NIPPAK PESCA: Expedição Fishing Co. – Parte I

Toda pescaria tem uma história que a precede e muitas que a acompanham em nossas memórias por muito tempo.

 

resized_tucunare_contorno3

 

Por: Gustavo Fernandes Martins  Fotos: Fernando Pradi

 

 

A dessa é a seguinte: dois empresários bem sucedidos e aficcionados pela pesca resolveram juntar suas profissões e a paixão para criar uma linha de roupas voltadas para os pescadores esportivos e suas necessidades. Tino Torkar aliou sua criatividade no design de peças e coleções – ao longo dos últimos 28 anos à frente da Stanley® – à genialidade nos processos de confecção e, de desenvolvimento de matérias-primas do Ede Vergini – Owner da Empresa Texfio industrial Ltda. O produto final foi uma linha inovadora, confortável, prática e bonita de fishing wear colocada a prova nessa Expedição.

 

 

resized_02_amazonia6 (Copy)

 

A viagem foi montada a gosto dos membros do time, com prioridade total à pesca, sem deixar de lado um pouco de conforto e algumas mordomias. Não pensem, porém, que viajamos num daqueles “barcos hoteis” que circulam pelas águas escuras do Médio-Alto Rio Negro. Portanto, nada de 10 suítes, jacuzzi e sauna. Fomos num “barquinho” regional muito bem reformado e cuidado pelo nosso amigo Gonô. Só uma cabine, duas beliches, ar-condicionado, uma baita hospitalidade e o melhor cozinheiro com quem já viajei por aquelas águas ao longo dos últimos 10 anos.

Partimos de lugares distintos: eu de Goiânia/GO; Tino de São Paulo/SP; Ede, Luka e Fernando (nosso fotógrafo e cinegrafista, levado especialmente para registrar nossos momentos lá) partiram de Jaraguá do Sul/SC. Encontramo-nos todos em Manaus no dia 19 de novembro, para ir para Barcelos na manhã seguinte. Nosso destino final era o Rio Preto, o mais alto que conseguíssemos chegar, isolados, para pescar os grandes tucunarés e testar a coleção da Fishing Co. A partir de Barcelos, alugamos uma lancha rápida, navegamos por mais 5 horas (cerca de 170 km) até a boca do Rio Preto, onde chegamos por volta das 19:30h.

O sábado começou cedo, com o despertar e o desjejum, seguido da arrumação das tralhas. Logo notamos que o Rio Preto estava bem baixo, muito “dentro da caixa” (sem água no mato), o que nos animou demais e aflorou ainda mais a nossa ansiedade. Eu, particularmente, nunca tinha pescado num rio em nível tão baixo. Como tinha dado uma olhada nas previsões climáticas e elas diziam que não havia previsão de chuvas fortes para a região, imaginei que faria a melhor pescaria de minha vida.

 

resized_03_101 (Copy)

 

Recebemos a parte a ser testada do nosso equipamento – as roupas e à primeira análise: leveza, conforto e a beleza das peças chamaram a nossa atenção. Faltava a prova de campo e, fomos a ela.

 

04a_fishing-co7

 

Foram 7 dias de pescaria, bastante suados e trabalhosos. Apesar de estar em um nível ótimo, o Rio Preto estava enchendo, devido a chuvas fortes na sua cabeceira. O tucunaré, tido como um peixe altamente agressivo e territorial, é extremamente sensível às variações nos níveis das águas. Quando ele percebe subidas, mesmo que sutis, altera muito seu comportamento e deixa de atacar. Minha experiência tem mostrado que o tucunaré é extremamente violento quando está acasalando ou defendendo sua ninhada. Em seus demais estágios, ele ataca mais sutilmente e com menor intensidade, tornando os tão sonhados ataques à superfície raros e menos violentos. Minhas melhores experiências na região foram feitas com rios secando, independente do nível, desde que as águas estejam “fora do mato”. E não foi isso que tivemos.

 

resized_05_amazonia5 (Copy)

 

Mesmo assim, a pescaria foi boa demais! O trabalho duro foi recompensado e tivemos pelo menos 6 peixes acima das 20 libras (9,1 kg), sendo o maior de 22 libras (os tão sonhados 10 kg), pego em uma isca de meia-água.

Pegamos ainda alguns exemplares entre 4 e 7 kg, muitos deles nas iscas de superfície (hélices, zaras e jumping minnows), para nossa alegria!

Pegamos também algumas outras espécies, como as traíras e as lindas e acrobáticas aruanãs.

Usamos equipamentos de pesca diversos, inclusive algumas varas enviadas pela Redai para que pudéssemos avaliar. Sou suspeito para falar deste equipamento, pois acompanho o desenvolvimento da ideia e dos produtos desde seus primeiros passos. Por isso vou usar as palavras do nosso companheiro Luka: “devo confessar que foi a melhor vara para trabalhar iscas de hélice que já utilizei”. O trabalho da vara PS com as iscas de hélice é perfeito, nem “seco” demais, a ponto de moer o braço, nem mole demais, desperdiçando energia nas fortes puxadas para fazer as hélices produzirem barulho e jogarem água para cima. Usei muito a minha para iscas de superfície, como “zaras” e “joão pepinos” e achei o trabalho dela para essas iscas tão bom quanto para as hélices. No meu caso, ela aguentou muito bem o ataque de um tucunão bravo, que raivosamente atacou uma Dr. Spock da KV e a arrastou para pauleira.

 

resized_06_refrescar

 

Como de costume, fomos brindados pela amizade, pelo companheirismo, pela cortesia e cordialidade uns com os outros, mesclados com cenários deslumbrantes da natureza bruta e quase intocada, que tivemos a rara oportunidade de ver.

Quanto à história dessa pescaria e à sua fonte de motivação, o adjetivo SENSACIONAL define bem a linha fishing wear da Fishing Co. Confesso que quando meus amigos Tino e Ede me disseram que iríamos pescar somente com as camisetas e bermudas que eles levariam, fiquei um pouco desconfortável. Minha experiência com camisetas com FPS (Fator de Proteção Solar) não é boa. As outras marcas que eu havia usado até então, sem exceção, esquentam demais, são muito grossas e pegam cheiro. Eu tinha um modelo de camisa de minha preferência meu gosto e só pescava com ele desde então. Até levei duas na mala, para caso eu não me adaptar aos novos produtos! Mas isto fica para semana que vem!

 

resized_07_amazonia2 (Copy)

 

Continua na próxima edição…

 

 

Mais informações sobre os produtos utilizados e a Expedição, no email: fishing.co@hotmail.com

 

Apoio

logo_fishingco-(Copy)

 

 


 

 

 

CURTAS

Produtos Karandá – Força Pantaneira

C1

KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

 

 


resized_FISHINGCO_teste

FISHING CO.

Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email: fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

resized_logo

 


Bolsa APETRECHO GG STANDARD – EBF PESCA

resized_LOGO MAIOR

c2

Utilizado para proteger individualmente a carretilha (perfil baixo), na guarda do acessório durante o transporte, na navegação e no casting, sem necessidade de remoção durante a pescaria. O produto foi desenvolvido em neoprene, envolvendo toda a carretilha, incluindo o carretel de linha. Além da proteção contra riscos, possui função adicional de proteção para o dedo do pescador quando na necessidade extra da fricção da linha. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

 

 

 


mareCamarão articulado – Maré Iscas

mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 

 


UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

massa-goiabaPrimavera está aí e, a dica continua sendo ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 

 

 

 


sportfishing

Coleção VERÃO 2016 – Camiseta Sport Fishing da By

Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Camiseta raglan sublimada com zíper 100% poliéster, tecido em DRY nas cores: degrade preto e branco, nos tamanhos P, M, G, GG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

 

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    BEISEBOL: Chuva prejudica e Nippon Blue Jays é o c... A chuva prejudicou e o campeão da 9ª Taça Brasil de Beisebol Interclubes Pré-Júnior 2014 – “Troféu Massaichi Izumi”, foi definido por critério técnico...
    FUTEBOL: 45ª Copa São Paulo Hitachi de Futebol Jún...     (Fotos: Luci Judice Yizima)     A 45° Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior teve inicio no dia 03 de jan...
    BEISEBOL: Beisebol da ACENBI conquista mais um tít...   Categoria Pré-Junior foi campeã da Seletiva Regional Centro-Oeste   O beisebol da ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasile...
    BEISEBOL: BRASILEIRO PAULO ORLANDO E SEUS COLEGAS ... Evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 21 de julho, na tradicional visita dos campões de ligas esportivas ao chefe de Estado americano   ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *