NESTE SÁBADO: Festival da Cultura Japonesa do Bunkyo de Mogi das Cruzes apresenta ‘Uma Noite em Okinawa’

Neste sábado, 17, a Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) promove mais um show do Festival da Cultura Japonesa. Trata-se do espetáculo “Uma Noite em Okinawa”, com apresentações musicais, de dança e de taiko (tambores japoneses). Serão aproximadamente duas horas de atividades com grupos japoneses que trazem toda a alegria de Okinawa, considerada a província mais festiva do Japão. É um evento familiar, com entrada acessível. O convite é cinco quilos de arroz ou feijão e deve ser retirado previamente no Bunkyo de Mogi das Cruzes, organizador do evento. O show começa às 19h30.

 

Mogi das Cruzes apresenta ‘Uma Noite em Okinawa’. Foto: divulgação

 

O Festival da Cultura Japonesa é financiado pela LIC –  Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que permite que pessoas físicas e empresas destinem até 20% dos valores pagos à Prefeitura por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS) para patrocínio de eventos culturais de Mogi. A festa ainda é financiada por meio das empresas: Grupo Samed, Universidade Braz Cubas, Transportadora Turística Natal, Cetal e Nachi.

“Uma Noite em Okinawa” traz as principais danças da província, que originalmente surgiram para homenagear aos deuses e aos reis. No passado, elas ainda serviam como entretenimento às delegações diplomáticas chinesas que sempre visitavam o reino de Ryukyu.

 

Espetáculo “Uma Noite em Okinawa” terá apresentações musicais, de dança e de taiko. Foto: divulgação

 

Para resgatar essa cultura, o Bunkyo de Mogi das Cruzes traz a Escola de Dança Saito Satoru Ryubu Dojo, conhecida na comunidade japonesa pelo figurino fino, expressões  e muitos movimentos corporais. Todas as coreografias ficam por conta do professor Satoru Saito, ícone da cultura okinawana, por aplicar toda a beleza e a espiritualidade nos passos de dança.

Haverá participações especiais da cantora Bruna Oshiro, interpretando músicas típicas da região, do grupo de Okinawa Karate Kobudo Niset, com a demonstração de artes marciais originárias da província, e toda a energia do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, com apresentação de taiko. E também dos grupos Seinen Santa Clara e Santo André, com danças de Okinawa e a dança do Leão.

 

O coreógrafo e dançarino Satoru Saito. Foto: divulgação

Convites – Os convites para o show podem ser retirados na sede da administrativa do Bunkyo de Mogi das Cruzes, na Rua Presidente Campos Sales, número 230, Vila Industrial, até 16 de março ou esgotarem os ingressos. A entrada será cinco quilos de arroz ou feijão, que serão doados para instituições filantrópicas da cidade. No dia, a apresentação do convite para assistir o show é obrigatória.

Para o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, o festival é uma oportunidade a mais de difundir a cultura japonesa, principalmente neste ano em que o Brasil e o Japão comemoram 110 anos de amizade. “Estamos sempre investindo e procurando maneiras de divulgar o que a nossa cultura tem de melhor, resgatando tradições e origens”, frisa.

Interessados em mais informações sobre o show “Uma Noite em Okinawa” podem entrar em contato como Bunkyo de Mogi das Cruzes pelo telefone 4791-2022.

 

 

Festival da Cultura Japonesa Show

“Uma Noite em Okinawa” , sábado, 17, às 19h30

Local: Bunkyo de Mogi das Cruzes. Rua Presidente Campos Sales, nº 230, Vila Industrial, Mogi das Cruzes

Informações pelo telefone: 11/4791-2022

 

 

 

Related Post

COTIA/SP: Templo Principal da Praça Japonesa é Tot...   De Fau Barbosa (Portal Viva)   Por volta das 17:55hs da sexta-feira(18), um dos cartões postais da cidade, a Praça Japonesa, tamb...
COMUNIDADE: Responsável pelo restauro do Pavilhão ... Depois de receber a visita de Suas Aletzas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, o Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera (z...
O UNIVERSO NÔ E KYOGUEN Evento comemorativo dos 120 anos do tratado de amizade Brasil – Japão   Teatro Nô e Kyoguen O Nô é uma das manifestações teatrais mais antig...
PALESTRA: Fundação Japão traz especialista japonês... Em 2015, ano em que comemoramos 50 anos da introdução do macarrão instantâneo no Brasil, a Fundação Japão em São Paulo traz ao país Masaki Kato, da As...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *