NIPPAK PESCA: Bóias

 

Diferentes modelos podem facilitar e muito as pescarias, um fator a mais para considerar para o sucesso ou não. Diferentes modalidades e espécies de peixes traduzem em variadas formas de apresentação da isca e, estes artefatos podem fazer a diferença.

Mauro Novalo

 

Utilizadas quando se precisa posicionar a isca em determinada profundidade ou manter o anzol iscado longe do fundo. Outra função agregada em alguns modelos (com chumbo incorporado ou não) é a de facilitar o arremesso de iscas leves, sejam naturais ou artificiais.

 

A bóia denuncia visualmente a presença ou mordida do peixe, deslizando para um lado, balançando ou afundando. O momento correto da fisgada depende da habilidade e experiência do pescador.

 

O material utilizado sua para fabricação varia muito, os mais comuns são de: madeira, cortiça, plástico e isopor.

 

 

Características de alguns modelos

 

Lambaris:

 

Feita de isopor de duas cores com o formato de um pião. Apesar do nome pode ser usada para vários tipos de pescaria, pois sua numeração varia desde a pescaria de lambaris até peixes bem maiores.

 

 

Sensíveis ou Palitos:

Normalmente feita de materiais simples, para utilizar nas varinhas caipiras (de bambu) ou lisas telescópicas. Comuns de ver nas pescarias de barranco atrás dos peixes menores.

 

Charutos:

 

Feita de poliuretano e com formato acompanhando o seu nome. Cores fosforescentes facilitam sua visibilidade, podendo ser simples ou com chumbo embutido, para longos arremessos. Encaixa em diversos tipos de pescarias para quem usa molinete ou carretilha.

 

 

 

 

Luminosas:

 

Nos costões de praias é comum ver luzes cortando a escuridão da noite e caindo nágua, são os pescadores atrás dos peixes espadas.

Utilizada nas pescarias noturnas, principalmente pelos iniciantes, devida a sua simplicidade. As confeccionadas em material plástico, vedada por uma tampa de borracha, que contém em seu interior um contato de metal, uma pilha e uma lâmpada estão em desuso.

Atualmente bastões químicos luminosos (quando quebrados misturam solução que causam luminosidade por determinado tempo) encaixados em bóias comuns, proporcionam além da maior visibilidade, redução de custo (não precisam de pilhas) e, além de da praticidade não sofrem o efeito da maresia.

 

 

Inteligentes:

 

 

Para justificar o nome, avisam quando a massa ou isca acaba deitando na superfície da água.

 

 

 

 

 

Arremessos:

 Para lançar iscas leves e posicionar no local desejado. Extremamente leves ou com certo peso, fabricados em madeira, isopor ou plásticos levam a isca próximo dos peixes.

 

 

 

 

Cevadeiras:

Desenvolvidas para utilização nos pesque-pagues, tem a seguinte estrutura

– bóia

– compartimento de carga

– um tubo que une os dois itens acima

 

Funcionam da seguinte forma:

– coloca-se a ração flutuante no compartimento de carga. No arremesso, a força centrífuga produzida pela rápida rotação, o mantém preso a bóia e a ração não cai. No contato com a superfície do lago, o compartimento afunda pela força do peso do chumbo preso ao fundo, liberando a ração, cevando todo o seu redor, atraindo os peixes à superfície e posicionando-os próximos da isca que pode ser natural ou imitação de ração.

 

Também funcionam como bóias de arremesso e estes precisam ter sempre a mesma intensidade, desde o início, para que a ração não escape. Para os iniciantes, um equipamento equilibrado e não lançar às grandes distâncias são as dicas.

 

Além destas, algumas destinadas a pescarias de peixes específicas como:

 

Carpas

 

 

Desenhadas especialmente para atender estas espécies, trabalham com chumbo solto na linha para posicionar a isca no local previamente escolhido pelo pescador além de deixa-la na altura pretendida. Os adeptos desta pescaria costumam utilizar 3 montagens de equipamentos iguais para melhores resultados.

 

 

 

Robalos

 

 

A diferença é o chumbo incorporado para atender os lançamentos precisos e próximos ou embaixo de galhadas, posicionando o camarão vivo junto do peixe a espreita.

 

Ótimas pescarias!!!

 

 

 

Apoio:

MTK Fishing Adventure Outdoor    www.mtkbrasil.com.br 

Bem Bolado   www.bemboladome.com.br  

Produtos Petersen    www.pescabrasil.net/petersen.html     

TenkaraBR      www.rodsbyjorge.com.br

Moro e Deconto    www.iscasartificiais.com.br

Piscicultura Chang   www.pisciculturachang.com.br

 

 

Comentários: para deixar sua opinião, basta escrever sua mensagem no box logo abaixo (leavy a reply). Indentifique-se colocando seu nome/apelido e e-mail (este ficará em sigilo) e em seguida clique (Submit Comment). E pronto é só aguardar. 

f share = compartilhar no facebook

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

NIPPAK PESCA: O que é pesca esportiva? Qual a rela...   Praticada e com regras específicas em muitos países, o catch and release ( no Brasil = pesca esportiva) gera divisas com o turismo da pesca. ...
NIPPAK PESCA: Expedições Amazônicas – Acampamento ...   Continuando a falar sobre o acampamento em plena selva amazônica, trataremos hoje sobre o material utilizado e algumas espécies de peixes poss...
NIPPAK PESCA: Tenkara Continuando a falar sobre esta modalidade de pesca, que tem sua origem no Japão, é hora de mostrar como adaptar uma montagem da vara utilizada nestas ...
NIPPAK PESCA: SOBRE A GESTÃO DE RECURSOS PESQUEIRO... Pode-se inferir que o início da Gestão Pesqueira ocorreu no início do século XX, a partir do surgimento de uma nova linha de ciência, a Biologia Pesqu...

One Comment

  1. onde comprar no atacado a boia tipo borrachão com soquete com 02 pilhas pequena

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *