NIPPAK PESCA: Cuidado com o Sol nas suas aventuras!!!

Afinal quem não gosta de um dia ensolarado, principalmente no momento de lazer, quando tira o dia para caminhar, pedalar, acampar, velejar ou pescar?

Mauro Yoshiaki Novalo

 

01_dsc03153-copy

 

Infelizmente sempre acabamos nos expondo ao sol muito mais tempo do que o necessário, seja na praia, piscina, na rua ou mesmo dentro do carro (isso mesmo, o vidro não é barreira para raios solares). Imagine então na sua caminhada, pedalada, navegando ou pescando!

UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética, muito prejudicial ao ser humano, e pode ser dividida em UVA, UVB e UVC. Esses raios, ao entrar em contato com a pele do ser humano, fazem muito mal e podem ser as responsáveis até mesmo por câncer de pele. São invisíveis, estão presentes tanto no inverno como no verão, óbvio que com maior incidência no calor.

 

02_raios-uva-e-uvb

 

A radiação UVA está presente durante todo o ano, seja inverno ou verão atinge a pele quase que da mesma forma. Alcança as camadas mais profundas dos tecidos do corpo. A exposição excessiva a esses raios danifica a pele e favorece o surgimento de câncer. Nos olhos, pode provocar o surgimento da catarata, que leva a perda parcial ou total da visão. Tem uma participação em alergias, são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparência. Atenção porque também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.

03a_bandana_415A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra, e o que chega à Terra é responsável por danos à pele como queimaduras, causando vermelhidão e ardência. A maior incidência ocorre entre 10h e 16h, durante o verão. As pessoas pensam que só porque não ficaram vermelhas não foram prejudicadas, mas o raio UVB provoca o envelhecimento da pele.

Já a radiação UVC, é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera. Essa radiação é altamente danosa a saúde e, os seres humanos teriam sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. Por esse motivo, é tão importante proteger a camada de ozônio, para evitar que raios cada vez mais fortes e potentes cheguem à Terra.

Mesmo na sombra, a radiação solar pode atingir você ao refletir na neve, água, areia e concreto. As crianças são as que mais sofrem com a exposição a estes raios pela pele mais fina, e por ficarem mais tempo ao sol. Algumas pesquisas indicam que 80% do tempo que passamos ao sol durante toda nossa vida é antes dos 18 anos.

 

03c_protelcao

 

Para se prevenir da radiação, é necessário usar protetor solar diariamente, não pegar sol entre as 10h da manhã e as 16h da tarde, usar um com fator de proteção acima de 30, principalmente em pessoas com pele clara, e crianças. Entretanto, só o filtro solar não é proteção suficiente (pelo seu tempo de duração, necessita reaplicação e normalmente não são espalhados uniformemente), e a grande maioria só barram os raios UVB não filtrando os raios UVA. Roupas comuns deixam passar grande parte dos raios ultravioleta. Principalmente se forem claras e de algodão, como a maioria das camisetas que utilizamos. E se molhadas, deixam passar ainda mais raios ultravioleta.

Para se proteger de forma segura, além do filtro, o ideal é utilizar roupas e acessórios com proteção UV. Esta proteção é medida em FPU (fator de proteção ultravioleta – não confundir com o FPS dos filtros solares). Uma roupa com FPU 50+ impede a passagem de 98% dos raios ultravioleta, seja UVA ou UVB. Essa proteção continua mesmo quando a roupa é molhada, pois é um aditivo a base de oxido de titanio, incorporado as moléculas dos fios dos tecidos (para não sair durante as lavagens), com estrutura do tecido produzida com uma porosidade que não permite a passagem dos raios UVA e UVB. Em algumas roupas e acessórios o aditivo é adicionado após a fabricação, é o caso de roupas de algodão ou chapéus de fibras naturais.

A maior parte das roupas com proteção UV de qualidade são produzidas com tecidos inteligentes, a base de poliamida, uma fibra sintética de toque macio e sedoso, permite a rápida evaporação do suor (evita o aquecimento do corpo), deixam a pele respirar e não amarrotam. Também pode ter ação bactericida e bacteriostática, que controla a proliferação de bactérias e o mau cheiro causado pelo suor, tornando muito mais agradável o seu uso num dia inteiro de atividades.

Imprescindível protegermos também nossos olhos dos perigos da exposição excessiva à radiação UV e, podem aumentar precocemente o risco do desenvolvimento de doenças como catarata, degeneração macular e pterígio.

 

03b_dsc_0099-bx

 

Uma maneira de proteger os olhos dos raios UVA e UVB, é usar chapéus ou bonés de aba largas e óculos de sol certificados com proteção à radiação solar (o ideal é com especificações de absorção de UV até 400 nm) – o que garante o bloqueio de quase 100% dos raios ultravioletas.

Na hora de escolher um óculos de sol, a dica é optar por armações grandes, que fiquem próximas dos olhos para evitar que a luz solar passe pela lateral da armação. As lentes devem ter um comprovante de qualidade com sua garantia de fábrica. Caso não venham com essa garantia, é bom levar a um oftalmologista para medir o filtro de radiação UV e testar a qualidade quanto a questão da ótica (O acrílico deve imitar o espelho de cristal, que não forma ondulações na imagem).

Os óculos de sol de má qualidade – sem proteção contra os raios UVA/UVB – podem causar mais danos do que não usá-los, pois quando usamos lentes escuras a pupila abre-se e é maior a quantidade de luz que penetra nos olhos, deixando entrar assim mais destes raios perigosos que irão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos.

– Evitar a exposição ao sol do meio-dia. Lembrar que é preciso de 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, que é o pigmento que lhe dá cor. Assim não adianta querer ter o bronzeado num único dia e lembrar que mormaço também queima! Nos dias nublados cerca 40 a 60% da radiação atravessa as nuvens e chega à Terra.

– Peles claras e ruivas é difícil o bronzeamento, a insistência só vai resultar em danos para a pele. Os melanomas nestas pessoas estão mais ligados a queimaduras solares desde a infância, ou seja cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida estima-se que é atingida após os 20 anos de idade, que é quando podem apresentar os problemas.

– Para o indivíduo apresentar um câncer da pele, a área do tumor deverá ter sido exposto um determinado número de horas de UV durante a vida. Então é importante evitar o acúmulo de horas destes raios nocivos na pele – de forma continuada ou intermitente – para não atingir a cota necessária para desenvolver o câncer. Esta cota é personalizada, determinada por fatores de risco (herança, pele clara, olhos claros, sardas etc).

 

 

Comportamento dos brasileiros

 

Características por Cor (dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia)  2015

Cor Quantidade Porcentagem
Amarela 361 1,52
Branca 14163 59,47
Negra 1654 6,95
Parda 7636 32,07
Total 23814 100%

 

Alguns dados da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • 68,5% dos brasileiros afirmam não utilizar nenhuma proteção quando expostos ao sol
  • 8,9% apresentaram câncer da pele
  • As mulheres (29,7%) se protegem mais dos que os homens (17,3%)
  • Os brancos (28,8%) e amarelos (25%) se protegem mais do que pardos (18,4%) e negros (11,8%)
  • O Instituto Nacional do Câncer prevê 118.000 novos casos de câncer da pele por ano.

 

campanha

 

Mais informações sobre a Campanha Dezembro Laranja no site www.controleosol.com.br

Portanto, proteja-se! E ótimas aventuras e pescarias!!!

 

 

Apoio:

Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Fishing Co   www.fishingco.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 

 

 


CURTAS

Cachaça Morro Vermelho

morrovermelhoProduzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG partir da cana-de-açúcar, a cachaça é uma bebida natural e genuinamente brasileira que cuidadosamente segue a receita original que vem sendo passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, é um drink leve que desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou, ainda, na famosa caipirinha. Esperamos que você aproveite esta bebida e que ela possa estar presente em muitos de seus eventos e comemorações. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

 

 


 

 

pampo

Camarão articulado – Maré Iscas

mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

02_Jose-CarlosLivro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

01_livroApresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

massa-goiaba

Massa para pesca – União Pesca

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

 

 


 

 

SPOT Global Phone

satelite-fone-2Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital. Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521. Visite nosso stand na Pesca Trade Show! Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.ok-spotcomsat

 

 


 

 

resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

resized_logocamisa-manga-longaDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 

 

 


Cachaça Morro Vermelho

 

morro-vermelhoProduzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG a partir da cana-de-açúcar, a cachaça é uma bebida natural e genuinamente brasileira que cuidadosamente segue a receita original – passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, é um drink leve que desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou, ainda, na famosa caipirinha. Esperamos que você aproveite esta bebida e que ela possa estar presente em muitos de seus eventos e comemorações.  Dica: sirva em um copo bem bonito, coloque uma fruta para enfeitar; mantenha os sucos e a cachaça bem geladas. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    GATEBOL: Gatebol da ACENBI reúne praticantes de In...   Torneio mensal, realizado no centro esportivo da entidade no último dia 18, reuniu 10 equipes da região     Praticante conce...
    ATLETISMO: Equipe da Sudoeste é campeã da 55ª Comp... Com 781 pontos, a Equipe da Sudoeste sagrou-se campeã da 55ª Competição Infanto-Juvenil de Atletismo disputado no último dia 27, no Centro Olímpico de...
    TÊNIS DE MESA: Medicina Taubaté mantém média de 60... No último domingo, 12 de abril, foi realizada a terceira etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, organizada pelo Departamento de Tênis de Mesa...
    BEISEBOL: Comerciantes do Ceagesp participam do 38...   No próximo domingo, dia 29 de junho, acontece o 38º Campeonato Interno de Beisebol da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *