NIPPAK PESCA: Aventuras – Trekking, Enduro ou caminhada

Atividade física baseado no ato de caminhar e propiciar ao participante, exercício aeróbico e ao mesmo tempo contato com a natureza.

 

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

01_treking-roraima

 

Muitos locais de pesca só podem ser atingidos a pé, caminhando. Assim abrimos espaço para esta atividade que é praticado como forma de lazer ou em competições – identificado como trekking, enduro a pé ou corrida de aventuras – modalidade que surgiu através da adaptação de regras dos rallyes de motos e jipes.

Com origem sul africana a palavra trekking segundo a Wikipedia significa percurso a pé e, é uma atividade ao ar livre possível de ser praticado em qualquer idade. Quem não pratica atividade física com regularidade o melhor são caminhadas curtas, em praias, ruas de lazer ou parques urbanos. Claro que antes sempre é bom passar por uma avaliação médica.

Para os que gostam de aventuras e resolvam sair fora das áreas urbanas é aconselhável a companhia de guias experientes que já tenham feito a trilha. Uma das maneiras de iniciar no esporte é utilizar de agência especializada ou grupo organizado de praticantes da modalidade. Embora a primeira vista pareça fácil, implica em avaliar corretamente o ritmo de cada um além de aprender a caminhar em ambientes naturais e observar locais ou riscos que podem causar sérios acidentes.

É acessível a maioria pois são poucos os equipamentos para sua prática e o país é privilegiado para a prática por contar com diversas trilhas mapeadas e sinalizadas, além das áreas comuns a todos como parques públicos, praias e etc.

 

Tipos de trekking

UM DIA – de curta duração, é uma atividade muito praticada principalmente próximo aos grandes centros urbanos. Tem até 10 km com início e fim bem definidos.

LONGA DISTÂNCIA – Caminhada com objetivo de atingir um ponto proposto, levando na bagagem alimentação e equipamentos para pernoitar (barraca e saco de dormir).

DE REGULARIDADE – Com caráter competitivo tem o percurso, desconhecido para participantes, pre determinado pela organização onde o importante não é a velocidade final e, sim a regularidade que é aferida em pontos definidos.

DE VELOCIDADE – Também de competição aqui o objetivo é encontrar os postos de controles determinados cronologicamente pela organização no menor tempo, usando cartas de navegação e bussola.

 

Normalmente as equipes contam com 3 a 6 integrantes.

 

02_abbv-net-br

 

 

Equipamentos

Calçados – Botas conferem segurança para a irregularidade dos pisos e existem no mercado variados modelos de tênis específicos para a caminhada outdoor, sendo mais uma opção para quem quiser se aventurar no esporte. Fuja dos solados que escorregam nas pedras. Meias de algodão – por encharcar rapidamente – não são indicadas. De preferência, utilizar 2 – uma fina e outra mais grossa (de lã nos locais frios) para diminuir o atrito.

Mochila – substituída pelo pochete nos trajetos curtos, tem o tamanho ideal quando comporta toda a bagagem a ser utilizada no percurso.

Vestuário – Tecidos de secagem rápida com proteção solar são os indicados, além de um corta vento ou capa de chuva, sempre é bom fazer uso das calças-bermudas que diminuem a quantidade de roupa a ser utilizado.

 

03b_mantiqueira

 

Cantil – água é fundamental, porisso é artigo de segurança contar com um de no mínimo 1 litro ou com tamanho adequado para atender o tempo do percurso com sobras.

Acessórios – Bonés, chapéus e óculos polarizados são de grande utilidade, pois protegem do sol e da chuva. Protetor solar e repelente a insetos também é útil ter a mão além de um bastão para caminhada.

ACESSÓRIOS ESPECÍFICOS PARA COMPETIÇÃO – Nas provas de aventuras bussolas são artigos indispensáveis para orientação, assim como as calculadoras para determinar e calcular as distâncias a serem percorridas. Para proteger a planilha de anotações um saco plástico dá conta da situação.

Em competições é normal a organização proibir o uso de aparelhos de comunicação (telefones celulares, via satélite, gps e etc) que possam fornecer elementos de localização. Exceção feito aos rastreadores e rádios fornecidos para segurança dos participantes no evento.

Agora para quem pratica por lazer vale completar a mochila com outros itens de segurança como: kit de primeiros socorros, apito, canivete, alimentação de alta concentração calórica (barra de chocolate, banana açucarada ou biscoitos) e isotônico. Também é altamente recomendável o uso de rastreadores ou aparelhos que fornecem rapidamente dados seguros para determinar sua localização em caso emergência.

 

04_spot3SPOT Gen3 é o primeiro rastreador pessoal via satélite do mundo e, surgiu da necessidade de proporcionar comunicação e segurança àqueles que vão se aventurar e viajar para áreas remotas. O praticante pode enviar sua exata localização para os contatos previamente cadastrados em sua conta através de mensagens pré-configuradas, que podem ser editadas a qualquer momento.

É um produto leve e pequeno, porém robusto o suficiente para aguentar choques, situações diversas de temperatura e altitude, além de ser a prova d’água.

Dicas

O rastreador precisa de uma visão clara do céu para obter um sinal GPS e fornecer as informações de localização mais precisa, assim não é indicado utiliza-lo dentro de casa, caverna ou em florestas muito densas.

Mantenha seu rastreador com a logomarca virada para cima em direção ao céu, isto melhora o desempenho do seu equipamento pois a antena está localizada abaixo dela e, para evitar interferência posicione-o a pelo menos 12 cm de distância de outros dispositivos GPS.

Tenha sempre um documento e contato de emergência guardado no bolso da roupa, isso facilita muito no caso de acidente com perda de consciência.

Aguarde para edições futuras mais dicas sobre esta modalidade tão envolvente que a cada dia conquista mais adeptos.

Ótimas Pescarias e Aventuras!!!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

    Apoio:

    Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

    Fishing Co   www.fishingco.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

    Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


     

     

    CURTAS

    Cachaça Morro Vermelho

    morrovermelhoProduzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG partir da cana-de-açúcar, a cachaça é uma bebida natural e genuinamente brasileira que cuidadosamente segue a receita original que vem sendo passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, é um drink leve que desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou, ainda, na famosa caipirinha. Esperamos que você aproveite esta bebida e que ela possa estar presente em muitos de seus eventos e comemorações. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

     

     


     

     

    Topfishing Tur

    FaceFraserFish9

    logoUma nova fronteira para grandes pescarias ao seu alcance. A Top Fishing lançou o destino Costa Oeste do Canadá para pesca de Trutas, Esturjões, e, Salmões tanto no mar como nos rios. A entrada é por Vancouver e os locais de pesca estão em um raio de 150km.  Além dos lindos cenários e locais de hospedagem o participante tem a facilidade de não precisar levar nenhum equipamento de pesca pois está tudo incluso na programação. O melhor período é setembro e outubro. Ainda dá tempo !  www.topfishing.tur.br    (11)  9 7531 0969

     

     


     

     

     

    02_Jose-CarlosLivro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    01_livroApresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

    massa-goiaba

    Massa para pesca – União Pesca

    É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

     

     


     

     

    SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

    rastreador2

    resized_ok-spotcomsatRastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com Visite nosso stand na Pesca Trade Show! Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

     


     

     

    resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

    resized_logocamisa-manga-longaDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      SUMÔ: Hatiro Shimomoto apresenta estandarte feito ... O presidente de honra da Confederação Brasileira de Sumô, o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, apresentou, no último dia 13, em seu escritório, na...
      TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira ‘desafia’ fér... Realizada no último dia 5, na cidade de São Bernardo do Campo, a 7ª etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa mais uma vez superou todas as expec...
      SUMÔ: Sul-Americano define equipe para o World Gam... O “veterano” Willian Takahiro Higuchi acabou sendo a grande surpresa do 21º Campeonato Sul-Americano Masculino de Sumô, realizado pela Confederação Br...
      BEISEBOL: Seleção Centro-Oeste é campeã do 36º Cam... Com uma vitória sobre a Paulista por 11 a 1, a seleção da Centro-Oeste sagrou-se campeã da categoria Ouro do 36º Campeonato Brasileiro de Beisebol Int...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *