NIPPAK PESCA: Cavalinha -Scomber colias

Por Marcelo Szpilman e ilustração de Antônio Woyames

 

 

Coloração: Dorso azul-metálico com diversas barras escuras verticais, algumas interrompidas. Flancos e ventre amareloprateados com várias manchas escuras arredondadas. As peitorais apresentam uma mancha escurecida em suas bases.

Características: Corpo alongado, fusiforme e pouco comprimido lateralmente. Focinho pontudo. O olho possui membranas adiposas cobrindo suas margens anterior e posterior. Duas dorsais bem separadas. O segundo espinho da dorsal é bem maior, decrescendo em tamanho até o último. Apresentam 5 pínulas dorsais e 5 anais e 2 quilhas dérmicas no pedúnculo caudal. Nadadeira caudal furcada. Processo interpélvico constituído de apenas uma pequena saliência. Podem chegar a 2,9 kg, mas o comum são espécies de 0,6 kg.

Ocorrência: Nas águas tropicais e subtropicais e temperadas do Atlântico. No Brasil, ocorrem em todo o litoral.

Habitat: Pelágicas costeiras de águas relativamente rasas, nadam ativamente próximo da superfície. Durante o dia ficam nas águas litorâneas e à noite costumam ir para o mar-aberto.

Hábitos: São encontradas em pequenos a grandes cardumes formados por indivíduos com tamanhos semelhantes. Alimentam-se de pequenos peixes pelágicos, como a sardinha e a anchova, lulas, copépodos e outros crustáceos planctônicos.

Captura: Sua carne é considerada de boa qualidade e possui grande importância comercial. Freqüente nos mercados, é comercializada fresca, salgada, defumada ou congelada. A indústria de enlatados utiliza sua carne ocasionalmente. São capturadas com espinhel, armadilhas, arrastão de praia, rede de arrasto e rede de cerco, freqüentemente junto com a sardinha.

Na pesca esportiva, é capturada com o corrico. É também muito utilizada como isca para outros peixes.

Outros nomes vulgares: Cavala-de-reino, cavala-sardinheira, periquito, serra-de-escama (PE), muzundu ou muzundum (RJ).

 

MARCELO SZPILMAN

MARCELO SZPILMAN

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.
MARCELO SZPILMAN

Últimos posts por MARCELO SZPILMAN (exibir todos)

     

     

     


     

    Segurança nas atividades outdoors

     

    Exercícios físicos sempre foram ligados a esportistas, hoje também relacionados ao bem estar, são cada vez mais praticados por todos que procuram um estilo melhor de vida.

    Por Mauro Yoshiaki Novalo

     

     

    As atividades indoors (academias de ginasticas e etc) estão cheias, e a cada dia cresce o número de interessados. Sendo que alguns destes praticantes, além dos exercícios aeróbicos, de musculação, buscam atividades lúdicas ou simplesmente o contato maior com a natureza. É comum ver nas grandes avenidas que incorporaram espaço para caminhadas, muito movimento de pessoas indo de lá para cá e vice versa, durante o dia e a noite, aproveitando suas horas vagas para diminuir o sedentarismo.

    Com o crescimento contínuo da população nas grandes cidades – exemplo da cidade de São Paulo – é obvio que os espaços públicos se tornaram insuficientes para a pratica destas atividades. Nos finais de semana e feriados, é comum encontrar os parques lotados e consequentemente passou a ser normal enfrentar longas filas para estacionar os carros. Quem mora mais distante destes locais precisa ter muita paciência para se ter momentos de lazer.

     

     

    Ciclovias pipocaram na capital paulista mas isto não quer dizer que seja seguro andar de bike para todo lugar, pois ao mesmo tempo é considerável também o aumento de roubo destes equipamentos. Coisas da metrópole, é o preço a pagar por morar numa cidade que literalmente não dorme e você encontra de tudo a qualquer hora.

    Com a insegurança rondando sempre quem fica na área urbana, a preferência nos dias de folga ou feriados é escapar, indo para lugares menos agitados e mais afastados destas grandes concentrações. Aumentaram consideravelmente os praticantes para atividades como montanhismo, pescarias, trekking, bike cross, rallye a pé ou de veículos, canoagem e etc que são procuradas como forma de lazer, relaxamento e para exercitar os músculos tensos pelo dia a dia.

    Aconselhável sempre ir em grupos, e de preferência monitorados a distância principalmente quando se embrenham em locais ermos ou de difícil acesso. A indicação é sempre ir acompanhado de um guia ou pessoa conhecedora do local e experiente no assunto. Enfatizamos que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Uma sugestão de dispositivo para levar em atividades outdoors é o SPOT Gen3.

     

     

    Este rastreador permite que você se comunique com amigos e familiares onde quer que suas aventuras te levem! Ele envia mensagens pré-programadas, suas localizações, mensagens de ajuda e S.O.S., tudo isso ao apertar um botão! Além disso, forma um mapa com todo o seu trajeto atualizado em tempo real, integrado com a plataforma Google Maps, para ser compartilhado com quem você quiser, através de suas redes sociais ou sua página compartilhada (configurada antecipadamente). É um rastreador pessoal via satélite e surgiu da necessidade de proporcionar comunicação e segurança àqueles que vão se aventurar e viajar para áreas remotas.

     

    Um exemplo de como funciona:
    –  ao pressionar o botão de Check-In, você envia uma mensagem pré-programada em sua conta para contatos cadastrados para esta função, que receberão mensagens SMS com suas coordenadas (Latitude e longitude), ou emails com link para o Google Maps™ mostrando sua localização no momento do envio da mensagem.

     

    É um produto leve e pequeno, porém robusto o suficiente para aguentar choques, situações diversas de temperatura e altitude.  É para desbravadores e aqueles que não temem mas respeitam o perigo. Sua estrutura é à prova d’água, podendo imergir o produto até 1 metro de profundidade durante no máximo 30 minutos.

     

     

    Seja em qual ambiente estiver, é uma boa forma de assegurar que você poderá emitir e sinalizar sua efetiva posição para qualquer necessidade urgente, se necessário for.

    Um bom motivo para ter na sua bagagem e assim se dedicar com tranquilidade para fazer o que interessa, ou seja aproveitar o seu momento de relax ou adrenalina. Não esquecer do protetor solar e repelente contra insetos. Vacinar contra febre amarela com antecedência de no mínimo 10 dias, se for para local de risco.

     

    Ótimas atividades!!! Ótimas pescarias!!!

     

    Apoio:

    Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

    Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

    SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

    Top Fishing Tur   www.topfishingtur.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

       


       

      CURTAS

       

       

      Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

       

       

      A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar. A garapa obtida é depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha é depositada em tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá e totalmente fechados, por um período mínimo de 3 anos. Tem participação em vários festivais tais como ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman), e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, Usa e Mercosul. Informações no site: www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br

       


       

       

      Camarão articulado – Maré Iscas

       

      articulado3

       

      O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

       

       


       

       

      Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

       

      あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

       

      jose-carlos 

       

      Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

       

       


       

       

      Massa para pesca – União Pesca

       

       

       

      Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

       

       


       

       

      SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

       

      rastreador2

       

       

      Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

       

       


       

       

      SITE MORO DESCONTO

       

       

       

      Perfeitos para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

       

       

       

       

       

       

       

      NIPPAK PESCA

      NIPPAK PESCA

      Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
      Revisão: Aldo Shiguti
      Publicidade
      nippak@nippak.com.br
      Tel. (11) 3208-4863
      NIPPAK PESCA

      Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

         

        Related Post

        TÊNIS DE MESA: Décima etapa da Liga reúne mais de ...   Mantendo a regularidade de todas as etapas de 2012, a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa se prepara para encerrar a temporada e comemora ...
        SOFTBOL: O BSB Nippo sagrou-se campeão do 22º Torn... SOFTBOL  – O BSB Nippo sagrou-se campeão do 22º Torneio Taiyo de Softbol Livre 2016, realizado no último dia 10, em Caldas Novas (GO). Ainda na Série ...
        BEISEBOL: São Paulo conquista título do 54º Campeo...   Com uma vitória sobre Maringá por 13 a 3 (9º inning), a categoria Juvenil do São Paulo conquistou o título do 54º Campeonato Brasileiro Inte...
        TÊNIS DE MESA: LIGA NIPO-BRASILEIRA ENCERRA 2016 C... Em meio à crise político-financeira no cenário brasileiro, a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa encerrou, no último dia 15 de novembro, o calendári...

        Faça seu comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *