NIPPAK PESCA: Cachaça – um produto genuinamente nacional!!!

Quando se fala em pescador o imaginário popular remete ao homem pescando na beira do rio, com uma garrafa de pinga e uma varinha na outra mão. Até hoje estamos tentando mudar esta visão preconceituosa e, o mesmo acontece com a cachaça, que apesar do reconhecimento no exterior ainda tem muita gente que vira a cara para esta bebida tão popular.

Por Mauro Yoshiaki  Novalo

 

 

resized_03_canadeacucar

 

O pescador atual é um estrategista, traça um plano e planeja como chegar ao resultado final que é capturar o peixe. Tem paixões além da pesca e podemos dizer que algumas são: comer e beber cada vez com mais qualidade. Falando em bebidas, muitos gostam de cerveja e também são apreciadores de uma boa caninha. Assim é uma boa hora para saber um pouco mais sobre o tema.

Anotações indicam que os egípcios inalavam vapor de líquidos fermentados para curar mal estar e, muito tempo depois gregos obtinham num pedaço de lã o vapor da resina do cedro. Com a torção da lã, tinham o acqua ardens – água que pega fogo.

Com a expansão do império Romano, alquimistas da época espalharam o produto por toda a antiga Europa e Oriente Médio. Cabe aos árabes o crédito da invenção dos primeiros equipamentos de destilação, que deram origem aos utilizados até hoje para frutas e cereais de cada região. Assim a Itália com o cultivo da uva produzia a grappa, na Alemanha era a cereja negra para o kirsch, Escócia era a cevada para o scoth, Rússia o centeio para a vodka e no Japão o arroz para o sakê.

 

04a_moendadecanarodaagua

 

Portugal optou pela destilação do bagaço da uva resultando na bagaceira, “talvez” o precursor da nossa bebida. Nas suas incursões marítimas introduziram no Brasil Colônia a cana de açúcar e surge então entre 1533 e 1548, em algum engenho o vinho de cana de açúcar, denominada cagaça, que inicialmente passa a ser servida aos escravos e nativos. Com a destilação deste produto surge a cachaça que torna-se moeda corrente no mercado de escravos. A descoberta do ouro leva muita gente a Minas Gerais e consequentemente a cachaça lá está presente para esquentar o povo e amenizar as baixas temperaturas da região.

 

Disseminada em toda a Colônia se populariza inclusive entre os senhores de Engenho incomodando Portugal que descontentes com a desvalorização da bagaceira e dos vinhos produzidos pela Corte, a partir de 1635 proibem a fabricação e a venda da cachaça. Para tentar inibir o mercado negro, nova ordem por parte da Corte é expedida ordenando a destruição de todos os alambiques da colônia bem como dos navios que transportassem o produto. Esta queda de braço continuou até 1661 quando foi liberada e a cachaça foi taxada e se tornou outra fonte de recursos para a Metropole. Apreciada pela maioria da população esta constante taxação provocou descontentamento geral ocasionando muitas revoltas por muito tempo.

Atualmente reconhecida internacionalmente depois de ser apresentada em variados aperitivos, tendo como carro chefe a caipirinha tornou-se oficialmente a mais brasileira das bebidas.

Com a atualização das técnicas de produção e o envelhecimento em toneis de variadas constituições, algumas marcas tem o status como premium com garrafas que hoje se equivalem em preço com os mais caros e prestigiados destilados do mundo.

 

05a_caipirinha-website

 

No Brasil inteiro temos muitas e muitas destilarias: grandes, pequenas, industriais ou artesanais, produzindo a todo vapor as mais variadas “caninhas””, consagrados ou não que abastecem o mercado nacional com marcas e preços diversificados, atingindo praticamente todos os gostos. Pinga, branquinha, cana são outros nomes dado à aguardente de cana e 13 de setembro é considerado o dia Nacional da Cachaça.

Sobre a origem do nome cachaça já temos polemica suficiente sobre o assunto e, muitas versões fornecidas por diversos pesquisadores. Então se quiser saber mais, pesquise que encontrará dentre as variadas posições uma que considerará mais adequado. As diversas teses sobre o aparecimento, métodos de produção e armazenamento são temas a serem abordados em matérias futuras.

No país, pela diversidade de clima e temperaturas apresentadas nas suas respectivas regiões de fabricação serem muito distintas faz parte da lógica dizer que o produto final será único, mesmo que sejam próximos o tipo, qualidade e manuseio da cana plantada. Cada cidade e estado apresentará um resultado final sempre diferenciado, seja pelo detalhe exclusivo na produção, na forma estruturada para o trabalho de depuração, destilação e armazenamento.

 

06a_onça

 

O desenvolvimento de uma técnica específica para um produto de qualidade leva tempo, consome muitos anos de aprimoramento e testes como o que foi realizado para trazer para o consumidor a cachaça Serra Pantaneira, oriunda do pantanal Mato Grossense que teve muitas dificuldades para ajustar o tempo exato de fermentação da cana. Elaborado dentro uma comunidade quilombola, todo o processo de produção e alambicagem é feito com mão de obra familiar e o produto tem o Selo de Registro do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro), para atestar o seu diferencial: de ser uma cachaça artesanal. Todo o corte é feito de maneira manual e é produzida em quantidades anuais limitadas.

Mais detalhes no site www.serrapantaneira.com.br Aproveite para curtir o outono com Samba, Feijoada e Serra Pantaneira neste sábado no Bar das Batidas – O C… do Padre – na Rua Padre de Carvalho, 799 – Pinheiros/São Paulo/SP -dia 14/5 a partir das 13h – Informações (11)3539 4227

Beba com moderação e, se for dirigir não beba!

 

Fonte de pesquisa: Wikipedia.org, IBRAC- Jairo Martins da Silva

 

 

resized_07_logos

 

Ótimas Pescarias!!!

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

    Apoio

     

     

    Cachaça Serra Pantaneira    www.serrapantaneira.com.br

    Catauá Queijos     wwwcataua.com.br

    EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

    Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

    Karandá     www.karanda.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

     

     


    CURTAS

     

     

    PANTANEIRAUma tradição pantaneira – Cachaça Serra Pantaneira

    Há mais de uma década surgiu a ideia de produzir uma cachaça artesanal na região de morraria no Pantanal mato-grossense com características próprias dessa peculiar natureza centro-oestina do Brasil. No início as dificuldades foram muitas, principalmente porque o clima de Mato Grosso é bastante diferente do Estado de Minas Gerais, o que foi preciso algum tempo para revelar o ponto exato de fermentação da cana. Todo o processo de produção, alambicagem, é feita com mão de obra familiar, assim nada é desperdiçado. Elaborado dentro de uma comunidade quilombola, o produto tem selo de registro do P.A.B (Programa SERRA-PANTANEIRAde Artesanato Brasileiro). Serra Pantaneira é uma cachaça selecionada feita em quantidades anuais limitadas e sem fermentação química a fim de manter as tradições históricas da região. Para não alterar o sabor da cachaça, a destilação é processada em alambiques de cobre e não se faz uso da técnica de queimada para colheita de cana. Todo corte é feito de maneira manual. Após o processo de alambicagem, ocorre a separação para qual espécie de madeira a cachaça irá descansar, bálsamo ou amburana. Informações: Murilo Giovaneli (11)98246 0246 e Mateus Stecca (11)98154 5086 site www.serrapantaneira.com.br email: contato@serra pantaneira.com.br Instagram serra_pantaneira

     

     


     

     

    cataua-qCatauá – queijo da Mantiqueira

    logoMais que um produto artesanal com denominação de origem, saudável e saboroso, o Queijo CATAUÁ resgata hábitos seculares de uma civilização rural que ainda sobrevive nas encostas da Serra da Mantiqueira. Com personalidade, o Catauá preserva características das antigas fazendas mineiras. Uma pequena e rústica produção queijeira que, em sintonia com a natureza, em um processo totalmente manual, leva ao consumidor sabor e história. Um queijo único que acompanha o café, um bom vinho ou como ingrediente para os mais diversos quitutes. Informações no site: www.cataua.com.br e email: queijodamantiqueira@gmail.com e Instagram: @queijocataua

     

     


    CESTO PARA RECOLHIMENTO DE LINHA FLY EBF PESCA

    logoebf

    cestoflyUtilizado para acomodar a carabina articulada ou espingarda. Confeccionado em nylon super resistente, tem espaço interno com dois compartimentos, forrado e revestido com espuma flutuante. Possui bolso frontal e sistema para uso de cadeado. Tamanho de 80 cm. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

     

     


     

     

    O.C.A –  Objetos Concreto Artesanais + Oficina Criativa

    OCA

    Arquitetura são criações feitas por uma arquiteta-mãe-pedreira.Todos os produtos são elaborados manualmente e recebem todo carinho para florear, iluminar ou decorar seu cantinho. Uma casa bonita é capaz de transformar o indivíduo, de trazer harmonia, personalidade e coragem. A  O.C.A está aqui pra te ajudar nessa missão! Informações www.ocaprodutos.com e email: contato@ocaprodutos.com  fone:(21)98023 7832 Instagram: oca_produtos

    O.C.A 

    Objetos Concreto Artesanais

     

     


     

     

    Camisas Gafanhotos Team

    A0009_azul

    PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529

     

     


     

     

    pampo

    Camarão articulado – Maré Iscas

    mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

       

      Related Post

      NIPPAK PESCA: Curtas   NEW FISH Pesca e Bazar     Fácil acesso pelo metrô Estação Liberdade. Produtos de primeira qualidade para atender o mais ...
      FUTEBOL: Koichi Hashimoto é mais um no bando de lo...   O Corinthians ganhou um reforço rumo a conquista do bicampeonato Mundial da Fifa, que acontece entre os dias 6 e 16, no Japão. Trata-se do e...
      NIPPAK PESCA: VANCOUVER – Columbia Britânica / Can... Portão de entrada para pesca de trutas, salmões e esturjões   Por Ari Batista Neto*     Vancouver é a maior área metr...
      NIPPAK PESCA: Os ameaçados tigres Por Marcelo Szpilman       Estudos recentes, indicam que existem apenas 3.200 tigres, da espécie Panthera tigris, viven...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *