NIPPAK PESCA: Equipamentos – Parte 2 – Molinetes

É preciso treinar e no caso, arremessar. Só assim para conhecer o molinete, e explorar o máximo do seu potencial.

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

Continuando o assunto da edição passada hoje vamos falar de molinete. Para conhecer bem o seu equipamento não se tem outra forma a não ser praticar com ele e mais do que isso, melhor com orientação de quem conhece sobre o assunto. O ideal é procurar instrutores habilitados e conhecidos no mercado, as lojas de pesca sempre vão ter os nomes para indicar. Você não precisa ser um expert no assunto mas o básico é bom saber.

 

Molinetes

 

Abastecimento

Requer atenção para não o fazer com a linha torcida. Se nas primeiras voltas perceber esta torção, corrija virando o carretel (de onde vem a linha que abastece). Observar no manual orientação sobre este procedimento assim como a bitola e quantidade de linha adequada para o modelo.

 

Fricção

Veja no manual onde se localiza este botão – normalmente em cima do carretel ou na parte traseira do equipamento.

Deve ser feita a ¼ de resistência da linha usada ou da vara – quando esta for de resistência menor que a linha. Exemplo: se abasteceu o molinete com linha de 12 libras de resistência, o ajuste deverá ser de 3 libras. Isto significará que quando o peso na ponta da linha alcançar este limite, será liberada para não romper.

Assim, montar seu conjunto (vara + molinete + linha), colocar uma balança na ponta da linha e executar a verificação.

Como este procedimento não é usual, normalmente o pescador deixa a fricção um pouco aberta e se necessário (um peixe maior do que o esperado), libera mais na hora da briga, caso ache que vai arrebentar a linha.

 

 

Arremesso

Para executar o arremesso é necessário prender a linha junto à vara de pesca, usando o dedo indicador. A seguir, levantar o pick-up ou aro, fazer o movimento para carregar a vara e proceder o arremesso. Após concluir, virar a manivela para ativar o pick-up e travar a linha. Sempre para onde a ponta da vara estiver apontada é a direção que vai seguir o peso (isca).

 

Freando a isca no ar

 

 

Utilizar o dedo que trava a linha no lançamento – mantendo-o próximo do carretel, e ao visualizar que a isca está no ponto desejado é só encostar na linha para finalizar o arremesso.

Recolhimento da linha (não forçar o equipamento)

Utilizando carretilha ou molinete, o recolhimento deve ser executado utilizando a ação da vara de pesca, isto é, acionar a manivela quando a vara estiver no movimento descendente. Assim você levanta a vara e na descida: manivela, para não forçar o equipamento. Quem traz o peixe é a vara e não a carretilha ou molinete.

Durante a briga com o peixe, às vezes é necessário diminuir um pouco da pressão exercida na linha (liberar a fricção), para isso é recomendável você conhecer bem o seu equipamento (leia o manual e pratique este procedimento que pode ser a diferença para o sucesso da sua pescaria).

Uma das grandes vantagens do molinete, além de ser difícil de ter cabeleira, é o uso com iscas extremamente leves. Mas engana-se quem acha que só com carretilha é que se tem precisão nos arremessos. Especialistas neste equipamento se equiparam neste quesito também… tudo é questão de pratica e treino. Não se tem outro caminho para ter a mão certa, e como dizemos “pinchar de olhos fechados”. Para o leigo pode parecer bobagem ter esta precisão, mas é estar por exemplo, numa pescaria de robalos para verificar o quanto vale colocar a isca num pontinho embaixo da raiz da arvore, no meio de um monte de enrosco.

 

 

Manutenção

Terminada a pescaria aproveitar para lavar todo o equipamento utilizado. Se possível aproveitar a hora do banho e, deixar a água do chuveiro escorrer nas varas, carretilhas, molinetes e iscas.

Percebendo algum som estranho durante a pescaria ou depois desta limpeza prévia, reservar o equipamento para uma manutenção completa e não comprometer alguma peça.

Pescaria em água salgada ou salobra requer atenção dobrada devido a maresia. Isto vale para tudo que estiver sujeito a ação da ferrugem (inclusive as iscas artificiais) que foi levado ao local, mesmo sem ter sido utilizado.

O ideal é sempre guardar seus equipamentos com a fricção solta e, proceder a regulagem quando for montar o chicote ou trocar a isca.

 

 

 

Ótimas pescarias!!!

 

 

Apoio:

Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

 

Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

 

 

 

A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!

 


A menor lancha de fibra do Brasil – Xspeed 120

 

 

 

 

Vantagens de uma XSPEED: preço igual ou menor que um Jet, leva até 4 passageiros, som, áreas secas para guardar pertences, espaço para cooler, é leve e fácil de transportar pesando apenas 220kg o conjunto. O custo de manutenção é baixíssimo, você pode guardar em casa numa vaga de carro eliminando custo de marina e seu consumo de combustível é de apenas 8 litros/hora. Seja equipado motor Suzuki 30HP ou Yamaha 40HP é uma lancha ágil, econômica e muito versátil. Navega perfeitamente com até 4 pessoas, absolutamente estável e segura. Também com ambos motores você puxa esqui ou Wake board, seja no mar, rio, lagoas ou represas. Informações com Carlos Sohck Ferreira email: carlos.s.ferreira@spotcomsat.com.br (11) 9.8343.1521 Conheça mais sobre o estaleiro www.muranoyachts.com.br e neste link, vídeo da XSPEED em ação https://youtu.be/bD6mNhERvAA  Visite-nos na Let´s boat 2017

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

Outono a pleno vapor e os peixes ainda ativos, é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 


 

 

SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

 

rastreador2

 

 

Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

PSICULTURA CHANG

 

 

 

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

    Related Post

    SOCIAL: Inauguração do “Canal do Sertão” no munic...   Inauguração – Em 12 de março foi inaugurado o “Canal do Sertão” no município de Água Branca, no estado de Alagoas. A cerimônia de abertura c...
    NIPPAK PESCA: AquaRio O novo aquário marinho do Rio finalizou em outubro a venda dos passaportes anuais a preços promocionais e, tem a previsão de ser inaugurado agora em n...
    NIPPAK PESCA: Curtas   NEW FISH Pesca e Bazar     Fácil acesso pelo metrô Estação Liberdade. Produtos de primeira qualidade para atender o mais ...
    TÊNIS DE MESA/LIGA NIPO-BRASILEIRA: Clube Juventus... O Clube Juventus recebeu, em pleno feriado de Páscoa, nada menos do que 470 mesa-tenistas do Estado de São Paulo, para participar da 3ª etapa da Liga ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *