NIPPAK PESCA: Agulhão-vela – nome científico: Istiophorus albicans

resized_sailfish

 

Coloração: Dorso azul-escuro, flancos azul-amarelados e ventre branco-prateado. Apresentam cerca de 20 séries verticais de pequenas machas azuladas no dorso e flancos e diversas pintas negras na área central da membrana azul-escura da primeira dorsal. Nadadeiras marrom-escurecidas.

Características: Corpo alongado e comprimido lateralmente. Flocinho (maxila superior) prolongado em formato de agulhão (seção transversal arredondada). Dorsal dupla e pouco separadas. A primeira dorsal é exageradamente desenvolvida e alta. Anal dupla e bem separadas. O ânus está imediatamente à frente da origem da primeira anal. Peitoral falcada. Pélvica extremamente longa, alcançando o ânus e constituída de 1 espinho e 2 raios. Pedúnculo caudal com duas fortes quilhas dérmicas. Caudal furcada, levemente lunada.

Ocorrência: Altamente migratórios, ocorrem nas águas tropicais, subtropicais e temperadas do Atlântico e Mediterrâneo. No Brasil, ocorrem em praticamente todo o litoral.

Podem chegar a 3,15 m de comprimento e pesar 64 kg.

Habitat: Pelágicos costeiros e oceânicos, vivem desde a superfície até as águas profundas, mas usualmente preferem as camadas de água mais quentes acima das termoclinas. Podem chegar bem perto da área litorânea.

Hábitos: São encontrados solitários ou em pequenos grupos de 3 a 30 indivíduos nadando próximos da superfície. Costumam nadar lentamente na superfície, expondo boa parte de sua grande dorsal ereta. No entanto, ao nadar grandes velocidades sua dorsal dobra-se para trás e fica encostada paralela ao corpo.

Utilizam seu longo agulhão para defesa e ataque a suas presas, principalmente peixes pelágicos, crustáceos e lulas. Podem também alimentar-se de gastrópodos e peixes bentônicos (dependem do fundo).

Captura: Sua carne, razoavelmente apreciada, é comercializada fresca, congelada ou enlatada, porém dificilmente encontrada nas peixarias. Os japoneses a utilizam no preparo do sashimi e da lingüiça de peixe. São capturados no corrico e espinhel. Muito apreciados na pesca oceânica, ainda que se cansem com facilidade, oferecem uma boa briga e espetaculares saltos para fora da água.

Outros nomes vulgares: Agulhão bandeira, agulhão-de-vela, bicudo, espadim-azul, guebuçu (NE).

 


 

 

Notas

 

Tecnologia para reduzir poluição

 

resized_termoeletrica

 

Uma empresa israelense desenvolveu uma nova tecnologia que usa algas para reduzir a poluição por gases que contribuem para o efeito estufa.

O sistema consiste em instalar, perto de usinas termoelétricas, lagoas artificiais com algas. Uma percentagem do dióxido de carbono que seria expelido na atmosfera é transferida aos tanques e serve como fonte de alimento para as algas.

Além de diminuir a quantidade de dióxido de carbono, o processo resulta na produção de biocombustível e de nutracêuticos, substâncias alimentares que fazem bem à saúde.

Uma empresa chinesa já utiliza a técnica israelense e produz, com as algas, substâncias para a indústria vitamínica.

 


 

 

Marfim X Elefantes

 

resized_marfim

 

O que parecia ser uma prática ultrapassada voltou a aterrorizar a vida dos elefantes. O crescimento na demanda de marfim na Ásia tem incentivado o comércio ilegal de presas de elefante, provenientes principalmente da África. Nos últimos oito anos o preço do quilo do marfim subiu de US$ 100 para US$ 1800. O principal responsável pelo “aquecimento” no comércio é a China. No país há a tradição de um empresário “presentear” um cliente após um negócio fechado com uma presa de marfim.

 

resized_marfim2

 

Segundo especialistas, se o comércio não for contido logo, as populações de elefantes na África podem ser reduzidas dramaticamente. Mais de 600 mil elefantes foram mortos no continente nos últimos 40 anos devido à caça ilegal – a captura dos animais é oficialmente proibida desde 1989. Em Serra Leoa, os últimos elefantes foram mortos em dezembro. No Senegal, há menos de 10 elefantes vivos….

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e membro e diretor do Sub Comitê do Sistema Lagunar da Lagoa Rodrigo de Freitas

 

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 


 

 

CURTAS

 

EBF PESCA

 

EBF

 

resized_LOGO MAIORVocê conhece a EBF PESCA? Somos especialistas em acessórios de pescaria, com mais de 120 tipos de produtos, entre protetores de carretilha, protetores de molinete, capa para vara, estojo para iscas, capa para motor, além de bolsas, mochilas, chapéus, bonés, etc. Fabricamos mais do que acessórios de pesca, fornecemos segurança, conforto e praticidade para os seus equipamentos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca, caça, camping e aventura. Informações www.ebfpesca.com.br   email: marketing@ebfpesca.com.br  ou fone 11 3856 8032.

 

 

mustad-oculosÓculos polarizados e anatômicos Mustad

 

Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, armação leve e resistente, materiais de altíssima qualidade e resistente à corrosão, 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Linha Hank Parker e Pro Series.  Você mais protegido no seu esporte e lazer! Procure nas melhores lojas de esportes] e óticas do Brasil. Conheça a linha completa no site www.mustad.com.br ou facebook: Mustad Brasil

 

 

 

 


 

cal+ºa-2

Calça CBC EVEREST da BY

 

Conheça a calça bermuda masculina, em 100% poliamida, bolso faca e bolso lateral, proteção em cordura na parte traseira e frontal, cinto regulador, zíper na lateral da barra, com proteção UV 64 FPS que não sai na lavagem. Tamanhos: P, M, G, GG e EXG nas cores chumbo e preto. A venda nas melhores lojas de pesca. Informações: tel:(11)2781 9001   contato@byaventura.net.br     site:www.byaventura.net.br

 

 


 

 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulad

 

 

Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

 

 

massabanana-uniaoOutono está aí e, a dica é ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e  facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 


 

 

 

Cooler Deconto

 

 

cooler

 

Perfeito para deixar sua pescaria ainda mais proveitosa e suas bebidas devidamente geladas. Tempo de refrigeração: 30 minutos com capacidade para 12 latas. Este é um dos produtos que você encontra e compra com exclusividade no site www.morodeconto.com.br  Visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

 

 

 

 


 

 

 

 

Bifocal Polarizado – JF SUN

 

JFSUN-BIFOCAL-

 

 

Chega de sofrer na hora de usar o celular, o relógio, o GPS, conferir a linha no anzol e sua tralha de pesca. Aproveite a pescaria! O óculos de sol JF SUN Bifocal Polarizado é a solução para quem usa grau de leitura (presbiopia) e não abre mão de um bom óculos de sol polarizado. Graças a uma pequena lente de grau injetada na lente. Perfeito para quem necessita de praticidade e eficiência em suas pescarias e no seu dia a dia também. Nos graus +1.50 / +2.00 / +2.50 / +3.00.

Compre na loja virtual www.jfsun.com.br. Aceita todos os cartões de crédito e parcelamento em até 6X sem juros. Lojas físicas: No Guarujá: Shopping La Plage – Loja 118 e em Ubatuba: Shopping Porto Itaguá – Loja 39 e Galeria Patio Guarani – Rua Guarani, 791 loja 4.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPECIAL/PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: ‘Prêmio é mo... “São 60 anos ininterruptos. Para nós é motivo de orgulho e uma honra muito grande premiar atletas e dirigentes ao longo de seis décadas. Orgulho em sa...
NIPPAK PESCA: SOBRE A REPRODUÇÃO EM PEIXES Por: Sergio Luiz dos Santos Tutui e Marcelo Ricardo de Souza   Uma espécie é um conjunto de indivíduos que apresentam características semel...
NIPPAK PESCA: Fly Fishing – Informações iniciais... A porta de entrada para um mundo abrangente e envolvente. Muitos ainda associam somente à pesca de trutas mas pode se pescar quase todas as espécies, ...
GOLFE: Taça Emi Nomura integra calendário de 2015 ... A Federação Paulista de Golfe (FPG), maior federação da modalidade do Brasil, já publicou em seu site o calendário de eventos para 2015. A temporada, ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *