANOS DE IDADE

Sakae Kamitani, Fundador da Copasul e vice-prefeito de Naviraí (MS) faleceu aos 86 anos de idade na manhã desta terça-feira (24), em Dourados (MS), onde estava internado desde domingo.

 

Sakae Kamitani faleceu nesta terça-feira, aos 86 anos de idade – Arquivo Pessoal

 

De acordo com as informações, o vice-prefeito sofreu uma queda dentro da casa em que morava na noite de domingo (22) e teve um traumatismo craniano.

Ele foi socorrido para o hospital da cidade, porém devido à gravidade do caso transferido para Dourados, onde passou por intervenção cirúrgica para reduzir a pressão cerebral. No entanto veio a óbito nesta terça por volta das 5h40.

Respeitado e reconhecido no mundo do agronegócio, Sakae Kamitani, era filho de imigrantes que chegaram ao Brasil em 1934 e trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo. Em 1954, a família adquiriu uma fazenda no Paraná. O pai tornou-se associado da Cooperativa Agrícola de Cotia em 1950.

A vinda da família para Naviraí aconteceu em 1961 para plantar 50 alqueires de hortelã. Em 1971, Kamitani foi gerente de um entreposto da Cooperativa dos Cafeicultores de Nova Londrina (Copagra) e, em 1977, 70% do algodão recebido era fornecido pelos grupos Kamitani e Suekane. Depois de uma viagem de Kamitani ao Japão e ao Hawaí, visitando cooperativas, os dois grupos resolveram montar a própria cooperativa.

Sakae se rendeu a política no ano passado quando incentivou o advogado José Izauri de Macedo a se candidatar a prefeito de Naviraí. Izauri disse que só aceitaria, caso Sakae fosse candidato como vice. Proposta aceita, foram eleitos com a maior votação da história de Naviraí, 19.120 votos (76,16%), desbancando o então prefeito Leandro Peres de Matos que obteve 5.984 votos (23,84%).

Umas das metas de Sakae era implantar em Naviraí um centro de hemodiálise, pois três vezes por semana se deslocava até Umuarama-PR, onde fazia diálise (tratamento de hemodiálise). Outra meta do visionário Sakae Kamitani era atrair novas indústrias para Naviraí e automaticamente gerar mais empregos.

“O povo não quer esmola, o povo precisa de emprego”, disse Sakae no último comício realizado no Bairro Eucalipto, antes das eleições do ano passado.

Carismático, mesmo com seus 86 anos de vida e usando uma bengala para auxilia-lo em suas caminhadas, Sakae Kamitani sempre fez questão de participar de eventos, por mais simples que fosse.

 

*Silvio Mori, de Campo Grande (MS), especial para o Jornal Nippak, com informações da Folha de Naviraí

 

Related Post

ELEIÇÕES 2016: Em Campo Grande (MS), jornalista Sí... A eleição municipal de 2016 mostrou que a população nipônica de Campo Grande (MS) quer renovação. Prova disso é o resultado da disputa entre os candid...
SÃO PAULO: George Hato quer incluir faixas e semáf... O vereador George Hato (PMDB) apresentou Projeto de Lei que obriga a instalação de faixas e semáforos de segurança para travessia de pedestres próximo...
COMUNIDADE: Selo comemorativo e a ampliação do pro...   A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo abriu suas portas no domingo passado (20) para a realização da Cerimônia do Centenário de Fu...
MOGI DAS CRUZES: 29ª edição do Akimatsuri tem vend...   A 29ª edição do Akimatsuri – Festa de Outono, que acontece nos dias 5 e 6 e 12 e 13 de abril, no Centro Esportivo, no bairro Porteira Preta,...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *