NIPPAK PESCA: Acampamento em plena selva amazônica!!!

 

Para quem gosta de pescar e, estar próximo dos pontos de pesca, sem precisar se deslocar muito, é a pedida. Isto sem falar em estar observando a todo o momento, variedade de fauna e flora explodindo a sua frente.

Mauro Novalo

 

Quem mora em área urbana, sempre considera uma pescaria, além da atividade em si, uma maneira de reencontrar a natureza parcial ou na sua totalidade. Isto além de desestressar, propicia um bem estar incalculável a quem nele se envolve.

Pensar em acampar em plena floresta amazônica, longe do barulho da cidade grande, do trânsito caótico e sair completamente da rotina do seu dia a dia, pode parecer algo “meio que de loucura” mas é perfeitamente  possível. Convidados pela Pescaventura Turismo a conhecer esta estrutura, no rio Acari, detalhamos nestas e em mais algumas edições o que aguarda quem participa desta aventura.

 

Preparativos

Digamos que para o pescador uma pescaria começa bem antes do que se imagina, inicia na hora que destino esteja definido e, a partir daí é separar o material a ser utilizado. Seja  vestuário ou tralha de pesca, é algo saboroso, apreciado nos seus mínimos detalhes. Um grande número de informações – fornecidas pela operadora – vai facilitar sua viagem e estadia durante os dias que lá estiver. Por exemplo, saber que tem serviço de lavanderia, vai poupar de levar peso desnecessário (as companhias aéreas cobram por kg o excesso de bagagem). Então antes de embarcar, converse e tire todas as suas dúvidas. Esta é a obrigação e o diferencial de uma operadora séria e preocupada em atender com qualidade e eficiência.

 

Tralha

Para montar a sua, cabe o pré-requisito básico, qual ou quais os peixes serão o objetivo da viagem?  Com essa informação, é consultar a operadora para você ter a lista do que é realmente necessário levar para sua empreitada (varas, carretilhas e molinetes, linha, anzóis, iscas artificiais e etc) e o que você encontrará disponível, caso precise, no local.

 

Essencial

Alguns itens não podem faltar: maquina fotográfica ou filmadora, protetor solar, repelente de insetos, bonés ou chapéus, alicate para trocar garatéias, linhas de reserva e uma boa capa de chuva. Roupas leves e confortáveis e uma camiseta de manga longa ou blusa para quem sente um pouco mais de frio. Embora necessário em algumas horas dentro de determinado trecho do rio, o repelente de insetos não tem uso no acampamento base, pois onde ficamos não tivemos contato nem com os chatos borrachudos nem com pernilongos.

 

Transporte

 

 

O serviço inicia a partir de Manaus em data e horário previamente combinados com a Operadora, que lá recepciona a todos que chegam e efetua o traslado até o hotel onde pernoitarão para no dia seguinte, logo cedo embarcarem em voo regional.

 

 

Pousando na cidade Nova Aripuanã é o tempo de desembarcar a bagagem iniciando o percurso em ônibus, até a comunidade das Araras, de onde partirão em voadeiras (barcos de pesca com um guia + 2 pescadores), já iniciando a pescaria. Parada em ponto pré-determinado onde o almoço pronto aguarda a todos. Um cochilo rápido embalado na rede, enquanto desmancham a estrutura do almoço e, pescaria até o final da tarde, quando enfim serão apresentados ao acampamento base.

 

 

Acampamento rio Acari

 

14 barracas instaladas sob um galpão com piso forrado, onde só se entra descalço, garantem a limpeza para o descanso noturno. Detalhe: as barracas são projetadas para 4 pessoas mas somente um colchão de ar (para um único ocupante) é instalado para garantir intimidade de uma boa noite de sono.

 

Banheiros com chuveiro de água quente, wc com ducha garantem o conforto necessário para higiene pessoal.  Pias, espelhos no lavatório e um mictório completam esta seção.

 

 

 

 

 

 

Alimentação

Um barracão com uma grande mesa exclusivamente montado para atender nos horários do jantar e café da manhã, liga as barracas com a área de cozinha. Outra mesa de happy hour completa o atendimento. O cardápio é sempre misturado com carne bovina, frango e peixe com frutas da época que estejam disponíveis. Água mineral, cerveja e refrigerantes com gelo a vontade estão incluídos no pacote.

 

Serviços

Depois da saída dos pescadores, todas as barracas são limpas e higienizadas, inclusive a roupa de cama (travesseiro, lençol, cobertor e manta). Sim, tem serviço de quarto com toalha de banho para todos.

 

Às 5h30, os piloteiros já estão prontos nos barcos (com água, refrigerante, cerveja e gelo) e todo o material necessário para o almoço a beira do rio (ex: salada, batata e banana assados, farofa, churrasco de carne de boi + alguns peixes autorizados a serem abatidos na pescaria para esta refeição).  Caso prefira e, esteja nas imediações desde que avise cedo na saída para pescaria, pode almoçar no acampamento base. Tem motor elétrico controlado pelo guia, em todas as voadeiras.

 

 

Preparação da pescaria

Roteiros são avaliados e discutidos na noite anterior, com o responsável pelo acampamento e os guias. Cada embarcação vai seguir em direção pré-determinada (garantia de bons peixes e segurança). Estas avaliações são importantes para propiciar maiores chances de sucesso aos pescadores e não sobrecarregar os pontos de pesca tornando-os menos efetivos. Também nessa ocasião, é definido um local para os que estiverem próximos se encontrarem e, almoçarem juntos na beira do rio.

Para isso, os guias – moradores da região – conhecem profundamente o local e os pontos piscosos para aquele momento. Embora, algumas outras variáveis da natureza possam influenciar para melhor ou pior, estes procedimentos contribuem significativamente para o pescador ter o seu troféu na ponta da linha.

 

Considerações

Perfeito para quem gosta de mato e quer aliar isto a pescaria. É bom estar em forma para aguentar os muitos lançamentos/dia, assim como segurar as corridas e força dos peixes amazônicos. Com a experiência dos guias no dia a dia é, difícil ficar sem ter o peixe batendo nas iscas.

 

 

Celulares: não tem sinal. Mas quem precisar, tem telefone via satélite no acampamento para urgências (tarifado pelo tempo de uso). Camisas de pesca, camisetas, iscas e alicates tipo boga tem disponível para venda, se o pescador quiser adquirir no local.

Quem leva: Pescaventura Turismo  tel:(11) 3816 1110     www.pescaventura.com.br

Rios Acari e Sucunduri

Informe-se com a operadora sobre as datas e vagas disponíveis. Cada rio tem sua particularidade e a temporada começa com acampamento no rio Acari que, depois é desmontado e montado no Sucunduri.

Continua na próxima edição… onde falaremos sobre os peixes!

Ótima pescarias!!!

 


NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

Apoio:

MTK Fishing Adventure Outdoor    www.mtkbrasil.com.br 

Produtos Petersen    http://pescabrasil.net/boias.html

Moro e Deconto    www.iscasartificiais.com.br

Piscicultura Chang   www.pisciculturachang.com.br

Alkalis www.alkalis.com.br ou www.yumebrasil.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TÊNIS DE MESA: CAMPEONATO UNIVERSITÁRIO Nos países desenvolvidos como os EUA e Japão, o esporte universitário é muito valorizado. Desde janeiro de 2017, Jeff Yamada trocou o Brasil pelos ...
FUTEBOL: Prefeito Jamil Ono recebe visita de Márci... O bom filho a casa torna. Esta frase resume o andradinense Márcio Richardes de Andrade, que foi recebido no último dia 23 pelo prefeito Jamil Ono (PT)...
TÊNIS DE MESA: Panamerican Nikkey Games 2013 ̵...   Também conhecido como Confraternização Desportiva Nikkei Internacional, este tradicional evento existe há 44 anos e começou com a modalidade...
NIPPAK PESCA: CURTAS   Óculos polarizados e anatômicos Mustad   Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *