NIPPAK PESCA: Baixas temperaturas, chuva, vento e frio são boas condições para caminhar?

As vantagens para quem sair da cama e encarar o frio para exercícios físicos.

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

Embora seja difícil sair da cama quentinha, do aconchego do sofá e uma manta, além do chocolate quente ao alcance da mão, vale a pena encontrar coragem e ir para academia ou então, se tiver um local adequado, sair para uma atividade externa na natureza, pois isto além de esvaziar a mente, potencializa o trabalho muscular com mais energia se comparar com o mesmo exercício durante o verão.

Então se você driblar o frio e não se incomodar com a baixa temperatura, a pratica de exercícios no inverno pode ser realizada sem problemas e com ganhos extras…

Cuidados

Quem tem problemas no coração ou pressão alta deve ter cautela, pois os vasos sanguíneos tendem a ficar mais contraídos, comprometendo a circulação, precisando que o coração trabalhe mais para cumprir sua função. O ideal é realizar as atividades em ambiente fechado no frio intenso. Pessoas que se enquadram nestas condições melhor optar pela esteira e a bicicleta ergonômica.

Manter sempre o corpo aquecido então vista-se bem, mesmo que isso comprometa sua mobilidade. E conforme for esquentando elimine algumas peças mas se o ambiente estiver frio mantenha-se sempre agasalhado. Boa escolha é usar tecido sintético, e por cima nylon para proteger o corpo contra o vento e chuva permitindo a troca de calor. E seja no ambiente externo ou interno, não permanecer com as roupas molhadas após termino do treino.

Se a roupa estiver úmida por causa da chuva ou suor, não se tem risco a saúde durante a atividade – o organismo conta com a termorregulação que mantem a temperatura em 37º C – porem ao parar, o corpo entra em processo de resfriamento porisso a necessidade de trocar as peças molhadas por outras secas.

Nem é preciso falar da importância do aquecimento inicial antes de qualquer exercício, isto é, começar sempre qualquer movimento em ritmo leve, preparar as articulações e musculatura soltando-as devagar. Na caminhada, iniciar com passos curtos e mexer bastante as pernas e mãos por pelo menos 5 minutos.

Durante o exercício perceberá que as extremidades costumam ser mais afetadas pelo tempo frio sendo a contração dos vasos sanguíneos intenso em todo o corpo. Importante ficar de olho na frequência cardíaca e interromper a atividade se os batimentos acelerarem demais.

Dentro de casa, subir e descer escadas é uma boa alternativa.

Preferir as horas mais quentes do dia para as atividades, melhor no final da manhã e início da tarde.

 

 

Caminhadas

 

 

Cuidado maior ao planejar suas rotas, melhor optar por caminhos secos e planos. Estradas podem estar escorregadias e assim perigosas. Se for em ruas, melhor contra o fluxo do transito, assim estará atento a tudo que acontece. O ideal é alternar caminhadas com trote acelerado intercalando com desaceleração e repetir as sequencias.

Proteger os pés com meias sintéticas ao invés do algodão, pois ajudam a prevenir bolhas ao evitar o acumulo de umidade no local. Tênis para trilhas é o recomendado por ter mais tração e prevenir escorregões.

No inverno se gasta mais calorias pois além do processo normal é preciso se manter aquecido. Em contrapartida aumenta a vontade de consumir alimentos calóricos pela aceleração comum do metabolismo.

 

 

A caminhada – atividade suave e de resistência – melhora a capacidade cardíaca. Nos dias frios o corpo pede mais trabalho para manter a temperatura interna, favorecendo a circulação sanguínea, e o coração se revigora ao bater com mais força. Somando tudo isso se tem o fortalecimento das suas defesas.

 

 

Segurança

 

 

Dependendo do local é bom fazer uso de um bastão de caminhada para manter o equilíbrio e evitar pisar em falso.

Avisar as pessoas próximas para onde vai e o tempo previsto para atividade. Rotas novas é bom se precaver, e ter a mão um aparelho tipo rastreador além do telefone celular (melhor ainda se for um telefone via satélite, sempre vale a prevenção).

Cada pessoa tem um perfil diferente, importante consultar sempre o seu medico e contar com informação especializada para saber o que oferece benefícios para sua saúde.

Lembrar de hidratar o corpo, bebendo agua, sucos, sopas e etc durante esta estação do ano que é mais seca.

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

     

    Apoio:

    Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

    Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

    SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

     

     

     

    A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!

     


     

     

    Camarão articulado – Maré Iscas

     

     

     

    O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

     

    jose-carlos 

     

    Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

     

    Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     


     

     

    SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

     

    rastreador2

     

     


     

     

    A menor lancha de fibra do Brasil – Xspeed 120

     

     

     

     

    Vantagens de uma XSPEED: preço igual ou menor que um Jet, leva até 4 passageiros, som, áreas secas para guardar pertences, espaço para cooler, é leve e fácil de transportar pesando apenas 220kg o conjunto. O custo de manutenção é baixíssimo, você pode guardar em casa numa vaga de carro eliminando custo de marina e seu consumo de combustível é de apenas 8 litros/hora. Seja equipado motor Suzuki 30HP ou Yamaha 40HP é uma lancha ágil, econômica e muito versátil. Navega perfeitamente com até 4 pessoas, absolutamente estável e segura. Também com ambos motores você puxa esqui ou Wake board, seja no mar, rio, lagoas ou represas. Informações com Carlos Sohck Ferreira email: carlos.s.ferreira@spotcomsat.com.br (11) 9.8343.1521 Conheça mais sobre o estaleiro www.muranoyachts.com.br e neste link, vídeo da XSPEED em ação https://youtu.be/bD6mNhERvAA  Visite-nos na Let´s boat 2017

     

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: Tênis de Mesa Universitário de SP: ...   Em 2013, a Fupe - Federação Paulista Universitária, nos autorizou a tentar resgatar a modalidade no seu quadro de competições, já que desde ...
      Atletismo: Associação Nikkei Mirim de Atletismo re... A Associação Nikkei Mirim de Atletismo e a Associação Até a Vista (Anma) realizou no último dia 25, na pista de atletismo do Constâncio Vaz Guimarães,...
      NIPPAK PESCA: Praticando e treinando com o seu equ... Não adianta inventar, é preciso conhecer bem o seu equipamento e, para isso é treinar, treinar e treinar. Isto vai te dar confiança e segurança quando...
      NIPPAK PESCA: INTRODUÇÃO A TENKARA BR Considerando o uso milenar da técnica tenkara e o recente sucesso nos Estados Unidos, rodbuilders brasileiros criaram a TenkaraBr, para desenvolver o ...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *