NIPPAK PESCA: Dias quentes prometem um verão de muita pesca. É separar o material e linha nágua!

É comum se dizer que no Brasil, que o ano só começa depois do carnaval e lá vamos nós então para iniciar nossas aventuras pescativas. Para isso é bom conferir a tralha e, ver se tudo está em perfeitas condições.

Mauro Novalo

 

resized_01_

 

Como todo hobby ou esporte, para qualquer iniciante sempre é complicado iniciar a montagem da  tralha, pois a oferta de equipamentos e acessórios nas lojas é imensa. Tem de tudo para se vender ao pescador, desde pequenos anzóis até dispositivo para fisgar o peixe automaticamente. Infinidade de marcas e modelos de varas, carretilhas e molinetes. Tudo isso em tese, para facilitar a pescaria, acaba na verdade é confundindo mais ainda a mente de quem já está fascinado para este novo mundo.

Como identificar entre tudo que se vê, o que realmente é necessário para os primeiros passos nesta atividade às vezes tão zen, às vezes nem tanto, às vezes extremamente enérgico e fatigante, mas com final sempre gratificante.

O marinheiro de primeira viagem imagina só precisar de um anzol, uma varinha de bambu e isca (o que realmente é o suficiente para muitos casos), ao pisar numa loja especializada e deparar com um número muito grande de itens – alguns inimagináveis para os leigos – percebe que a coisa não é tão simples assim.

O primeiro passo é idealizar o ambiente da pescaria: lago, rio, represa, mar, praia ou estabelecimentos próprios para isso, os conhecidos pesque-pagues. Estes últimos, são indicados para quem prefere um pouco mais de conforto, fácil acesso e segurança pois poderá fisgar peixes e soltar (conforme as normas de cada local), estando bem próximo dos grandes centros urbanos. Sem se preocupar com as refeições, lanches e bebidas, pois terá à disposição nas maiorias dos locais, senão em todos. Em outros, vai encontrar piscinas e várias outras atividades para quem não gosta tanto assim de pescar, oportunidade de levar toda a família, inclusive os pequenos para ficar literalmente com o pé no chão.

Para os apreciadores da natureza, nada melhor do que se locomover até uma represa, rio ou lago próximos – óbvio que no caso da capital paulista, tem de se tomar cuidado com a segurança e conhecer bem os locais a serem explorados neste quesito. Outra opção é a praia, onde tem a facilidade de capturar as iscas no próprio local da pescaria. Para cada um destes destinos, há variação na tralha a ser utilizada para obter o sucesso desejado.

 

 

Pesque-pagues

 

resized_02_varas lisas

 

Com varas simples sejam de bambu ou telescópicas, utilizando como isca: massa, minhoca, bichinhos de pão e etc (tudo isso você encontra a venda nestes estabelecimentos) você já pode passar o dia na beira dos lagos, divertindo-se com peixes como: tilápias, bagres, redondos (pacus, tambacus, patingas), dourados, matrinxãs, piraputangas, piaus e etc.

Varas lisas + linha + anzol e as iscas citadas já são suficientes para espécies de 2 a 3 kg. Para peixes maiores, vai precisar de vara + molinete com linha suficiente para aguentar a briga com os grandões. Casos específicos como as carpas, além de tralha direcionada para a espécie, é recomendável o uso de massas especialmente preparadas para elas.

 

 

Rios, lagos e represas

 

Considerando ser pesca desembarcada – beira de barrancos – o mínimo necessário é vara + molinete/carretilha. O alcance vai depender da quantidade de linha e, como isca além da minhoca, milho, tripa de galinha, pode também optar pelas artificiais. Outra alternativa é pescar os pequenos lambaris (excelente iscas ou petiscos) com vara de mão, enquanto deixa um equipamento na espera para peixes maiores. Também podem entrar piaus, piaparas e bagres e aí a adrenalina vai subir e o pescador vai mostrar sua experiência para tirar o peixe dágua.

 

resized_03_mmmmm

 

 

Praia

Para o famoso “pé na areia” você vai precisar de molinete ou carretilha, a diferença é que aqui as varas são mais compridas, para alcançar distâncias maiores nos lançamentos e, na espera, a linha ficar acima do movimento das ondas, facilitando identificar a batida do peixe. Camarão inteiro ou em pedaços – descascado ou não – mariscos, tatuí (tatuíra), minhoca de praia e corruptos são boas iscas para serem encontradas e utilizadas. Dependendo do local, sardinha inteira, lulas em pedaços também são indicados, mas o ideal é sempre utilizar o que se encontra na própria praia.

Melhor ir com dois conjuntos, um leve para pescar na “espuma” a curta distância, visando peixes como pequenos pampos, bagres, betaras (pernas de moça), corvinas e outros que passeiam no primeiro e segundo canais – quando não for praia de tombo. Vara tipo Surf casting, vai ficar na espera, reservado para lances com mais de 70m visando peixes maiores. A dica é amarrar a isca utilizando de elastricot ou similar, para não perder a isca durante o lançamento. Normalmente são montadas pernadas com até 3 anzóis. A chumbada utilizada é a pirâmide ou especiais que se fixam no fundo. Para alcançar grandes distâncias a carambola ou outros formatos específicos.

 

resized_04_mmmmm

 

Costão

Como na modalidade anterior, equipamento com varas longas (facilitam na hora de retirar o peixe) reservar para lançamentos longos e ficar na espera da batida de um peixe mais ao longe e, tralha leve para ir atrás dos peixes que se alimentam próximos das pedras. Nestas condições são grandes as chances de perder acessórios nos enroscos, o que torna necessário ter reposição na sua maleta. Prefira os chumbos vazados ou gotas, pois tem a capacidade de subir a tona rapidamente, na hora do recolhimento.

 

 

Fly

Para os adeptos desta modalidade, numeração #2 para lambaris, #4 a #6 para pesque pagues, rios ou represas e, #6 para praia encaixam-se perfeitamente. Lembrando que neste caso, as moscas (iscas) é que irão determinar a numeração adequada, pois o peso da isca é estreitamente ligada a numeração da vara.

 

 

Manutenção preventiva

Água salgada é sinônimo de maresia, então os equipamentos e acessórios devem ser próprios para esta condição pois a ação da corrosão é rápida e visível. Depois da pescaria. aproveite a hora do banho, pegue tudo que levou para areia – mesmo que não tenha utilizado – e literalmente dê um banho de chuveiro e, coloque para secar.

Em água doce, é lavar a tralha utilizada em água corrente, deixar secar e reservar para a próxima pescaria. Periodicamente proceder manutenção mais apurada nas carretilhas, molinetes e varas. Os utilizados em água doce em intervalos maiores de tempo se comparados aos expostos à agua salgada.

 

 

Segurança

Preferencialmente sempre ir acompanhado e, deixar os familiares avisados sobre o destino e horário previsto de retorno. Nas pedras muito cuidado ao caminhar e, atenção as marés pois, o caminho na volta pode estar coberto de água.

 

 

05a_A0001_amarelo

 

Alimentos de fácil digestão, frutas e água devem fazer parte da sua mochila. Bonés ou chapéus, calçados, roupas confortáveis e leves (de preferência com proteção solar), repelente, protetor solar e óculos de proteção são itens indispensáveis. Acessórios para seu conforto: apoiador de vara, banquinhos.

Atenção para o Defeso www.mpa.gov.br/index.php/pesca/periodos-de-defeso

Ainda estamos no período de defeso, então veja na legislação do seu estado, a abrangência e o que pode ou não pode nesta época. Tenha sempre a mão, a licença de pesca amadora emitida pelo MPA – Ministério da Pesca e Agricultura, informações no link www.mpa.gov.br/pesca/amadora/licenciamento

Ótimas pescarias!!!

 

 

resized_06_ranchao

 

 


Apoio

Cachaça Wiba!    www.cachacawiba.com.br

EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

Fishing Co    www.stanley.com.br

Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

Karandá     www.karanda.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 


 

CURTAS

 

resized_Branca 02 (Copy)Cachaça Wiba

logo_wiba_roxo-header

A Cachaça WIBA! é a revolução da Cachaça Artesanal de alambique. Com qualidade atestada pela ESALQ-USP, é considerada uma das melhores Cachaças do Brasil por possuir concentrações inferiores de Aldeídos, o vilão da ressaca. Se isso já não bastasse, a marca propõe uma experiência inovadora e divertida de consumir a bebida: o jeito WIBA! de beber Cachaça. Nada mais é que uma espécie de harmonização, onde é possível você fazer sua Caipirinha na boca®. “A ideia é você molhar a fruta no sal, açúcar ou no ingrediente que preferir, mastigar levemente sem engolir e em seguida dar pequenos golinhos de WIBA!”, comenta Wilson Barros proprietário da marca. Adquira já a sua Cachaça preferida e comece a fazer suas experiências. Informações (11) 5041-1591 e-mail: contato@cachacawiba.com.br Instagram: @cachacawiba site: www.cachacawiba.com.br


 

Camisas Gafanhotos Team

A0009_azul

PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529


 

Produtos Karandá – Força Pantaneira

C1

KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

 


 

resized_robalo

Camarão articulado – Maré Iscas

mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 

resized_logo

 

Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

resized_LOGO MAIOR

c2

Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

 

 

 


 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

resized_massa amendoimPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    ESPORTES: Virada Esportiva Oriental na Liberdade d... Você certamente já deve ter ouvido falar de karatê, kendô, sumô, aikidô, kung fu e taekwondo, artes marciais originárias de países asiáticos e, de cer...
    COPA DO MUNDO: Rio Grande do Norte se prepara para...   O novo embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, esteve na capital potiguar no último dia 27 para conhecer a cidade e a Arena das Dunas, e...
    JAPÃO: O Japão após a invasão corinthiana Timão deixou fãs, conquistou reconhecimento após passagem pelo país oriental   Do R7   A invasão corinthiana acabou no Japão. O Co...
    KARATÊ-DO-GOJU-RYU: ASSOCIAÇÃO SHIZUOKA GOJU-KAN D... A Associação Impacto de Karate, em conjunto com a IKGA-Brasil (International Karate-Do Giju-Kai), realizou de 19 a 21 deste mês, na cidade de Tubarão,...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *