NIPPAK PESCA: Carnaval, feriadão e calor, bons motivos para pescar na praia!

O Brasil conta com cerca de 8.000km de litoral e, neste feriadão de carnaval com a previsão de dias de muito calor, uma boa idéia é juntar descanso e pescaria.

Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

resized_ilha-PONTAdaPRAIA

 

Aproveitar os dias do feriadão prolongado – carnaval – na praia não deixa de ser uma boa opção para quem tem para onde ir e ficar acomodado. Com os dias quentes e ensolarados deste verão, nada melhor do que ter diversão para família inteira, pois dependendo do local (mais tranquilo e sem movimento) poderá curtir o sol e praia enquanto pesca.

Como qualquer outra modalidade, tem equipamento específico para melhorar seus resultados. Confira nossa sugestão do que usar na hora de montar a sua tralha. Evite acidentes, lembrar que a prática só é possível se a praia estiver livre de outros frequentadores e banhistas.

 

 

Licença de Pesca Amadora

Como toda e qualquer atividade pesqueira, só é permitida com a autorização do órgão competente, no caso, o Ministério da Pesca e Aquicultura. Assim, o pescador deverá estar de posse da “Licença da Pesca Amadora”, que quando solicitada deve ser apresentada a fiscalização, com a carteira de identidade e o boleto bancário comprovando o pagamento da taxa correspondente a categoria do praticante. Pode ser obtido via internet, no endereço eletrônico http://sinpesq.mpa.gov.br/pndpa/web/pesca_amadora.php  validade é 1 ano contada a partir do dia do pagamento do boleto bancário.

 

 

Tralha

As varas para esta modalidade podem ser telescópicas ou em partes. No caso das longas varas para molinetes, em muitos modelos o passador próximo ao cabo acompanha o diâmetro do carretel do molinete e é dobrável para evitar quebras e facilitar na hora do transporte.

 

 

Opção 1 – Pesca na espuma

Vara até 2,75m e capacidade de arremesso para 80 gramas – ponta fina ou de agulha

Vara leve para o pescador ficar com ela na mão para sentir a batida do peixe. Conhecida como pescaria na espuma, isto é, a curta distância, os peixes são menores e rápidos na mordida

 

Carretilha ou molinete médio para pequeno

Não precisa de muita linha, pois irá efetuar lançamentos de no máximo 60 metros

 

 

Linha 0,18mm a 0,20mm

Como a finalidade é a procura dos peixes de menor porte que ficam na espuma das ondas, linha fina para alta sensibilidade e menos ação dos ventos e ondas com líder até 0,35 mm

 

 

Necessidade do líder para o caso de um peixe de maior porte bater na isca

Líder com 3 vezes o comprimento da vara, para o pescador poder duelar com o peixe com segurança e, aguentar na hora do arremesso do peso do chumbo + iscas

 

kitsune

Anzóis pequenos modelos Akita Kitsune – 6 ou 7 e Maruseigo – 6 a 8

Como o objetivo é o peixe de menor porte com boca menor, um anzol afiado e pequeno é o recomendado

 

 

Opção 2 – Pesca de espera

Vara de 3m ou maior, com capacidade de arremesso de chumbada de 80 gramas para mais

Aqui o peixe visado está longe da areia e, para conseguir os longos lançamentos é necessário vara com maior potência. A escolha recai sobre varas que possam arremessar chumbadas mais pesadas = igual maior distância alcançada. Destaca-se também que vara longa propicia a linha ficar bem mais alta que as ondas, melhorando assim a sensibilidade e visibilidade da batida do peixe.

 

 

Suf Cast denomina modelo com comprimento que supera 3,90m – tendo como referência principal sua capacidade de arremesso ou cast weight anotada em libras ou gramas.

 

Carretilha ou molinete médio para grande;

Para distâncias maiores, precisará de mais linha e assim a necessidade de aumentar capacidade e tamanho do molinete / carretilha.

 

Linha base de espessura em torno de 0,20 mm;

Aumenta-se somente um pouco o diâmetro mas a linha continua fina, para que saia com velocidade e o mínimo de atrito com o ar

 

Líder até 0,55 mm;

O líder é para proteger contra os peixes de maior porte que porventura entrem na pescaria e, também para suportar no momento do arremesso o peso da chumbada + iscas

 

 

maruseigoAnzóis médios modelo Maruseigo tamanhos entre 10 a 16

Aumenta-se o tamanho do anzol, para oferecer uma isca maior.  O modelo em questão apresenta robustez combinando com ponta altamente afiada, além de um desenho especial que resulta em fisgada mais certeira.

 

 

resized_rapala 425

 

 

Para as varas das duas opções, observar a anotação do cast que a mesma suporta pois, se for inferior o arremesso é frouxo, enquanto se for superior ao tolerado pode ocasionar a quebra.

 

 

Chumbadas (para as duas opções)

Para locais em que existam muitas pedras, utilizar os arredondados como: gota, beach bomber, pingo, bola, etc. Óbvio que precisa adequar o peso x distância pretendida x capacidade do equipamento.

 

chumbada

 

Para locais sem enrosco, com fundo de areia, utiliza-se chumbadas com linhas retas e que permitam neutralizar parcialmente a ação maré, correnteza e etc, neste caso o formato mais indicado é a pirâmide, triângulo, beach bomber ou aranha (garateia) e seus derivados.

Normalmente na pesca de praia o mais utilizado é o modelo pirâmide, que agarra no fundo de areia devido ao seu formato, proporcionando boa ancoragem quando a maré está forte.

Carambola e beach bomber são os mais aerodinâmicos, proporcionando arremessos longos devido ao formato aerodinâmico e capacidade de cortar o ar.

Gota mais utilizada quando se tem fundo de pedra. Este modelo quando tracionado tem como tendência subir à superfície, minimizando o risco de enrosco.

Medalha – tem um furo no meio e ação igual ao de gota.

Oliva – é a chumbada mais comum, com furo que vai de ponta a ponta, sendo colocado antes do anzol deixando a linha solta, proporcionando maior sensibilidade na mordida do peixe. Normalmente utilizada para isca viva.

Já o modelo aranha (garateia) alia formato aerodinâmico com ganchos abertos no lançamento. Depois do contato na areia estes ganchos enroscam no fundo arenoso, travando a chumbada. Antes de recolher é dar um tranco e os ganchos desarmam.

 

Rabicho ou chicote

O chicote ou rabicho é constituído de um conjunto de terminais, que levará: os anzóis e chumbada unidas ao arranque por um girador. Estes terminais ficam na distância determinadas através de nós de correr, e entre eles coloca-se uma miçanga para evitar cortes.

Inicialmente, a linha a ser usada no rabicho deverá ser ligeiramente mais resistente que a linha mestre com aproximadamente 80 cm de comprimento.

Utilize linhas transparentes (evite as coloridas) e dê preferência as de fluorocarbono. Na ponta deverá ser presa um snap (facilita na hora de trocar a chumbada por outra), e depois o mdelo de chumbada que julgar conveniente.

Podem ter 2 ou 3 pernadas (linha que une o terminal ao anzol), e o comprimento destas são ajustadas conforme o fundo ou por exemplo se quiser simular que a isca esteja viva, uma linha fina bem mais comprida que o líder fornecerá os movimentos para esse blefe.

 

bomba corrupto uniaoIscas

As melhores iscas são as capturadas no local da pescaria. Se a praia tiver corruptos (pequenos crustáceos que se enterram na areia), então com um apetrecho especialmente montado para isto facilita a sua captura. Outras iscas: minhocas de praia, tatuíras, baratinhas do mar, moluscos e sem esquecer das lulas e camarões em pedaços. Para os grandes peixes: pedaços de pequenos peixes ou sardinhas inteiras. O momento de conseguir a isca é na maré baixa, quando observamos os buraquinhos na areia, que posteriormente a água do mar vai cobrir. Maré enchendo é hora de iniciar a pescaria.

 

Para não perder a isca no instante do arremesso é aconselhável o uso de elastricot ou um pedaço de linha bem fina.

 

corrupto1b

 

Se a praia não for de tombo, ou seja, afunda lentamente o ideal é identificar os canais – paralelos a praia – onde os peixes ficam a caça. Para perceber no visual, acompanhe a formação da onda e onde morrer, aí está um canal. O arremesso é para cair após o canal, recolher até sentir na linha uma pressão maior, indicando correnteza mais forte = canal. Colocar a vara no apoiador, travar o equipamento e recolher o suficiente para manter a linha esticada e, aguardar a batida do peixe.

Se preferir iscas artificiais, as imitações de camarões são boas para esta modalidade.

 

resized_iscas mare

 

É bom ter tesouras, alicates e material reserva (linhas, anzóis e etc). Proteção é fundamental então tenha sempre a mão: protetor solar, bonés ou chapéus, óculos escuros, banquetas e os apoios de varas – para facilitar sua vida na hora da reposição da isca e conforto para a pesca de espera. Prefira frutas, alimentos leves e não esquecer de beber muita água para evitar desidratação.

 

prot

 

No final da pescaria, lavar com água doce toda a tralha que levou para a areia, mesmo que não tenha utilizado. Aproveite o feriadão e divirta-se mas, com responsabilidade. Ótimas pescarias!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

     


     

     

    Apoio

    Cachaça Wiba!    www.cachacawiba.com.br

    EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

    Fishing Co    www.stanley.com.br

    Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

    Karandá     www.karanda.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


    CURTAS

    resized_wibaCachaça Wiba

     

    logo_wiba_roxo-headerWIBA! é cuidadosamente produzida na Cidade de Torre de Pedra, a 170 km de São Paulo, em um alambique construído num terreno de 45.000 metros. Antes de ir para o consumidor, passa por vários processos de filtragem, para que não fique nenhuma substância em desacordo com o estabelecido por lei. O alambique é fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, e possui o certificado de Análise da ESALQ-USP. Todo modelo de produção é sustentável, ou seja, todos os subprodutos que seriam descartados, são reutilizados, garantindo o ciclo sustentável de produção. Este método de produção garantiu três cachaças deliciosas: a Branca; Amburana e Blend de Carvalhos. E é só o começo, em breve essa família vai crescer. Mais informações no site www.cachacawiba.com.br fone (11) 5041-1591 email: contato@cachacawiba.com.br instagram: cachacawiba facebook.com/wibacachaca

     

     


     

     

    Camisas Gafanhotos Team

    A0009_azul

    PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529


    Produtos Karandá – Força Pantaneira

    C1

    KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

     

     


    resized_FISHINGCO_teste

    FISHING CO.

    Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email: fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

     

     

     

    resized_logo


    Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

    resized_LOGO MAIOR

    c2

    Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

     

     


    UNIAO-PESCA

    Massa para pesca – União Pesca

    resized_massa amendoimPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     

     

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: Circuito Fedeesp Butterfly teve des... No domingo passado, 19 de junho, foram realizados vários eventos na modalidade de tênis de mesa e o Circuito Educacional Fedeesp, com apoio da Butterf...
      ATLETISMO: Sudoeste é campeã do 76º Intercolonial;...   A equipe Sudoeste, sagrou-se campeã da 76ª Competição Intercolonial de Atletismo, evento realizado nos dias 21 e 22 de julho, na pista de at...
      TÊNIS DE MESA: Aberto do Brasil reúne 28 atletas c... O Aberto do Brasil, que acontece até este domingo (17), na arena de Santos (SP), é a última etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Interna...
      SILVIA IN TOKYO: ICHIRO SUZUKI VIRA LENDA NO BEISE... ICHIRO SUZUKI CHEGOU A UM LUGAR ONDE NINGUÉM JAMAIS CHEGOU NO BEISEBOL     Ichiro, no jogo em San Diego. Foto: Gregory Bull/Associat...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *