NIPPAK PESCA: A Simples Educação Faz Diferença

Tenha Atitudes Corretas e Responsáveis em Favor da Natureza

 

01_Simples-educação

 

Por Marcelo Szpilman *

 

Aquecimento global, desertificação, desmatamento, pesca predatória, poluição, perda de biodiversidade e escassez de água. Quem já não ouviu falar destes problemas? Não é de hoje que vemos esses temas tratados diariamente na mídia e, geralmente, isso nos traz um sentimento de impotência diante da sensação de que nada podemos fazer de forma individual. Mas é um engano.

Excetuando quesitos globais, muitas questões podem sofrer interferências locais. Ou seja, nossas ações individuais, que não requerem grande esforço para serem colocadas em prática, podem fazer diferença. Que tal começar com três atitudes simples de educação e consciência que podem ser facilmente assumidas por todos?

 

 

1 – Evite o desperdício de água em sua casa

Ações simples e diárias, que dependem apenas da sua conscientização, podem racionalizar o desperdício e proporcionar grande economia de água. Veja os exemplos abaixo.

Escovar os dentes – Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, usando a água de um copo para enxaguá-los, pode proporcionar uma economia de até 11 litros.

Barbear – Fechar a torneira enquanto a água não estiver sendo utilizada para lavar as lâminas pode proporcionar uma economia de até 10 litros.

Tomar banho – Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa corpo e cabelos, diminuindo o tempo de banho para 10 minutos no máximo, pode proporcionar uma economia de até 90 litros.

Ou seja, com ações simples como essas você pode economizar mais de 100 litros de água por dia em sua casa. Pense nisso!

 

2 – Não jogue lixo na praia

Todos nós gostamos de frequentar uma praia limpa com a areia branquinha, mas poucos sabem que mantê-la limpa vai além do aspecto puramente visual.

Canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas e sacos plásticos descartados de forma incorreta poluem os oceanos e podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.

Na próxima vez que for à praia, seja educado e consciente. Não custa nada levar um saco plástico para jogar seu próprio lixo e quando for embora levá-lo com você para ser descartado corretamente na lixeira.

 

3 – Seja um consumidor responsável

Se você soubesse que as maças estão acabando, não trocaria seu consumo por outras frutas?

Pois é, existem diversas espécies de peixes e cações que estão acabando e sua não extinção depende de ações simples e imediatas de consumo responsável.

A conscientização dos consumidores pode contribuir para a queda na demanda e no comércio. Basta parar de consumir essas espécies e substituí-las por outros peixes marinhos**, por peixes provenientes de criações sustentáveis, como salmão, truta, tambaqui, tilápia e alguns peixes de água salgada, como garoupas, ou por outros tipos de carne.

**Veja quais são as espécies de peixes marinhos que devem ser evitadas e aquelas que estão livres para o consumo.

Usando como referência a Lista Nacional do IBAMA e da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), temos três situações:

 

PEIXES

 

 

03_raia_viola4 – Espécies que NÃO PODEM E NÃO DEVEM SER CONSUMIDAS

Entre os peixes comerciais famosos, temos: cação-anjo, raia-viola, peixe-serra, cioba, badejo-tigre e mero.

Obs: EVITE o famoso filé de viola, pois muitas peixarias comercializam o filé do cação-anjo como se fosse o filé da raia-viola. E ambos estão seriamente ameaçados.

 

 

5 – Espécies que DEVERIAM SER EVITADAS

Entre os peixes comerciais famosos, temos: atum, badejo, cherne, corvina, enchova, garoupa, merluza, namorado, pargo, pescadinha-foguete, sardinha-verdadeira, tainha e vermelho.

Obs: Com relação aos tubarões (ou cações), o ideal seria que pudéssemos evitar somente o consumo das espécies que hoje estão ameaçadas de extinção, como o cação-anjo, a mangona e os tubarões-martelo, mas infelizmente isso não é possível. Não há como “carimbar” a carne de cação proveniente das espécies não ameaçadas. Assim, o correto seria cessar o consumo geral de toda a carne de cação.

04_tubarao-martelo

 

6 – Espécies LIBERADAS PARA O CONSUMO

Entre os peixes comerciais famosos liberados temos: abrótea, agulha, albacora, batata, baúna, bicuda, bijupirá, bonito, caranha, carapeba, castanha, cavala, cavalinha, cocoroca, congro, congro-rosa, dourado, galo, linguado, manjuba, michole, olhete, olho-de-cão, pampo, peixe-espada, pescada, piranjica, piraúna, robalo, sororoca, tira-vira, trilha, xáreu, xerelete e xixarro.

 

 


 

 

Merluza – Merluccius hubbsi

 

merluza

 

Coloração: Dorso cinza-azulado com flancos prateados e ventre branco.

 

Características: Corpo alongado e comprimido lateralmente. Boca grande com dentes pontudos. Dorsal única e longa com depressões que lhe confere a aparência de três. Anal também única e longa, com uma depressão que lhe confere a aparência de duas. Caudal emarginada. Com o crescimento a caudal tende a bifurcar-se.

Ocorrência: Nas águas temperadas do Atlântico, na costa sul da América do Sul. No Brasil, ocorrem basicamente no Sul. Podem chegar a 4 kg, mas o comum são peixes de 1,5 kg.

Habitat: Bentopelágicas demersais costeiras e oceânicas, habitam os fundos de areia ou cascalho nas águas com profundidades entre 50 e 500 metros (normalmente entre as profundidades de 100 e 200 metros da plataforma continental), com temperaturas em torno de 5,5 ºC. No inverno costumam aproximar-se das águas mais rasas do litoral. Além dessas migrações sazonais, fazem também migrações verticais ao longo do dia relacionadas à sua alimentação.

Hábitos: São encontradas normalmente em grandes cardumes. Sua desova ocorre próximo ao verão, entre os meses de outubro e fevereiro. Extremamente vorazes, alimentam-se, principalmente à noite, quando costumam subir para profundidades menores, de macrozooplâncton, invertebrados, pequenos peixes de cardume, lulas e crustáceos. Os espécimes jovens comem também alguns crustáceos pelágicos.

Captura: Sua excelente carne possui grande importância comercial no sul do Brasil e, principalmente, na Argentina (90% de toda a captura da América do Sul) e Uruguai. É comercializada fresca, em filés congelados ou mesmo defumada. São capturadas exclusivamente com redes de arrasto.

Outros nomes vulgares: Pescada-portuguesa, pescada-argentina (Portugual).

 

 

MARCELO SZPILMAN

MARCELO SZPILMAN

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.
MARCELO SZPILMAN

Últimos posts por MARCELO SZPILMAN (exibir todos)

     

     

     


    Apoio:

    BY Aventura     www.byaventura.net.br

    Cachaça Bassi   www.cachacabassi.com.br

    EBF Pesca   www.ebfpesca.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br



    CURTAS

    BOLSA PORTA CARRETILHAS OU MOLINETES – EBF PESCA

    bolsa-carretilha

    resized_LOGO MAIOR

    Bolsa utilizada para acomodar as carretilhas ou molinetes em compartimentos individualizados, proporcionando a segurança e conforto no transporte dos equipamentos, evitando que os equipamentos sejam riscados. A parte interna é destacável, se adaptando as medidas necessárias do pescador. Altura 12,5 cm, comprimento 37,0 cm e largura 22,0 cm. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca. Procure nossos produtos nas lojas de pesca, caça e camping de sua preferência. Informaçõeswww.ebfpesca.com.br email:marketing@ebfpesca.com.br     fone 11 3856 8032

     

     


    Bassi-Branca-teste2

    Cachaça Prata Bassi

    A primeira cachaça paranaense agraciada com selo de qualidade ITQI – International Taste & Quality Institute – com sede em Bruxelas, na Bélgica. A Cachaça Bassi Prata é produzida e depois armazenada para descanso por um período mínimo de 1 ano em tonéis de amendoim – considerado uma madeira neutra, o que significa que não lhe confere alteração em seu aroma e sabor – mantendo assim a cachaça pura e em sua essência natural.  Informações e compras: (43)3531 1435 email:contato@cachacabassi.com.br e sitewww.cachacabassi.com.br

     

     

     

     


     

    Nova Birutinha – Moro Deconto

    nova-birutinha

    Totalmente reformulada para o ano de 2015 a Birutinha está ainda mais eficiente. Uma twitch bait com equilíbrio perfeito, que trará excelentes resultados e muitas satisfações em suas pescarias. Trabalhe a isca com toques de ponta de vara, estimulando a isca de modo que ela faça movimentos em “Z” na sub-superfície. Especificações: isca de meia-água sem barbela; flutuante com chocalho; 7 cm e peso: 9 g. Informações no site www.morodeconto.com.br  email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     


    camiseta-pirarucuColeção VERÃO 2016 – Camiseta PIRARUCU da By

    Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Camiseta raglan sublimada com zíper 100% poliéster, tecido em DRY nas cores: degrade preto e branco, nos tamanhos P, M, G, GG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

     

     

     

     


    Camarão articulado – Maré Iscas

    articulad

    Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

     

     

     


    UNIAO-PESCA

    Massa para pesca – União Pesca

    05b_MASSA-PRONTA-CARPA-VERMELHAEsta é massa pronta vermelha para carpas, uma das iscas com maior índice de sucesso em pesque-pague. Você pode pescar com bóia cevadeira, torpedinho ou fundo. Embalagem de 100 gramas, com grãos selecionados, amolecidos na pinga e defumados, para evitar a quebra ao colocar no anzol. Outras opções para pescarias de redondos e tilapias. Sabores: goiaba, banana, milho verde. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

       

       

      Related Post

      JORGE NAGAO: Humorsquito e o Templo Zu Lai  Humorsquito     1) Se não mantiver a caixa d’água bem fechada, pode ser a gota d’água. 2) Se não remover as folhas da calha, ...
      MUNDO VIRTUAL: Uma compra eletrônica   Sempre faço paralelos entre o mundo físico e o mundo digital, pois acho que raciocinando assim eu consigo entender com mais facilidade o que...
      TÊNIS DE MESA: Circuito Fedeesp Butterfly teve des... No domingo passado, 19 de junho, foram realizados vários eventos na modalidade de tênis de mesa e o Circuito Educacional Fedeesp, com apoio da Butterf...
      JORGE NAGAO: Concurso de Crônicas Nikkei-go Laura Hasegawa, jurada, e Claudio Sampei, vencedor do concurso de 2014.   Crônicas Nikkei-go, vai que é tua! Laura Hasegawa está convid...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *