NIKKEI RJ: Aconteceu o almejado 41º Undoukai da Rio Nikkei

 

Esquerda, Walter Yoshida, Minoru Matsuura, sargento Marcelo Ricardo Alves e Alves, cônsul interino Hajime Kimura, Akiyoshi Shikada, Roberto Kobayashi e Yasushi Hata. (Teruko Okagawa Monteiro)

 

Caça às Noivas (Moços e moças, 15 a 35 anos) (Teruko Okagawa Monteiro)

No dia 5 de maio de 2013, mais uma vez as laterais da pista de esportes da BACS – Base Almirante Castro e Silva, na Ilha do Mocanguê, Niterói, RJ, se coloriram com guarda-sóis, toalhas, bonés, pessoas animadas participando do “41º UNDOUKAI” da RIO NIKKEI. Segundo a tradição, é o dia em que famílias inteiras se divertem juntas durante um dia inteiro. Realizada pela Associação Nikkei do Rio de Janeiro – com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e colaboradores – a grande gincana poliesportiva foi iniciada com o Hasteamento das Bandeiras e Hinos Nacionais do Brasil e do Japão. Usaram das palavras Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, sargento Marcelo Ricardo Alves e Alves, representante da BACS, Roberto Kobayashi, presidente da Câmara Japonesa e o Cônsul-Geral Interino do Japão Hajime Kimura.

 

Pesca da Garrafa (Senhores acima de 35 anos) (Teruko Okagawa Monteiro)

 

Autoridades japonesas: direita,Hiroshi Fujiuchi, Akio Miyamoto, Takashi Mori, Yociho Nakayama, Roberto Kobayashi, Massahumi Sudo, cônsul interino Hajime Kimura, Akiyoshi Shikada, Mitsuo Yodogawa, Yasushi Hata e Yssamu Takao  (Teruko Okagawa Monteiro)

Após a Ginástica Rítmica coordenada pela Escola Japonesa do RJ, os participantes se divertiram nas modalidades conforme suas idades: desde Crianças até 6 anos até Adultos acima de 75 anos. A maioria das etapas é esforço individual, mas existem aquelas com mais pessoas como Corrida de3 pés, ou Centopéias a 5 pessoas. Ou ainda, equipes como Esgrima Cega para Senhores acima de 35 anos. A torcida dos familiares e amigos é bastante calorosa.

 

Agradáveis prêmios e brindes  (Teruko Okagawa Monteiro)

 

O local é lindo, cercado de mar… Pode-se apreciar a Ponte Rio-Niterói, a cidade do Rio de Janeiro do outro lado da Baía de Guanabara, navios em movimento, enquanto se almoça “obentos” (lanches trazidos de casa), ou yakisoba, salsichão, lingüiça no pão, feitos na hora.

 

Delicioso yakisoba feito na hora  (Teruko Okagawa Monteiro)

Apresentado por Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei – com versão em japonês pela professora Amélia Yoshida – o Undoukai foi sucesso esperado: porque meses antes os preparativos já haviam sido iniciados com total carinho… aliás, os eventos da Rio Nikkei são sempre assim devido à soma de forças dos diretores, senhoras do Fujinbu, seinens, funcionários, associados, amigos e colaboradores!!

 

Bolas ao Cesto (Crianças até 9 anos)  (Teruko Okagawa Monteiro)

 

Seinenkai Rio Nikkei: sempre constante e solidário  (Teruko Okagawa Monteiro)

 

Teruko Okagawa Monteiro

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
CIDADES/MOGI DAS CRUZES: 27º Akimatsuri espera ent... O Akimatsuri (Festa de Outono), tradicional festa da comunidade nikkei em Mogi das Cruzes, chega a sua 27ª edição. Este ano, o evento será realizado n...
SOCIAL: BUNKA MATSURI BUNKA MATSURI – O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – realizou neste domingo (22), em suas dependências, a non...
COMUNIDADE: Shizuoka Kenjin do Brasil celebra 60 a... Fundada em 1957, a Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil, com sua sede localizada atualmente no número 193 da Rua Vergueiro, no bairro da Liberdade...

One Comment

  1. DOMOO ARIGATOOOO à toda batalhadora EQUIPE JORNAL NIPPAK, PORTAL e IMPRESSO!!!
    Transmito a alegria das instituições e pessoas do Rio, desejando sempre muito desenvolvimento aos Senhores!!
    Nossos abraços!!!

    Departamento Cultural
    ASSOCIAÇÃO NIKKEI DO RIO DE JANEIRO

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *