NIPPAK PESCA: Com a chegada do inverno e consequentemente do frio, algumas espécies diminuem o seu ritmo consideravelmente mas em contrapartida outras não ligam para isto e, continuam se alimentando!

A poucos dias da estação mais fria do ano, cabe ao pescador direcionar as pescarias, sejam de água doce ou salgada, para as espécies que apreciam esta temperatura ou então ir para locais onde o inverno não significa baixa temperatura.

Mauro Novalo

 

01_

 

Para quem mora na capital paulista e não pode desfrutar de muito tempo para praticar a pescaria, é hora de se ir atrás das espécies aclimatadas a esta estação e, a tilápia é uma delas.

Na cidade de São Paulo pode-se dizer que podemos encontrar esta espécie nos pesque-pagues e, em todas as represas (obvio que em algumas represas com nível dágua muito baixo as pescarias diminuíram nestes locais).

Vale salientar que os pequenos são verdadeiros “ladrões” de iscas e testam a paciência do pescador. Porém, se entrar um de grande porte – além de desconfiado e astuto – é sinônimo de briga de vergar a vara. Outra qualidade que podemos citar é na culinária, pois caiu no gosto popular, sendo servido de várias formas, seja em forma de iscas; filés; fritas ou assadas; até mesma cruas; em saborosas porções de sashimi.

Para quem prefere a comodidade, proximidade e segurança dos pesque-pagues, onde tranquilamente pode tirar um dia para praticar e, de quebra trazer alguns peixes para casa, anotamos a tralha para quem quer alta dose de emoção ou seja, utilizar varinhas caipiras, lisas ou telescópicas.

 

 

Tralha recomendada

Varas lisas ou telescópicas de 1,80 a 4,50m

 

02_varas-lisas

 

 

– Linha monofilamento de até 0,25 mm é o suficiente, embora a indicação recaia sobre mais finas (linhas grossas espantam os exemplares maiores)

 

anzol

 

-Anzol (com mola se o for pescar com massa ou dois anzóis montados de costas um para o outro) para segurar melhor a massa e aumentar a chance de captura nas fisgadas

 

 

 

 

03c_chumbadas-de-amassar

 

 

-Chumbadinhas de amassar com peso o suficiente para levar a isca até a profundidade desejada (em muitas casos o peso da massa já é suficiente)

 

 

 

 

 

 

04a_DSC03317

 

 

-Bóias: para melhorar ainda mais a eficiência das fisgadas pode-se utilizar destes artefatos, lembrando que as com barbante, costumam render melhores resultados devido a sua maior sensibilidade

 

 

 

04b_SUPORTE-REGULAVEL

 

 

 

-Apoiador ou secretário (para melhor visualizar o movimento na linha, fundamental para uma fisgada certeira)

 

 

 

 

 

04c_BANQUETA-PARA-PESCA

 

-Cadeira ou banqueta (para maior conforto ao pescador)

 

 

 

 

 

 

 

05_MASSA-PRONTA-CARPA-AMARELA

 

-Isca: massa, minhoca, iscas de coração de frango, bichinho da laranja ou de pão, pedacinhos de queijo

 

 

 

 

 

 

 

Técnica

Pegar uma porção de massa, suficiente para fazer uma mini coxinha e, cobrir o anzol (com mola) ou os dois montados de costas um para outro. Moldar, sem exercer muita pressão.

Se estiver utilizando minhoca, deixar livre a ponta da mesma para esta se movimentar. Utilizando de bichinho da laranja ou de pão, observar que aquele líquido que vaza, ao espetar o anzol é extremamente atrativo para o peixe. Dependendo do tamanho do anzol, usar de 1 a 3 bichinhos. Queijo, tiras de coração de galinha e massa pronta é só iscar.

 

 

Para arremessar, duas maneiras:

1) colocar a vara no apoiador e, segurando a linha próximo a isca, lançar sem muito esforço para frente ou

2) empunhar a vara numa mão e na outra segurar a linha próxima ao anzol, levantar um pouco a ponta da vara para o alto e, iniciar um movimento como se fosse pendulo. Soltar a linha e, ao mesmo tempo, posicionar a vara de forma que a isca seja projetada para frente. Feito isso apoiar a vara no apoiador.

 

 

 

Fisgada

Atenção em qualquer movimentação na linha ou na ponta da vara. Utilizar de cadeira e do apoiador facilita muito esta visualização. Linha correndo para um lado ou ponta de vara abaixando, fisgar com determinação!

A tilápia não tem dentição então você pode perfeitamente imobilizar a mesma segurando firmemente o beiço inferior com o polegar e o indicador. Não querendo problemas com suas nadadeiras, utilize o alicate de contenção mas cuidando para levantar o peixe na horizontal para as fotos.

 

 

 

Acessório extra

 

06_antenas

– anteninhas ou ponteiras inteligentes

Utilizados para mellhorar a visualização do momento exato da mordida do peixe na isca. Encontramos diversos modelos prontos nas lojas ou montados pelo próprio pescador, que é incorporado na ponta da vara telescópica.

 

 

 

Dicas

Sempre que estiver pescando de fundo, jogue ração de coelho ou ceva de fundo para juntar o cardume próximo da sua linha.

Evitar caminhar muito nas margens, pois o som de passos ecoa nágua. Correr em volta do lago, nem pensar! Conversar pode mas sem exageros, afinal seus vizinhos querem pescar.

Tilápias não param de se alimentar mesmo no frio, embora diminuam os ataques se comparado com os dias quentes do verão – quando são facilmente localizados pelos inúmeros rebojos nas superfícies dos lagos. Assim é preciso paciência para encontrar a camada dágua onde se sintam mais confortáveis, às vezes próximo à superfície ou então bem mais abaixo. Temperatura da água no local, profundidade e formação do fundo do lago são fatores que influenciam esta localização.

Pode-se utilizar também imitação de ração, vara + molinete (falaremos disso em edições futuras) mas é necessário cevar com ração flutuante para chamar os peixes a superfície e atraí-los para a isca.

Ótimas pescarias!!!

 

07_DSC05879

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

 

Apoio:

BY Aventura     www.byaventura.net.br

EBF Pesca   www.ebfpesca.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

EBF PESCA

 

EBF

 

resized_LOGO MAIORVocê conhece a EBF PESCA? Somos especialistas em acessórios de pescaria, com mais de 120 tipos de produtos, entre protetores de carretilha, protetores de molinete, capa para vara, estojo para iscas, capa para motor, além de bolsas, mochilas, chapéus, bonés, etc. Fabricamos mais do que acessórios de pesca, fornecemos segurança, conforto e praticidade para os seus equipamentos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca, caça, camping e aventura. Informações www.ebfpesca.com.br   email: marketing@ebfpesca.com.br  ou fone 11 3856 8032.


 

 

mustad-oculos

Óculos polarizados e anatômicos Mustad

 

Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, armação leve e resistente, materiais de altíssima qualidade e resistente à corrosão, 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Linha Hank Parker e Pro Series.  Você mais protegido no seu esporte e lazer! Procure nas melhores lojas de esportes] e óticas do Brasil. Conheça a linha completa no site www.mustad.com.br ou facebook: Mustad Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulad

 

 

Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

 


 

 

 

cal+ºa-2

Calça CBC EVEREST da BY

 

Conheça a calça bermuda masculina, em 100% poliamida, bolso faca e bolso lateral, proteção em cordura na parte traseira e frontal, cinto regulador, zíper na lateral da barra, com proteção UV 64 FPS que não sai na lavagem. Tamanhos: P, M, G, GG e EXG nas cores chumbo e preto. A venda nas melhores lojas de pesca. Informações: tel:(11)2781 9001   contato@byaventura.net.br     site:www.byaventura.net.br

 

 

 

 

 

 


 

Kit e acessórios para montagem de varas Moro

 

TFST

 

 

Logo-MoroPara montar, customizar e personalizar suas varas de pesca, a Moro Deconto tem a linha completa de produtos para atender você. Com blanks da Lamiglas (dispensa comentários), ponteiras e passadores da Fuji você tem tudo o que precisa para ter a vara de acordo com a sua necessidade. Informações www.morofishing.com.br  fone:(41)3274 5141 email: atendimento@morofishing.com.br

 

 


 

 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

 

 

massabanana-uniaoOutono está aí e, a dica é ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e  facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Post

BEISEBOL PRÉ-JUNIOR: Coopercotia conquista título ... A categoria Pré-Junior do Coopercotia sagrou-se campeã do 1º Torneio de Beisebol “Aliança Cultural Brasil-Japão”, realizado nos dias 29 e 30 de agosto...
GOLFE: Federação Paulista de Golfe abre calendário... Evento realizado nos dias 12 e 13 de janeiro no Broa Golf Resort abre série de disputas nos 40 anos da FPG Campeonato Paulista de Match Play...
SUMÔ: Campeonato Brasileiro deve reunir cerca de 3... A Confederação Brasileira de Sumô realiza neste fim de semana (25 e 26), no Ginásio de Sumô do Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão, no Bom Retiro...
TÊNIS DE MESA: Panamerican Nikkey Games 2013 ̵...   Também conhecido como Confraternização Desportiva Nikkei Internacional, este tradicional evento existe há 44 anos e começou com a modalidade...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *