NIPPAK PESCA: Chegou o verão, é tempo de muito atenção com águas-vivas e caravelas!

Novamente se inicia a temporada de férias escolares e, novos casos de queimaduras por estas criaturas se tornam comuns nesta época do ano.

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

Água-viva  ( principais características )

.. apresentam tentáculos – utilizados para capturar suas presas – que podem provocar queimaduras ao tocar numa pessoa

.. corpo de consistência gelatinosa com cerca de 98% composto de água e formato semelhante a um guarda chuva ou sino

.. não são todas as espécies no Brasil que causam ferimentos ou queimaduras, mas pela dificuldade de identificar, melhor manter distância segura

Animais marinhos de tamanhos variados – tem com menos de 2 centímetros e outros chegando a mais de 2 metros de diâmetro com tentáculos de até 40 metros de comprimento – também conhecidos como medusa, com milhares de espécies catalogadas, na grande maioria para se locomover dependem das correntes marinhas (embora algumas consigam se locomover lançando um jato de água).

A época de acasalamento coincide com o verão brasileiro, assim talvez esta (não comprovado) seja uma das razões pelo número maior de aparições nesta estação. Pegando carona nas correntes marinhas justamente na temporada com mais concentração de pessoas nas praias, pelo período de férias escolares, desta forma aumentam-se expressivamente também os casos de acidentes. Recomendações básicas sobre como agir nestes casos:

1 – Saia da água e lave o local atingido com água SALGADA. Jamais use água doce.

2 – Não tente remover os tentáculos aderidos esfregando areia ou toalha.

3 – Remova os restos de tentáculos aderidos com uma pinça.

4 – Dores e reações inflamatórias reagem bem aos analgésicos e corticoides, respectivamente.

 

 

Primeiros Socorros

Trata-se de uma situação difícil, onde a questão “deve-se ou não tentar remover os tentáculos ainda dentro da água?” é levantada com frequência. No entanto, observações e estudos dos acidentes recomendam que, ao perceber a sensação de queimadura, a vítima deve esforçar-se ao máximo para manter a calma e sair da água o mais rápido possível – devido ao risco de choque e afogamento – sem tentar remover com as próprias mãos os tentáculos aderidos.

Somente após chegar a terra firme é que deve proceder a remoção cuidadosa dos tentáculos aderidos à pele, SEM esfregar a região atingida, o que só pioraria a situação.

Com relação às substâncias efetivas e capazes de desativar as descargas dos nematocistos e/ou diminuir a ação da peçonha, ainda há muitas opiniões conflitantes. Enquanto existem poucas com comprovada eficácia, algumas são totalmente inócuas e outras podem até mesmo aumentar a inoculação.

Soluções alcoólicas metiladas como perfumes, loções pós-barba ou mesmo bebidas alcoólicas NÃO devem ser utilizadas, pois em alguns casos podem induzir mais descargas e/ou prolongar a agonia da vítima.

Em contrapartida, o hidróxido de amônia diluído a 20%, o bicarbonato de sódio diluído a 50% e o soro do mamão papaia (antiga técnica usada pelos nativos havaianos) têm sido usados com variado grau de sucesso para reduzir a ação da peçonha e desativar os nematocistos dos tentáculos que ainda permanecem grudados no local lesionado.

O resfriamento do local da lesão, através da aplicação de bolsas de gelo logo após o acidente, pode reduzir sensivelmente a dor local.

Os primeiros socorros têm 3 objetivos principais:

  1. Minimizar o número de descargas dos nematocistos na pele
  2. Diminuir os efeitos da peçonha inoculada
  3. Aliviar a dor

PROCURE sempre passar por avaliação médica para ser indicado o melhor tratamento

É importante observar e estar atento para a vítima que é resgatada da água com euforia e grande atividade física e que, de repente, torna-se calma e cooperativa. Esta mudança brusca de comportamento pode significar uma séria manifestação de disfunção do Sistema Nervoso Central (choque neurogênico) advinda do aumento nos níveis de intoxicação sistêmica. A necessidade de reanimação cardiopulmonar, nesses casos, pode ser iminente. A assistência ventilatória e outras medidas de suporte hemodinâmico utilizadas em terapia intensiva podem ser necessárias nos casos mais graves e complicados, que poderão também requerer o mesmo tratamento aplicado para as grandes queimaduras por fogo.

 

Sugestão de Tratamento (enquanto aguarda a chegada do socorro médico)

  1. Lavar abundantemente a região atingida com a própria água do mar para remover ao máximo os tentáculos aderidos à pele.
  2. Aplicar compressas com gazes (ou outro tecido de algodão) com água do mar. Se possível, imersão em água quente por 20 minutos também pode contribuir para a melhora.
  3. Não tentar remover os tentáculos aderidos com técnicas abrasivas, como esfregar toalha, areia ou algas na região atingida.
  4. Remover suavemente os restos maiores dos tentáculos aderidos com a mão enluvada e com o auxílio de uma pinça. Para retirar os fragmentos menores e invisíveis tricotomizar o local com um barbeador ou uma lâmina afiada. Pode-se aplicar antes um pouco de espuma de barbear em spray, lembrando-se de não esfregar a região.
  5. Lavar mais uma vez o local com água do mar
  6. Para remover os nematocistos remanescentes pode-se aplicar no local uma pasta de bicarbonato de sódio, talco simples e água do mar. Espere a pasta secar e a retire com o bordo de uma faca.
  7. A dor é, em geral, controlada através do tratamento da dermatite. Ainda assim, pode-se utilizar analgésicos simples (Novalgina ou Tylenol) nos casos brandos e a morfina quando a dor é mais intensa. Os anti-histamínicos e corticoides orais ou tópicos são úteis para o tratamento das reações inflamatórias do tipo alérgica mas CONSULTE sempre um médico antes.
  8. Evitar exposição solar na região afetada.

 

 

ATENÇÃO

– Não usar ÁGUA DOCE para limpar a região queimada, pois ela poderá estimular quimicamente (por osmose) os nematocistos que ainda não descarregaram sua peçonha.

– Não colocar pasta de dente, café, urina, amaciador de carne, refrigerante, babosa ou banha.

*sobre o vinagre, este produto é usado com certo sucesso para tipos específicos de água-viva mas como é remota a possibilidade de alguém conseguir identificar a espécie no momento do acidente, então o melhor é evitar o uso para evitar piorar as feridas.

O melhor a fazer é procurar orientação médica especializada para não complicar a situação.

 

Muito cuidado e Ótimas Férias!!!

 

 

Apoio:

Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 

 

CURTAS

 

 

Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

 

 

A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar. A garapa obtida é depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha é depositada em tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá e totalmente fechados, por um período mínimo de 3 anos. Tem participação em vários festivais tais como ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman), e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, Usa e Mercosul. Informações no site: www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br

 


 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulado3

 

O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 


 

 

SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

 

rastreador2

 

 

Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

PSICULTURA CHANG

 

 

 

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    NIPPAK PESCA: União Pesca – Loja virtual Tralhas, acessórios para suas pescarias e produtos para seu animalzinho de estimação.   Por Mauro Yoshiaki Novalo     ...
    BEISEBOL: São Paulo conquista título do 54º Campeo...   Com uma vitória sobre Maringá por 13 a 3 (9º inning), a categoria Juvenil do São Paulo conquistou o título do 54º Campeonato Brasileiro Inte...
    TÊNIS DE MESA: Liga de Equipes Interclubes Desde a sua fundação, em 2004, por Yoshio Imaizumi, a Liga Nipo-Brasileira foi ano após ano crescendo e conquistando credibilidade, caindo no gosto do...
    SOFTBOL: Nikkey de Marília é campeã do Brasileiro ... A equipe do Nikkey de Marília/Sasazaki/Marilan faturou o título do 36º Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Interclubes Adulto 2016, competição r...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *