NESTA SEXTA-FEIRA: Ceramista Hideko Honma lança livro no Centro Cultural Aliança

Por Jo Takahashi

 

Hideko Honma é uma ceramista versátil. Suas peças se encontram em seu belíssimo Atelier, no bairro de Moema, mas também comparecem em inúmeros restaurantes charmosos, como o Amadeus, da chef Bella Masano, do premiado Nakka, nos Jardins, e até mesmo no templo da alta gastronomia de Alex Atala, o D.O.M.

 

Ceramista Hideko Honma durante o lançamento livro na Japan House SP. Foto: Jojoscope

 

Hideko Honma é também uma artista inquieta. Através da fusão da cerâmica com a gastronomia, criou projetos socioculturais como o Sukiyaki do Bem, um jantar anual assinado por vários chefs renomados do Brasil e do Exterior, cuja renda é totalmente revertida para entidades de assistência social. Em 2017, o Sukiyaki do Bem atingiu a 11ª edição, consolidando este projeto como uma referência em ação social que envolve arte e gastronomia.

Pela relevância artística de seu trabalho, que une os saberes da cerâmica japonesa com um toque de brasilidade, a Casa Imperial do Japão convidou a ceramista para produzir 1240 peças para um jantar exclusivo ao Príncipe Naruhito, realizado na Embaixada do Japão em Brasília em 2008, por ocasião das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. E para as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa, que irão se desenrolar em 2018, Hideko já está engajada em projetos que levarão sua arte para suportes ainda maiores e públicos.

Para registrar estes mais de vinte anos de carreira, Hideko Honma lança seu primeiro livro, editado pela D&A Editora de Livros de Arte, com belíssimas fotografias de Gabriel Arantes e curadoria de Flavio Demasi. O projeto editorial foi aprovado pela Lei Rouanet e recebeu o patrocínio do Grupo Jacto.

“Hideko Honma” é um relato afetuoso de seu trabalho, escrito coletivamente pelo Atelier Hideko Honma. O diálogo entre suas raízes nipônicas, encontradas mais precisamente na cerâmica de Arita, com a matéria prima brasileira, constituída por água, argila, cinzas de nossos vegetais compõe a base criativa de Hideko. Esse amálgama só se completa com a dinâmica do torno e a mágica do gesto, essa extensão do corpo que é gerada pelo afeto e das intenções.

O livro, após cumprir um pré-lançamento apenas para convidados, na Japan House, terá seu primeiro lançamento público no Centro Cultural da Aliança no dia 17 de novembro, ocasião em que se comemora o 61º aniversário da entidade. Para dar maior amplitude ao evento, Hideko Honma estará realizando uma palestra, contando sobre sua trajetória como artista. Além disso, uma pequena exposição de suas obras e uma demonstração de tornos, onde o público poderá experimentar a modelagem da argila.

Também na programação da noite, a visita da cantora Maiko Kozakura, que estará se apresentando no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, no dia 19 de Novembro, em duas sessões, às 14h e 19h.

No segundo andar do Centro Cultural haverá exposições de origami, orinuno, kirigami, washi e mangá, organizadas por seus respectivos professores.

 

COMEMORAÇÃO 61 ANOS DA ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO

Data: 17 de Novembro, das 16h às 22h

Local: Centro Cultural Aliança (Rua Deputado Lacerda Franco, 328 Pinheiros)

 

Programação:

16h abertura da exposição de peças de Hideko Honma

demonstração de torno e manuseio de argila

18h sessão de autógrafos

20h sessão solene de doação de livros

Palestra Hideko Honma

21h30 visita da cantora Maiko Kozakura

 

O livro “Hideko Honma” será vendido na Aliança Cultural, ao preço de R$ 80,00. Parte da venda será revertida para a Aliança Cultural, em forma de doação, por iniciativa da autora.

 

 

 

 

Related Post

RIO DE JANEIRO: Cultura japonesa é destaque em Val... A cultura japonesa será a principal atração de Valença no dia 19 de novembro, com a realização do 9º Festival da Cultura Japonesa na cidade fluminense...
SILVIA IN TOKYO: COMO ENCOMENDAR AS MOEDAS DE TOKY... A Casa da Moeda do Japão começou a receber encomendas das moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020. As moedas retratam...
SOCIAL: BAILE ALLEGRO BAILE ALLEGRO – A promoter Beth Yajima realizou no dia 26 de setembro, no Salão Social da Associação Miyagui Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade,...
CINEMA: Fundação Japão e Sesc Pinheiros apresentam... Celebrando os 100 anos de nascimento do cineasta japonês Keisuke Kinoshita (1912-1998), a Fundação Japão e o Sesc São Paulo realizam gratuitamente o c...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *