NIPPAK PESCA: Conhecendo Jaguaripe/BA!!!

Escondido no litoral baiano, a cidade é pequena mas distribui calor humano e atende a família inteira e é, diversão garantida para o pescador esportivo!!!!

Mauro Novalo

 

 

resized_01_Prefeitura

 

Estar na Bahia já é um privilégio e, poder pescar em parte das suas águas é uma alegria maior ainda. Com esse espírito desembarcamos em Salvador e depois da travessia em balsa, na Baía de Todos os Santos, seguimos rumo ao Município de Jaguaripe, num trajeto de pouco mais de uma hora de carro.

Parada estratégica na cidade vizinha, Nazaré das Farinhas, que como o nome diz, é famosa pelo comércio deste artigo. Também localizada nos arredores, Maragogipinho, com mais 100 estabelecimentos, onde artesãos utilizando da argila, moldam desde as panelas de moquecas, bonecos e enfeites que depois são distribuídos por todo o Brasil.

Jaguaripe, hoje com pouco mais de 14.000 habitantes, foi criada em 27/12/1693 e além da extração de madeira, tinha o porto destinado ao embarque e desembarque de produtos locais. Quem chega pelo rio de mesmo nome, percebe o prédio todo branco, atualmente a Prefeitura do Município, outrora conhecido como Prédio do Sal, em cujos porões – inundáveis durante a maré cheia – serviam de prisão para criminosos. Também próximo a esta construção, destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Ajuda que apesar da ação do tempo, ainda conserva os detalhes e a beleza da arquitetura desta época.

Chegamos no horário do almoço, o primeiro dia foi para se a conhecer a infraestrutura, rios próximos e, estabelecer a programação. A mistura de mata atlântica e mangue em alguns pontos cria um cenário específico e diferenciado. Paredões proporcionam visual maravilhoso.

A cor da água não sinalizava condições ideais para captura dos robalos, principalmente dos troféus. A coloração das águas (causada pelas chuvas nas nascentes) já era por si só, fator restritivo a ser considerado. Combinamos então as saídas para rios com águas mais limpas, próximos a barra – propícias para os robalões. Outros locais seriam rios com fundo de pedra e sendo possível, pescarias próximo a costa.

 

resized_02_sororocas

 

A primeira tentativa foi para tentar os grandes espécimes de água salgada que visitam a costa local, mas condições do tempo não recomendaram essa incursão e o destino foi modificado, com um barco direcionado para pescaria na Ponte do Funil e outro para o mangue tentar os robalos. Duas horas depois a equipe toda se concentrou no primeiro local, onde quem lá estava, notificou ataques violentos na pescaria de jigs. No mangue não se teve ação.

 

 

Nos outros dias, alternamos saídas para os rios: Da Dona, Francelina, Mucujó, Mucujozinho e Jaguaripe com ação de vermelhos e outros pequenos peixes. A água ainda não indicava ser propícia aos robalos.

Para melhor integração, os componentes se revezavam, inclusive os guias locais, para uma troca constante de informações e adequação das rotas. Isto fez o direcionamento ser mais objetivo que mais tarde, traduziru em robalos de bom tamanho.

Numa incursão junto da Barra, percebemos a movimentação na superfície, de cardume de peixes sendo perseguido e, com o barco perto, iscas nágua para logo em seguida, brigar com valentes sororocas. Em questão de minutos o alvoroço sumia para ressurgir, em outro ponto. Era ficar de olho e, seguir na direção da agitação que durou até perto das 11 horas quando cessou por completo.

Para o robalo no mangue – como no litoral do sudeste – a água coca cola com movimentação da maré, foi a que rendeu o maior número de ataques proporcionando boas capturas. O diferencial destes dias foi bate papo informal com o pessoal de apoio, a todo momento, seja dentro do barco, em terra e, principalmente no retorno das pescarias, onde era comentado o resultado do dia.

 

Peixes

Robalos, caranhas, bagres, badejos, corvinas, vermelhos, sororocas, pescadas amarelas, tarpons

 

Camarões vivos

Infelizmente, contamos com um número reduzidíssimo dessas iscas iscadas na bóia e lançados nos rios de mangue, dentro das galhadas, foram atacadas com voracidade.

 

resized_03_robalo

 

Iscas artificiais

Muitas ações nas iscas de superfície de cores rosa e/ou verde. O camarão artificial proporcionou boas capturas, principalmente quando trabalhado rapidamente e com ataques acontecendo na caída da isca. Rios onde as galhadas se pronunciavam = quase certeza de robalo na área. Era lançar um stick e depois de denunciada a presença do peixe, caso este não fosse capturado, uma isca de fundo ou camarão artificial era lançado. Se estiver em mais de um pescador, que a segunda isca só seja lançada depois que a primeira já saiu da janela de ataque do peixe. Sem camaradagem no barco, o peixe não é embarcado. E precisão nos arremessos é fundamental para o sucesso.

Nos locais de fundo de pedra, ex: a Ponte do Funil, vale varrer toda a estrutura com iscas na superfície e fazer o retorno com jigs, cobrindo toda a área. Estas iscas montados com “assist hook” renderam bons ataques.

 

 

Calor baiano

O baiano sempre se destacou pela sua alegria e, não poderíamos deixar de citar a recepção e acolhida. Sorriso e hospitalidade foram a marca registrada do atendimento, inclusive na Balsa onde o Comando da Embarcação nos deixou a vontade para conhecer o Ferry Boat. Nota 10 para o povo baiano!

 

CURIOSIDADES

O azeite oficial é o Dendê, e o de oliva é conhecido como azeite doce.

A armadilha para peixes feita de paus fincados nágua – conhecidos no sudeste como cerco – lá tem a denominação de “gamboa de pau” e o que chamamos de maré grande lá é cabeça dágua.

 

DICAS

resized_04a_camisa pantanalLevar todo o material para pesca e ter na maleta variadas iscas de ações e cores diferentes, aumentam as chances de boas brigas. Não esquecer das grandes para robalões e peixes de água salgada. Roupas leves e com proteção solar são aconselháveis. Imprescindível levar protetor solar, hidratante, repelente, bonés ou chapéus e óculos de proteção – preferencialmente polarizados de boa qualidade.

A comida típica com base principalmente nos peixes e frutos de mar, é saborosíssima mas para o pescador de primeira viagem, é bom não abusar muito, para não passar noites em claro.

 

Equipamentos

-Varas robaleiras para quem for de camarão vivo no fundo (telescópicas de 4.5m, com molinetes e rabichos montados para tal)

-Varas de 10 a 20 lb, com carretilhas ou molinetes abastecidas com multifilamento de no mínimo 40 lb e líder de fluorocarbono (pescarias nos rios de mangue)

-Varas de 25 lb com carretilhas ou molinetes abastecidas com multifilamento de no mínimo 60 lb e líder de fluorocarbono (pescarias nas estruturas de concreto e pilastras com fundo de pedra e costeiras)

 

resized_04b_iscas mare

 

Distâncias

De Salvador (via barco) = 90 km

Do Aeroporto de Salvador até Balsa.= 30 km  (25 a 45 min)

Travessia Balsa 40 a 60min

Terminal de Bom Despacho na Ilha de Itaparica (Carro) até Jaguaripe = 1h15min

 

resized_05_mauro 

 

Observações

Na ocasião da nossa visita, observamos muitas redes colocadas de forma a fechar o rio, impedindo e trazendo sérios riscos a navegação. Conversando com os guias locais, constatou-se que nas ocasiões de água mais barrentas – que era o caso – esta é uma ação corriqueira. A explicação foi que nesta situação, os peixes prejudicados na sua visão, perdem um pouco do seu apurado senso de deslocamento, facilitando sua captura. Mas mais trágico e perigoso foi constatar que em alguns rios, pescadores fazem uso de bombas.

 

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

Apoio:

BY Aventura     www.byaventura.net.br

JF Sun Oculos Polarizados  www.jfsun.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Narciso Camping   www.narcisocamping.com.br

Pesqueiro 63   www.pesqueiro63.com.

VO2Max Roupas Esportivas   www.vo2max.ind.br

 

 

 


 

 

CURTAS

 

mustad-oculos

Óculos polarizados e anatômicos Mustad

 

Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, armação leve e resistente, materiais de altíssima qualidade e resistente à corrosão, 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Linha Hank Parker e Pro Series.  Você mais protegido no seu esporte e lazer! Procure nas melhores lojas de esportes] e óticas do Brasil. Conheça a linha completa no site www.mustad.com.br ou facebook: Mustad Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

elite_blue_jorn

Camiseta VO2Max

 

Qualidade e conforto para os praticantes de esportes que estão em contato com a natureza – além do ciclismo – pode ser utilizada em várias modalidades como: pesca, trekking, canoismo, caiaque e etc. Confeccionada em tecido de poliamida com ação bacteriostática, proteção contra raios UVA/UVB. Conforto, resistência e durabilidade. Mangas, bolso traseiro e gola na cor preta. São 3 bolsos traseiros + 1 bolso com zíper. Tecido tecnológico da Santa Constância – qualidade em vestuário esportivo. Zíper no pescoço. Caimento perfeito. Alta capacidade de absorção do suor e secagem rápida. Modelagem masculina e feminina, em diversos padrões de cores. Informações e vendas no site www.vo2max.ind.br

 

 

 

 

 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulad

 

 

Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 

 

logo-narciso-campingMassa para pesca – Narciso Camping

massa-milho-verde-484x484

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e  www.facebook.com/narcisocamping

 

 

 

 

 

 

resized_Logo_By AventuraRoupas BY

Presente no mercado desde 1992, a BY AVENTURA adquiriu experiência e respeito pela inovação e qualidade de seus produtos.

Pioneira em roupas esportivas buscou sua excelência na produção de artigos técnicos para a prática de esportes praticados ao ar livre, como:

  • Terra: Trilha, escalada, rapel;
  • Água: Pesca canoagem, rafting;
  • Ar: Asa-delta, balonismo, parapente, paraquedismo

Procure os produtos nas melhores lojas de esportes. Informações: tel:(11)2781 9001   contato@byaventura.net.br     www.byaventura.net.br

 

 

 

 

 

Fit Over JF Sun – Transforme seus Óculos de Grau em Óculos de Sol Polarizado em segundos

 

pesca-Deta-sem-logo

 

Os Óculos de Sol Fit Over JF SUN são uma ótima solução para pessoas que usam óculos de grau. Estes encaixam sobre qualquer armação (inclusive em lentes multifocais). Feitos em TR90, material praticamente indestrutível, extremamente leves. São ideais para usar no dia a dia, dirigir e para quem pesca, pois suas lentes são polarizadas, que reduzem o reflexo da luz, melhorando a percepção visual do pescador e tirando o espelho d’água que muito incomoda e atrapalha uma boa pescaria. Assim, aumentam o conforto, ajudam a descansar a visão e protegem os olhos. Gostou?

Compre na loja virtual www.jfsun.com.br. Aceita todos os cartões de crédito e parcelamento em até 6X sem juros. Lojas físicas: No Guarujá: Shopping La Plage – Loja 118 e em Ubatuba: Shopping Porto Itaguá – Loja 39 e Galeria Patio Guarani – Rua Guarani, 791 loja 4.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIA IN TOKYO: Perto da décima vitória no sumô... O lutador de sumô Kaisei (Ricardo Sugano) está perto da décima vitória no torneio de verão   Kaisei, ao vencer o lutador...
BENEFICENTE: Evento com José Roberto Guimarães no ... O dia 7 de maio certamente ficará marcado na história do Nippon Country Club como a data que reuniu três campeões olímpicos em sua sede de campo, em A...
NIPPAK PESCA: Anteninha, boiadão, cacho de uva, es... Apelidos são corriqueiros na vida das pessoas e estes são alguns dos adotados para iscas artificiais, comuns de se ver nos pesque-pagues.   ...
SOFTBOL FEMININO: Maringá fatura título do 21º Cam... A categoria Sub-13 da Acema (Associação Cultural e Esportiva Maringá) conquistou o título do 21º Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Interclubes...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *