NIPPAK PESCA: Dia de sol!!! É aproveitar a oportunidade e sair para pescar!!!

 

Os moradores da cidade paulistana enfrentam as costumeiras tempestades ou períodos longos de chuva nesta temporada e, quando a previsão sinaliza sol para o dia todo é aproveitar para lançar as linhas nágua.

Mauro Novalo

 

 

O paulistano ao ver a previsão do tempo desanima ao saber que quase todo dia, apesar do calor intenso, vai chover!!!

E de quebra vem junto os costumeiros engarrafamentos, pois chuva nesta estação significa aquele aguaceiro e consequentemente trânsito parado em vários pontos da cidade. E se acontecer de ser uma chuva forte aí é congestionamento na certa!

Então, quando as previsões de tempo apontam para um dia inteiro de sol, nada melhor do que sair e aproveitar o dia, pertinho de Sampa e jogar a linha nágua.

 

 

Recanto das Lagoas – Guarulhos / SP

O pesque-pague fica próximo da zona urbana, acesso pela zona norte da cidade de São Paulo, na cidade de Guarulhos.

Saindo de São Paulo, o jeito mais fácil é pegar um trecho da Rodovia Fernão Dias no seu início e, logo após passar o posto policial, ficar atento para entrar a direita na Av. Silvestre Pires de Freitas (antiga Estrada do Cabuçu), andar um bom trecho até passar o Parque Estadual. Quem já conhece a região pode ir direto para avenida citada. Pouco mais a frente, fique atento que verá do seu lado esquerdo o acesso em terra batida e cascalhada. Tem placas sinalizando o pesqueiro e é seguir por mais ou menos 15 minutos, até alcançar a entrada, no alto da serra.

Aproveitando o período do inverno e chuvas, o lago do meio foi esvaziado, limpo, e os peixes realocados. Agora já está pronto para receber as linhas dos pescadores principalmente na alta temporada – o verão – quando a superfície dos lagos enchem de rebojos, alegria dos frequentadores.

Depois do papo habitual com o administrador, resolvemos começar no lago maior (o ideal é ir com varas longas para quem gosta de posicionar suas bóias no meio dos lagos) e deixar para tarde, a visita para o lago das tilápias.

Tralha montada (vara de fly #4 + bait 15lb) lá fomos nós para chamar a atenção dos peixes com ração flutuante. Como iscas: ração artificial em cortiça no fly e miçanga no bait, investindo em 2 profundidades diferentes para depois trabalhar na mais produtiva. Felizmente, nas duas opções as batidas foram muitas, então é ficar cada um do jeito que está.

De olho nos rebojos e em alguns bitelos mostrando o tamanho da encrenca no meio da ração lançada, o que se via ao redor eram pescadores vira e mexe fisgando o seu exemplar, em toda a extensão do lago. Era executar o arremesso, bóia cevadeira e ração flutuante na água, depois esperar a batida do peixe. Matrinxãs barulhentas não cansavam de bater na isca. No fly, como utilizava um tippet extremamente fino (para não assustar as tilaponas) foi fatal a quebra da linha ao roçar nos dentes das primeiras. O jeito foi reforçar, colocando entre o tippet e a isca, uma proteção (um pedacinho de linha mais grossa ou uma trama de multilinhas de algodão) e, assim poder enfrentar até os potentes dentes dos redondos. Isto feito, logo posaram para as fotos tanto no bait como no fly os redondos para nossa alegria!

 

 

 

Horas depois a fome apertou e o jeito foi atacar os sanduíches (nos dias úteis fica a disposição de quem passa o dia inteiro, os serviços de lanchonete). Momentos de relax, contemplando a beleza de estar na parte mais alta da serra da Mantiqueira, curtindo um visual digno de zona rural. Aliás, estar ali sempre me remete a imagem daqueles sítios ou fazendas do interior mineiro, com recortes de montanha ao fundo.

 

 

 

 

 

 

Depois da pausa, segundo tempo e hora de verificar o lago reservado para as tilápias. O material continuou reforçado, pois além destas valentes (muitas de porte avantajado) é comum entrar matrinxãs, carpas, catfishes e redondos que também lá estão presentes para rebentar a linha do pescador mais desavisado.

 

 

Foi jogar um pouco de ração flutuante para ver o alvoroço no meio do lago!!! E o que é melhor, quando estão muito ativos, é jogar a isca que os bichos batem sem dó. A estratégia então era cevar um pouco, para juntar os menores e posicionar a isca um pouco mais afastado para pegar aquele desconfiado e maior, que fica mais distante vendo a agitação. E para melhorar mais ainda, nuvens pretas invadiram o céu, aumentando muito mais a atividade dos peixes. Agora nem precisávamos cevar, era posicionar a isca e lá vinha batida!!! Mas as pequeninas tilapinhas é que estavam entrando nesta forma, para atrair as bitelas tínhamos de cevar!

Como a ameaça de cair uma tempestade aumentava o jeito foi recolher a tralha, despedir dos amigos e tomar o rumo de casa.

 

 

 

 

O responsável pelo local é o Plínio que recebe e orienta sobre as melhores opções para sua pescaria e, você tem no local um restaurante por kilo (funciona nos feriados e finais de semana) para saciar sua fome. Tem um número muito grande de quiosques bem conservados, em volta dos lagos para sombra e proteção contra chuva, além de grande quantidade de bancos de concreto para comodidade dos frequentadores.

 

 

 

 

 

 

Pesqueiro Recanto das Lagoas – Av Silvestre Pires de Freitas S/N – Guarulhos / SP Informações: Telefone: (11)4483 4445.Funciona diariamente das 6:00 às 18:00h, nas modalidades de pesque e solte e pesque e pague. site:  www.clickpesca.com.br/lagoas.asp

Ótimas pescarias!!!

 

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

Apoio:

MTK Fishing Adventure Outdoor    www.mtkbrasil.com.br      

Produtos Petersen    http://pescabrasil.net/boias.html

Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

Piscicultura Chang   www.pisciculturachang.com.br

Mustad www.mustad.com.br

NEW FISH Pesca e Bazar   fone: (011) 2737-0036  email newfishpescaebazar@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AUTOMOBILISMO: Toyota é a grande campeã do FIA Wor... A Toyota foi a grande vencedora do Campeonato Mundial de Endurance da (WEC) da FIA em 2014. Após carimbar o segundo lugar ao fim da etapa das 6 horas ...
SUMÔ: Campeonato Paulista deve reunir cerca de 200... Acontece neste domingo, 26, a partir das 9 horas, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo Brasil-Japão, no Bom Retiro, em São Paulo, o 39º Campeonato...
FUTEBOL: PALMEIRAS FATURA TÍTULO DO 22º INTERCÂMBI... Com o objetivo de dar oportunidade aos jovens jogadores japoneses de conhecer a técnica e o gingado brasileiro, além de vivenciarem a cultura local, a...
BEISEBOL: V Taça de Clube Campeões de Beisebol ...   Realizado nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Treinamento Yakult em Ibiuna-SP, a V Taça de Clube Campeões de Beisebol "João Nakaie" I...
Tags:

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *