NIPPAK PESCA: Catfish

Esta espécie se faz presente no inverno nos pesque-pagues e, além da esportividade propicia carne de excelente qualidade.

Mauro Novalo

 

catfish1

 

O catfish – Ictalurus punctatus – ou peixe gato é um bagre e portanto espécie de couro, onívoro que apresenta barbilhões sensitivos. É um dos peixes que constituem a base da piscicultura dos Estados Unidos onde é conhecido pela boa qualidade e preço competitivo.

No Brasil, foi introduzido em 1972 no Nordeste para estudos e, a partir de 1980 na região Sul, principalmente em Santa Catarina, onde se aclimatou bem e logo teve sucesso na piscicultura. É mais um peixe de grande representatividade econômica, inclusive hoje sendo exportado para o seu antigo país de origem.

Vem sendo criado no Brasil como “peixe de inverno”, uma alternativa para os pesque-pagues. Sua carne é muito saborosa e os filés sem espinhos, com baixo teor de gordura agradam o paladar mais exigente. Para o melhor desempenho, se comporta muito bem em temperaturas em torno de 29 C, sendo a faixa de temperatura para cultivo dessa espécie de 22 a 28°C, mas podem suportar temperaturas de até 16°, assim é boa opção para os dias frios.

Como precisam de uma taxa diária de alimento na faixa 4 a 5% do peso de seu corpo, atacam bem seja na superfície ou fundo, isca artificial ou natural.

Outra característica é a boca, grande e sem dentição. Atenção para os ferrões dispostos nas nadadeiras dorsal superior e peitorais e que, podem machucar seriamente no manuseio ou no processo de limpeza.

Com carne saborosa, nos pesque-pagues não costumam alcançar grande porte, ficando na média de 800g a 1,5kg, mas podem chegar perto dos 10kg. Na natureza existem relatos de espécies capturadas com mais de 300kg.

 

 

BANQUETA-PARA-PESCAEquipamento

Vara de 10 a 20lb com carretilha ou molinete que comporte pelo menos 100m de linha 0,25 a 0,30mm é o suficiente para aguentar o tranco do mais pesado. Líder com linha mais grossa para suportar a espécie de lixa que tem na boca e alguns enroscos que possam existir no local. Chumbo de tamanho suficiente para levar a isca ao fundo, se for pescar deste jeito.

 

 

 

massa-amendoimTécnica

Para quem vai de isca natural, é procurar arremessar para o centro dos lagos ou perto das margens opostas, junto das estruturas se houver. Se for de fundo, minhocuçus ou minhocas bem vivas vão ser boas e chamativas iscas. Pode optar também por salsicha, massa, tripa de galinha, miúdos de frango ou de boi (tripa, coração e fígado cortado em tiras e passados no fubá), queijo e trabalhar mais perto da superfície. Como algumas destas iscas saem fácil do anzol, algumas voltas de elastricot ajudam a segurar por mais tempo.

 

Atenção se for deixar a vara na espera – no apoiador – manter a fricção aberta e, depois da corrida do peixe aí sim travar para começar a briga. Isto para prevenção, pois se entrar um grande pode acabar com o conjunto nágua, devido a pancada e corrida inicial do bicho.

Quem prefere isca artificial, é utilizar a bóia cevadeira e imitação de ração, seja flutuante ou miçanga que vai ter boa briga na ponta da linha.

salvavara2Costuma se mostrar na superfície dos lagos atrás da ração flutuante, com rebojos significativos e ataca com vontade a isca, engolindo de uma vez só. Depois de fisgado é comum nadar vigorosamente em direção a margem. Assim, varas telescópicas longas também são ideais para sua captura, e propiciam boa briga. Vai dar trabalho, caso seja um de tamanho avantajado. Bom ter o salvavara para ajudar na hora da briga e claro, não perder a mesma na hora da batida do peixe.

Sua carne é saborosa e pode ser consumida em forma de iscas, filés, frita, grelhada e assada.

file-catfish

 

Tralha:

Boné ou chapéu, roupas confortáveis, cadeira, óculos de proteção, apoiador de vara ou secretário, mala ou bolsa de pesca, pequenos estojos para anzóis, chumbos e etc. Sempre se informe sobre as regras do estabelecimento para evitar mal entendido.

 

 

 

Ótimas pescarias!!!

 

catfish

 

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

 

Apoio:

BY Aventura     www.byaventura.net.br

Cachaça Bassi   www.cachacabassi.com.br

EBF Pesca   www.ebfpesca.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

EBF PESCA

 

EBF

 

resized_LOGO MAIORVocê conhece a EBF PESCA? Somos especialistas em acessórios de pescaria, com mais de 120 tipos de produtos, entre protetores de carretilha, protetores de molinete, capa para vara, estojo para iscas, capa para motor, além de bolsas, mochilas, chapéus, bonés, etc. Fabricamos mais do que acessórios de pesca, fornecemos segurança, conforto e praticidade para os seus equipamentos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca, caça, camping e aventura. Informações www.ebfpesca.com.br   email: marketing@ebfpesca.com.br  ou fone 11 3856 8032.


 

 

Bassi-Branca-teste2Cachaça Prata Bassi

 

A primeira cachaça paranaense agraciada com selo de qualidade ITQI – International Taste & Quality Institute – com sede em Bruxelas, na Bélgica. A Cachaça Bassi Prata é produzida e depois armazenada para descanso por um período mínimo de 1 ano em tonéis de amendoim – considerado uma madeira neutra, o que significa que não lhe confere alteração em seu aroma e sabor – mantendo assim a cachaça pura e em sua essência natural.  Informações e compras: (43)3531 1435 email: contato@cachacabassi.com.br e site www.cachacabassi.com.br

 

 

 

 

 


 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulad

Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

 


 

 

pintado-tratado-marinhoNova Coleção – Camiseta Pintado da By

 

Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Confeccionado em tecido leve em 100% poliéster, com proteção solar fps 25+ nas cores: marinho e amarelo, nos tamanhos P, M, G, GG e XG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

 

 

 

 

 


 

frente-japona

 

Produtos exclusivos a venda no site

 

A Moro Deconto também vende pelo site e, colocou lá além da linha completa de iscas e acessórios, produtos exclusivos com a sua marca, como esta japona, perfeita para o frio que está chegando. Tem espaço específico para atendimento ao lojista com toda atenção que precisa. Visite, veja e compre, com toda comodidade e segurança!  www.morodeconto.com.br ou  fone (41)3244 5353      email:contato@morodeconto.com.br

 

 

 

 

 

 


 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

05b_MASSA-PRONTA-CARPA-VERMELHA

 

Esta massa pronta é uma das iscas com maior índice de sucesso em pesque-pague. Você pode pescar com bóia cevadeira, torpedinho ou fundo. Embalagem de 100 gramas, com grãos selecionados, amolecidos na pinga e defumados, para evitar a quebra ao colocar no anzol. Ideal para pescarias de redondos, tilapias e carpas. Sabores: goiaba, banana, milho verde. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 

 

 

 

Related Post

NIPPAK PESCA: Vocabulário na pesca – parte I Quem tem a pesca como hobby tem um linguajar característico. Então vamos conhecer um pouco para não ficar por fora quando estiver no meio de uma roda ...
KENKO TAISSÔ: Associação comemora 10 anos e reali... A Associação Cultural e Assistência Social Kenko Taissô do Brasil está completando dez anos em 2016. Para comemorar, a entidade realizará no próximo d...
SUMÔ: 38º Campeonato Sudoeste de Sumô Mirim, Infan... SUMÔ – A União Cultural e Esportiva Sudoeste (Uces) realiza neste domingo (13), a partir das 8 horas, no dohyo da Associação Cultural e Esportiva de C...
GOLFE: Pedro Costa Lima e Silvia Regina Uyeda venc... Pedro Costa Lima e Silvia Regina Uyeda (foto: FPG)   Neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a Federação Paulista de Golfe – FPG super...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *