NIPPAK PESCA: Doutores das Águas V

ONG formada por voluntários em várias áreas – médicos, dentistas e recreadores – levam conforto e bem-estar a populações ribeirinhas.

Texto: Rubinho de Almeida Prado     Fotos: Shiro Angelo Furuta Pazian

 

resized_01_

 

O projeto Doutores das Águas (DA) nasceu de observações locais durante excursões de pesca esportiva nas regiões que hoje são atendidas. Percebeu-se claramente que, com relativamente poucos recursos, poderia se ter um forte impacto positivo da qualidade de vida daquelas populações.

A partir daí, a união de competências médicas, logística e odontológicas, aliadas ao profundo conhecimento da região, possibilitou o surgimento, em abril de 2011, da ONG Doutores das Águas, uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. No mesmo ano foi possível realizar a primeira expedição. Cada nova expedição e cada promessa de retorno cumprida, reforça a confiabilidade da população atendida e a certeza da manutenção permanente do projeto.

Como não era possível abranger todos os estados, decidiu-se adotar quatro rios: dois no Estado do Amazonas e dois em Roraima. Nessa região, moram cerca de 2 mil ribeirinhos, que anualmente recebem a visita da ONG. O grupo é composto por médicos, dentistas e educadoras recreativas.

Além desses profissionais, cada expedição conta também com a colaboração de mais de uma dezena de voluntários, que apoiam toda a estrutura para que os atendimentos fluam de forma adequada.

Esse grupo é composto hoje por cerca de 60 pessoas, que se dedicam de forma gratuita a levar um pouco de conforto e bem-estar a esse povo tão esquecido pelo poder público.

 

resized_02_atendimento

 

 

Expedição 2015

As atividades tiveram início em 2011, quando foram atendidos cerca de 800 ribeirinhos. A quinta expedição se encerrou no dia 20 de abril de 2015. Nesses primeiros cinco anos, foi possível conhecer mais de perto essa população, suas necessidades e ganhar a sua confiança. Foi possível implantar um ambulatório na Vila do Bom Jardim, construir uma casa de apoio na Vila do Arara e adiantar a construção de um barco ambulatorial, com o qual já foi possível navegar nessa última expedição, faltando agora dar o acabamento final e a instalação de equipamentos necessários para o seu perfeito funcionamento.

Nessa viagem, observou-se o crescimento populacional nas vilas do Estado de Roraima e a redução nas amazonenses.

Ainda é cedo para concluir se isso é uma situação pontual ou uma tendência. De qualquer forma, o número de ribeirinhos atendidos se manteve praticamente o mesmo, mas com ganho significativo em todas as áreas. Na médica, a estratégia de levar algum especialista a cada ano tem se mostrado bastante eficiente. Este ano, tendo pela primeira vez um infectologista, novas situações se mostraram presentes e novos caminhos de pesquisa se fazem necessários.

Na odontologia, as conquistas na estratégia de restaurar mais e extrair menos foram muito expressivas, e os efeitos positivos no futuro serão ainda melhores.

Na área de educação recreativa, deu-se mais ênfase na orientação de higiene bucal, autoestima das crianças e foram plantadas as sementes para um trabalho importante de educação sexual.

 

resized_03_Slide1

 

 

MISSÃO E VALORES

Missão: levar assistência médica, odontológica e práticas de higiene e saúde às populações escolhidas com o objetivo de promover melhora nos indicadores de saúde e qualidade de vida dessas comunidades. Dessa forma, contribui-se para que as populações escolhidas tenham melhores condições de continuar vivendo em seu habitat original e sejam capazes de manter ocupadas, de forma sustentável, aquelas regiões.

Valores:

*Assistência médica e odontológica com a máxima qualidade, levando-se em conta as limitações impostas pelas condições das populações e dificuldades logísticas inerentes à região.

*Atividades educacionais relacionadas com práticas de higiene e sanidade ambiental, sempre considerando a realidade física e cultural das populações escolhidas.

*Independência total de entidades governamentais, políticas e religiosas para assegurar a continuidade e prevenir o mau uso da imagem dos Doutores das Águas.

*Atuar em regiões onde as demais ONG´s não atuam em função da distância e dificuldades logísticas.

O compromisso com as populações assistidas é manter a consistência do atendimento, regressando sempre nas mesmas comunidades para ser possível acompanhá-las ano a ano.

*Respeito absoluto aos recursos entregues pelos patrocinadores. A obrigação é utilizar esses recursos tirando o máximo proveito deles em função das comunidades atendidas.

 

resized_05_barco_ambulatorial

 

 

resized_04_Slide2

 

 

Objetivos de curto prazo

Viabilizar recursos humanos e materiais para a execução de duas viagens anuais, em vez de somente uma, e perpetuação da ONG. Para o atingimento desses objetivos, se recorre à rede de relações pessoais, o que tem sido suficiente para viabilizar as excursões da forma com que são dimensionadas atualmente. Também por meio da mesma via é que conseguimos médicos, dentistas e demais colaboradores para executar o projeto nas comunidades visitadas.

Outros meios de captação de recursos em estudo são: crowdfunding, aluguel do barco ambulatorial para outras atividades (Turismo, Pesca, Parcerias Empresariais), apoio de pessoas físicas e jurídicas e divulgação por meio de assessoria de imprensa.

Para viabilizar novas parcerias, a ONG está sendo transformada em OSCIP, uma vez que em muitas empresas há restrições para se trabalhar com ONG’s.

 

 

Objetivos de longo prazo

Melhorar os indicadores de saúde das populações assistidas

– objetivo que será alcançado por meio da consistência e da coerência das ações. Para isso, elegeram–se comunidades nos Estados da Amazônia e Roraima, ao longo de rios da bacia do Madeira e Negro.

Adicionalmente, busca-se deixar postos de atendimento montados para que possam suprir algumas necessidades. Busca-se também identificar membros da comunidade que, se treinados, venham assegurar a continuidade das atividades educacionais e ensinamentos deixados a cada passagem. Além do atendimento imediato, o maior objetivo é, ao longo dos anos, alterar a curva de crescimento das crianças após o desmame, pois se observa uma brusca queda causada pela desnutrição característica dessas regiões. Para atingir esse objetivo muito trabalho será demandado ao longo dos próximos anos, não só na manutenção do acompanhamento médico e dentário, mas atuando fortemente na educação de higiene de forma geral para se conseguir quebrar o ciclo da verminose, um dos principais motivos dessa situação.

 

resized_06_capa1

 

 

Solidariedade pelos rios da Amazônia! Conheça mais sobre a ONG, informações no site www.doutoresdasaguas.org.br

 

 


Apoio

Cachaça Wiba!    www.cachacawiba.com.br

EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

Fishing Co    www.stanley.com.br

Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

Karandá     www.karanda.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

resized_Branca 02 (Copy)Cachaça Wiba

logo_wiba_roxo-header

A Cachaça WIBA! é a revolução da Cachaça Artesanal de alambique. Com qualidade atestada pela ESALQ-USP, é considerada uma das melhores Cachaças do Brasil por possuir concentrações inferiores de Aldeídos, o vilão da ressaca. Se isso já não bastasse, a marca propõe uma experiência inovadora e divertida de consumir a bebida: o jeito WIBA! de beber Cachaça. Nada mais é que uma espécie de harmonização, onde é possível você fazer sua Caipirinha na boca®. “A ideia é você molhar a fruta no sal, açúcar ou no ingrediente que preferir, mastigar levemente sem engolir e em seguida dar pequenos golinhos de WIBA!”, comenta Wilson Barros proprietário da marca. Adquira já a sua Cachaça preferida e comece a fazer suas experiências. Informações (11) 5041-1591 e-mail: contato@cachacawiba.com.br Instagram: @cachacawiba site: www.cachacawiba.com.br

 

 


 

 

Camisas Gafanhotos Team

A0009_azul

PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529

 

 


 

 

Produtos Karandá – Força Pantaneira

C1

KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

 

 


 

 

resized_robalo

Camarão articulado – Maré Iscas

mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

 

resized_logo

Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

resized_LOGO MAIOR

c2

Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

 

 

 


 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

resized_massa amendoimPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    SOFTBOL: Gecebs conquista título do 35º Campeonato... A equipe feminina do Gecebs conquistou o título do 35º Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Interclubes Adulto 2015, competição realizada nos dia...
    XADREZ: Aluna registrense conquista o tetracampeon... Mariana Kikuchi recebe bolsa atleta da Prefeitura de Registro e representará o Brasil no Campeonato Mundial   O esporte traz mais um motivo d...
    GOLFE: 42º Campeonato Nikkey acontece nos dias 3 e...   A Associação Nikkey de Golf do Brasil (ANGB) realiza nos dias 3 e 4 de novembro, no PL Golf Clube, em Arujá (SP), o 42º Campeonato Nikkey de...
    TÊNIS DE MESA: Olimpíadas Rio 2016 Após ter presenciado mais de 30 Campeonatos Mundiais, Adultos e Junior da ITTF, Universitários e Escolares, Mundiais Veteranos e das Indústrias, pela ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *