NIPPAK PESCA: Expedição Fishing Co. – Parte I

A expedição foi organizada com o propósito de pescar os valentes tucunarés e, caiu como uma luva para testar e ajustar os produtos a serem lançados. Usados o tempo todo, tiveram sua eficiência comprovada e serviram como base para novos itens de vestuário.

Por Gustavo Fernandes Martins  e Fotos: Fernando Pradi

 

resized_01_tucunare_contorno3

 

Toda pescaria tem uma história que a precede e muitas que a acompanham em nossas memórias por muito tempo. A dessa poderia ser: dois empresários bem sucedidos e aficcionados pela pesca resolveram juntar suas profissões e a paixão para criar uma linha de roupas voltadas para os pescadores esportivos e suas necessidades. Tino Torkar aliou sua criatividade no design de peças e coleções – ao longo dos últimos 28 anos à frente da Stanley® – à genialidade nos processos de confecção e, de desenvolvimento de matérias-primas do Ede Vergini – Owner da Empresa Texfio industrial Ltda. O produto final foi uma linha inovadora, confortável, prática e bonita de fishing wear colocada a prova nessa Expedição.

 

resized_02_amazonia6 (Copy)

 

A viagem foi montada a gosto dos membros do time, com prioridade total à pesca, sem deixar de lado um pouco de conforto e algumas mordomias. Não pensem, porém, que viajamos num daqueles “barcos hoteis” que circulam pelas águas escuras do Médio-Alto Rio Negro. Portanto, nada de 10 suítes, jacuzzi e sauna. Fomos num “barquinho” regional muito bem reformado e cuidado pelo nosso amigo Gonô. Só uma cabine, duas beliches, ar-condicionado, uma baita hospitalidade e o melhor cozinheiro com quem já viajei por aquelas águas ao longo dos últimos 10 anos.

Partimos de lugares distintos: eu de Goiânia/GO; Tino de São Paulo/SP; Ede, Luka e Fernando (nosso fotógrafo e cinegrafista, levado especialmente para registrar nossos momentos lá) partiram de Jaraguá do Sul/SC. Encontramo-nos todos em Manaus no dia 19 de novembro, para ir para Barcelos na manhã seguinte. Nosso destino final era o Rio Preto, o mais alto que conseguíssemos chegar, isolados, para pescar os grandes tucunarés e testar a coleção da Fishing Co. A partir de Barcelos, alugamos uma lancha rápida, navegamos por mais 5 horas (cerca de 170 km) até a boca do Rio Preto, onde chegamos por volta das 19:30h.

O sábado começou cedo, com o despertar e o desjejum, seguido da arrumação das tralhas. Logo notamos que o Rio Preto estava bem baixo, muito “dentro da caixa” (sem água no mato), o que nos animou demais e aflorou ainda mais a nossa ansiedade. Eu, particularmente, nunca tinha pescado num rio em nível tão baixo. Como tinha dado uma olhada nas previsões climáticas e elas diziam que não havia previsão de chuvas fortes para a região, imaginei que faria a melhor pescaria de minha vida.

 

resized_03_101 (Copy)

 

Recebemos a parte a ser testada do nosso equipamento – as roupas e à primeira análise: leveza, conforto e a beleza das peças chamaram a nossa atenção. Faltava a prova de campo e, fomos a ela.

 

resized_04_DSC_0010 a

 

Foram 7 dias de pescaria, bastante suados e trabalhosos. Apesar de estar em um nível ótimo, o Rio Preto estava enchendo, devido a chuvas fortes na sua cabeceira. O tucunaré, tido como um peixe altamente agressivo e territorial, é extremamente sensível às variações nos níveis das águas. Quando ele percebe subidas, mesmo que sutis, altera muito seu comportamento e deixa de atacar. Minha experiência tem mostrado que o tucunaré é extremamente violento quando está acasalando ou defendendo sua ninhada. Em seus demais estágios, ele ataca mais sutilmente e com menor intensidade, tornando os tão sonhados ataques à superfície raros e menos violentos. Minhas melhores experiências na região foram feitas com rios secando, independente do nível, desde que as águas estejam “fora do mato”. E não foi isso que tivemos.

 

resized_05_amazonia5 (Copy)

 

Mesmo assim, a pescaria foi boa demais! O trabalho duro foi recompensado e tivemos pelo menos 6 peixes acima das 20 libras (9,1 kg), sendo o maior de 22 libras (os tão sonhados 10 kg), pego em uma isca de meia-água.

Pegamos ainda alguns exemplares entre 4 e 7 kg, muitos deles nas iscas de superfície (hélices, zaras e jumping minnows), para nossa alegria!

Pegamos também algumas outras espécies, como as traíras e as lindas e acrobáticas aruanãs.

Usamos equipamentos de pesca diversos, inclusive algumas varas enviadas pela Redai para que pudéssemos avaliar. Sou suspeito para falar deste equipamento, pois acompanho o desenvolvimento da ideia e dos produtos desde seus primeiros passos. Por isso vou usar as palavras do nosso companheiro Luka: “devo confessar que foi a melhor vara para trabalhar iscas de hélice que já utilizei”. O trabalho da vara PS com as iscas de hélice é perfeito, nem “seco” demais, a ponto de moer o braço, nem mole demais, desperdiçando energia nas fortes puxadas para fazer as hélices produzirem barulho e jogarem água para cima. Usei muito a minha para iscas de superfície, como “zaras” e “joão pepinos” e achei o trabalho dela para essas iscas tão bom quanto para as hélices. No meu caso, ela aguentou muito bem o ataque de um tucunão bravo, que raivosamente atacou uma Dr. Spock da KV e a arrastou para pauleira.

 

resized_06_085 (Copy) (Copy)

 

Como de costume, fomos brindados pela amizade, pelo companheirismo, pela cortesia e cordialidade uns com os outros, mesclados com cenários deslumbrantes da natureza bruta e quase intocada, que tivemos a rara oportunidade de ver.

Quanto à história dessa pescaria e à sua fonte de motivação, o adjetivo SENSACIONAL define bem a linha fishing wear da Fishing Co. Confesso que quando meus amigos Tino e Ede me disseram que iríamos pescar somente com as camisetas e bermudas que eles levariam, fiquei um pouco desconfortável. Minha experiência com camisetas com FPS (Fator de Proteção Solar) não era das melhores. As outras marcas que eu havia usado até então, sem exceção, esquentam demais, são muito grossas e pegam cheiro. Eu tinha um modelo de camisa de minha preferência e só pescava com ele desde então (até levei duas na mala, para caso eu não me adaptasse aos novos produtos). Sobre isso falamos na segunda parte desta aventura!

 

resized_07_amazonia2 (Copy)

 

Continua na próxima edição…

Visite o stand da Fishing Co na Pesca Trade Show 2016. Mais informações sobre os produtos utilizados e a Expedição, no site www.fishingco.com.br

 

Apoio

 

logo_fishingco-(Copy)

 

 


 

 

CURTAS

 

 

Topfishing Tur

 

FaceFraserFish9

 

logoUma nova fronteira para grandes pescarias ao seu alcance. A Top Fishing lançou o destino Costa Oeste do Canadá para pesca de Trutas, Esturjões, e, Salmões tanto no mar como nos rios. A entrada é por Vancouver e os locais de pesca estão em um raio de 150km.  Além dos lindos cenários e locais de hospedagem o participante tem a facilidade de não precisar levar nenhum equipamento de pesca pois está tudo incluso na programação. O melhor período é setembro e outubro. Ainda dá tempo !  www.topfishing.tur.br    (11)  9 7531 0969

 

 


 

resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

resized_logoDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 


 

 

PORTA VARA TELESCÓPICA RETANGULAR – EBF PESCA

121.01---Porta-Vara-Ret

logoebfUtilizado para proteger as varas de pescar telescópica durante o transporte. Confeccionado em Nylon 600, disponíveis nos tamanhos 80 cm e 100 cm. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

 

 


 

 

amburana

Cachaça Serra Pantaneira Amburana

SERRA-PANTANEIRASerra Pantaneira é uma cachaça selecionada feita em quantidades anuais limitadas e sem fermentação química a fim de manter as tradições históricas da região. Para não alterar o sabor da cachaça, a destilação é processada em alambiques de cobre e não se faz uso da técnica de queimada para colheita de cana. Todo corte é feito de maneira manual. Após o processo de alambicagem, ocorre a separação para qual espécie de madeira a cachaça irá descansar neste caso a amburana. É um verdadeiro exemplo da brasilidade na cachaça. Não deixando o lado saboroso e suave de uma boa Serra Pantaneira. Informações: Murilo Giovaneli (11)98246 0246 e Mateus Stecca (11)98154 5086 site www.serrapantaneira.com.br email: contato@serra pantaneira.com.br ou Instagram serra_pantaneira

 

 


 

 

 

 

 

 

massa-goiaba

 

Massa para pesca – União Pesca

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

 

 


 

 

SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

 

 

 

rastreador2

 

Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com Visite nosso stand na Pesca Trade Show! Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

SPOTCOMSAT

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

    Related Post

    Seleção japonesa sub-17 de futebol feminino visita... Uma delegação do Japão de futebol sub-17, formada por estudantes de áreas atingidas pelo tsunami, em março do ano passado, visitou a cidade de Santos ...
    BEISEBOL: Pará é campeão do 13º Torneio de Brasíli...   Realizado nos dias 29, 30 e 31 de março em Brasília-DF o 13º Torneio de Brasília de Beisebol Adulto, com a participação de 6 equipes: Brasíl...
    RIO 2016: ‘É como se tivéssemos conquistado uma me... Se é verdade que em tempos de crise as empresas devem apostar na criatividade, a Birdo Produções, estúdio de animação com sede em São Paulo, faz uma g...
    BEISEBOL: Seleção da Paulista conquista o título d... A seleção Paulista sagrou-se campeã do 34º Campeonato Brasileiro Beisebol Interseleções  - Categoria Júnior, competição realizada nos dias 25 e 26 de ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *