NEGÓCIOS: Missão Japonesa chega em São Paulo para conquistar o mercado brasileiro de Franchising

Um dos maiores mercados de franquias do mundo, o Japão ao lado da China e Estados Unidos, com faturamento de aproximadamente US$ 240 bilhões e cerca de 260 mil lojas, que representam 1.321 marcas, é destaque na 25ª ABF Expo Franchising, no Expo Center Norte, em São Paulo. O Grupo de franquias e consultorias japonês chega ao Brasil , com apoio da Japan Franchise Association (JFA), vem a capital paulista  delegada pela JETRO, órgão de fomento do comércio exterior do governo japonês, com objetivo de conhecer o potencial do país e estabelecer parcerias para futuras operações.

 

resized_!cid_inlineImage0

Missão Japonesa chega em São Paulo para conquistar o mercado brasileiro de Franchising. Foto: divulgação.

 

Em entrevista ao Jornal Nippak o presidente da Jetro Brasil, Atsushi Okubo comenta a importância da participação do Japão no evento.

“Encontros como esses são fundamentais para que se conheçam as particularidades de cada povo. Sinto que os investidores japoneses têm muito interesse em ampliar seus negócios para além da Ásia e Estados Unidos e o Brasil, nesse cenário, apresenta-se como uma boa alternativa”, comenta. “Hoje, boa parte dos franqueadores japoneses que investe em operações fora do país o faz especialmente na Ásia e Estados Unidos. Por isso, nosso trabalho é o de auxiliá-los a analisar as oportunidades no próspero mercado brasileiro, que a exemplo do japonês, só registra crescimento nos últimos anos”, destaca Atsushi Okubo.

“A tendência é de mais crescimento para os próximos anos. Nesse cenário, pela primeira vez na história uma missão de empresários japoneses do setor desembarca por aqui com o desafio de estudar o mercado e desenvolver parceiros estratégicos locais para fomentar negócios a médio e longo prazos no país”, conclui Okubo.

Essa inédita incursão ao Brasil, reunindo especialmente empresas dos setores de alimentação e serviços, ocorrerá entre os dias 15 e 18 de junho com a participação delas no Espaço Japão, coordenado pela Japan External Trade Organization (JETRO), na 25ª ABF Expo Franchising, no Expo Center Norte, em São Paulo. No grupo, com apoio da Japan Franchise Association (JFA), estão as redes de lámem YS Foods e Tentakaku Inc., a fabricante de utensílios de mesa Wasara e as consultorias M’s Planning e Franchise Research & Strategy Institute.

O trabalho de organizar a missão é da própria JETRO, órgão do governo japonês presente em mais de 50 países que tem a finalidade de promover os investimentos e o comércio exterior em todo o mundo.

 

 

DADOS FRANQUIAS BRASIL x JAPÃO – A julgar pelos números, Japão e Brasil têm tudo para fomentar negócios a partir da feira da ABF. Pelo quinto ano consecutivo, o número de franquias japonesas cresceu em 2014, como aponta a JFA, atingindo 1.321 marcas, 1,3% mais do que no ano anterior. Desse total, o número de unidades chegou a 259.124, com crescimento de 2,6%, especialmente nas áreas de lojas de conveniência, alimentação fora do lar e serviços. Por aqui, o setor, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), fechou o ano de 2015 com 3.073 marcas, um incremento de 4,3% em relação a 2014. Juntas, elas somam 138.343 unidades, resultando em uma expansão de 10,1% e faturamento de R$ 139.593 bilhões (cerca de US$ 40 bilhões). De acordo com a ABF, atualmente 134 redes brasileiras operam no exterior. No Japão estão apenas as escolas de idiomas Fisk, CCAA e Wizard, a Truss Cosmetics e a Fábrica Di Chocolate. Por outro lado, o Brasil conta com 159 operações estrangeiras. Do Japão, consta apenas o Kumon, do setor educacional, com mais de 1,5 mil unidades no país.

 

Oportunidades aqui e lá – Na prática, essa vinda dos japoneses ao Brasil é uma retribuição à visita de uma missão comercial brasileira para a cidade de Tóquio, organizada pela ABF em setembro de 2014. Na época, durante reunião na matriz da JETRO em Tóquio, já foram discutidas as esferas de atuação da ABF e como a entidade e a organização podem trabalhar juntas para aumentar a presença e participação de marcas brasileiras no mercado japonês e vice-versa.

O assunto também foi tema no Seminário Brasil-Japão, organizado pela JFA em parceria com a Embaixada brasileira. Para a missão da ABF foi possível entender melhor a cultura, economia e o comportamento do empresário japonês.

Às empresas interessadas em se estabelecer no Japão, a JETRO oferece uma estrutura de apoio com consultores especializados e instalações que as permitem ficarem incubadas gratuitamente durante o processo de abertura. Segundo Okubo, o mercado japonês é muito grande, e o fluxo de pessoas daquele país torna-o uma grande vitrine para as companhias brasileiras que querem fazer uma incursão em novos continentes, principalmente na Ásia.

A JETRO é uma organização oficial de comércio exterior e investimentos do Japão, sem fins lucrativos. Estabelecida em 1958, a instituição conta hoje com 46 escritórios domésticos e 73 no exterior, em 54 países, sendo um no Brasil, em São Paulo.

 

Sobre a Japan Franchise Association – A Japan Franchise Association (JFA) foi criada em 1972 pelo atual Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), embora a primeira operação de franqueamento tenha surgido em 1963. A missão da JFA é de encorajar o desenvolvimento do franchising e zelar pelas boas práticas no Japão. A associação, que organiza a Tokyo Franchise Show, é membro da World Franchise Council (WFC) e da Asia Pacific Franchise Council (APFC).

 

Sobre a ABF Franchising Expo – Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 25ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação no curso gratuito “Etapas Essenciais para Escolher uma Franquia”, que visa orientar o investidor para a melhor tomada de decisão. Neste ano, pela primeira vez, paralelo a feira, ocorre também a Franchising Week, um conjunto de seminários e palestras que proporcionará uma verdadeira imersão no que há de mais atual e inovador no mercado de franchising.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     


     

    SERVIÇO

    25ª ABF Franchising Expo

    Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul

    Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

    Horário: De 15 a 18 de junho – 3ª a 6ª-feira, das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)

    Ingresso antecipado: R$ 60,00 – válido para todos os dias

    Ingresso no evento (online e na bilheteria local): R$ 70,00 – válido para todos os dias

     

     

     

     

     

    Related Post

    MÍDIA: Toyota lança campanha comercial para Hilux ... A Toyota e sua rede de distribuidores promovem inédita ação comercial para os modelos Hilux e SW4 em todas as suas 196 concessionárias espalhadas pelo...
    EMPRESAS: ETIHAD AIRWAYS FARÁ GRANDE MARATONA DE R... A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU), fará uma grande maratona de recrutamento no Brasil após o lançamento ...
    EMPRESAS: Brasil abre as portas para os destilados...   Todo mundo sabe que a gastronomia japonesa já faz parte do dia a dia dos brasileiros. Agora o consumidor tem razões de sobra para comemorar ...
    DUAS RODAS: Geraldo Alckmin veta projeto de Jooji ... O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou o Projeto de Lei nº 71, de 2013, que proibia o trânsito de motocicletas com dois ocupantes - ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *