NIPPAK PESCA: Galo-de-penacho – Selene vômer

*Por: Marcelo Szpilman      Ilustração: Antônio Woyames

 

01_galo

 

 

 

Coloração: Corpo prateado com o dorso e cabeça azulados. Não há manchas características. Nadadeiras claras. Segunda dorsal e anal freqüentemente escurecidas. Os espécimes jovens podem apresentar cerca de quatro ou cinco faixas verticais escuras interrompidas.

Características: Corpo muito alto (altura de 59 a 72% do comprimento zoológico = medida entre a ponta do focinho e a extremidade da coluna vertebral) e muito comprimido lateralmente. Os dois espinhos destacados da anal são reabsorvidos com o crescimento. Pélvicas bastante reduzidas. Os raios anteriores da dorsal e da anal são muito mais longos que os demais e formam lóbulos bem alongados que nos espécimes juvenis apresentam-se como grandes filamentos. Pedúnculo caudal sem quilhas dérmicas. Linha lateral com 7 a 17 pequenos e pouco diferenciados escudos na região posterior (reta).

Ocorrência: Nos mares tropicais e subtropicais do Atlântico ocidental. No Brasil, ocorrem por todo o litoral. Podem chegar 0,5 metro de comprimento total e pesar 2,2 kg, porém a média é de 0,25 metro e 0,4 kg.

Habitat: Pelágicos demersais costeiros de águas rasas, costumam viver e nadar a meia-água ou mais próximo do fundo, de areia ou pedra. Os espécimes juvenis podem ser encontrados nas praias arenosas e nos estuários.

Hábitos: São encontrados em cardumes, pequenos grupos ou aos pares. Gostam de ficar ao redor de empilhamentos e pilares de pontes ou decks. Alimentam-se de peixes, pequenos caranguejos, camarões e vermes.

Captura: Sua carne é considerada excelente (deliciosa para alguns), sendo freqüente nos mercados, onde é comercializada fresca. São capturados com vara de pesca, rede de cerco e rede de arrasto. Na pesca esportiva têm a boa reputação de oferecer uma boa briga. São apreciados pelos pescadores submarinos e requisitados para os aquários de visitação pública.

Outros nomes vulgares: Abacatuaia, galo-de-fita (PE), capão, galo-bandeira (BA), galo-do-alto, galo-do-morro (ES), galo-fita, galo-proa-de-barco (CE).

 

MARCELO SZPILMAN

MARCELO SZPILMAN

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.
MARCELO SZPILMAN

Últimos posts por MARCELO SZPILMAN (exibir todos)

     


    Trekking (caminhada ou corrida) com segurança e conforto

     

    Exercicios físicos sempre são recomendados, desde que com supervisão médica e respeitando os limites de cada um.

     

    Por Mauro Yoshiaki Novalo

     

     

    03_massimaalimentacao-com-br

     

    A estação da primavera na capital paulista sugere dias com muita alternância de temperatura, variando desde o friozinho da manhã até o sol forte no meio dia, com possibilidades reais de chuvas fortes a qualquer hora do dia. E a cada dia a mínima e a máxima passam a ter marcas mais altas.

    Bom se proteger e preparar o corpo para estas variações com muito líquido para hidratar e, dependendo da duração do percurso e do local, ter o mínimo para praticar com segurança.

     

    Mapeamento do percurso

    Avaliar tudo que puder saber o local, informações como tipo de terreno, inclinação, obstáculos e etc. Importante alguém do grupo conhecer, caso contrário só vá na companhia de um guia experiente e conhecedor da região. Sempre faça trilha acompanhado!

    Levar pouca carga para não sofrer lesão e observar com atenção os obstáculos naturais (galhos, pedras, raízes e etc). Terrenos acidentados exigem mais dos membros inferiores em compensação reforça a musculatura local (tendões, ligamentos e etc).

     

    Vestuário

     

    04a_tenis

     

    Os calçados devem ser confortáveis, resistentes e com solados que não escorregam nas pedras, além de absorver os impactos destas. Os com ranhuras vão te dar tração em locais de terra. Roupas sempre leves, de poliéster ou poliamida que permitam a evaporação do suor. Bonés ou chapéus e óculos escuros – preferencialmente polarizados – são essenciais para sua proteção.

     

    04b_camisetabasica2

    Mochila

    Um cantil de 1 litro de água e quando forem caminhadas de longa duração, é bom ter um isotônico.

    Carregue o indispensável, como: protetor solar, repelente de insetos, canivete, lanterna, fita adesiva, kit de primeiros socorros com luva, esparadrapo, gaze e antisséptico. Roupas de reserva (uma blusa, camiseta e um par de meias), toalha e um saco de lixo.

     

    Alimentação

    Calóricos para uma fonte rápida de energia como: chocolate, barras de cereais e biscoitos. Considere levar algumas frutas (banana e maçã). Reserve para os momentos críticos pois imprevistos podem acontecer.

     

     

    Documento

    Útil guardar num bolso da roupa, um documento de identificação e contato de emergência. Facilita muito em casos de perdas de consciência.

    Para quem prefere locais afastados ou pouco movimentados, considere levar um rastreador para o mínimo de segurança além de avisar sempre seus contatos o percurso a ser realizado.

     

     

    05a_rastreadorRastreador SPOT Gen3

    Este aparelho é ativado por sensor de movimento, pode avisar que você está em movimento enviando automaticamente mensagens de rastreamento. Quando você para, ele também notifica no mapa de sua página compartilhada esta ação, não enviando mais mensagens até se locomover novamente. Este procedimento pode ser configurado e ajustado da forma que achar mais conveniente.

    Em caso de emergência é pressionar o botão SOS que a Central Internacional de Busca e Resgate GEOS recebe o chamado, avisa os seus contatos de emergência (previamente cadastrados) e, fornece sua localização para as autoridades locais responsáveis pela busca e resgate.

     

     

    05b_viseira-e-oculos

     

    NA PRAIA

    Nesta situação você tem paisagem e ar puro… antes de tudo, alongue-se (afasta o risco de lesão). Não se preocupe com o tempo de duração da caminhada, apenas respeite o seu limite.

    Descalço, pela irregularidade das condições da areia, tem o fortalecimento dos membros inferiores e estimula sua mente para pisar o mais adequadamente possível mas o ideal é usar tênis para não correr o risco de se ferir com algum objeto.

    A areia dura é bom para a musculatura, aumenta sua resistência mas tem forte impacto, enquanto a fofa não propiciando muito equilíbrio estimula o esforço e concentração. Alternar entre os dois tipos sem sobrecarga é o ideal.

    Por fim, aproveite o mar e curta a água na canela num ritmo leve, vai massagear seus músculos e continuar se exercitando.

    Proteja-se sempre do sol e ótimas aventuras!!!

     

     

    Apoio:

    Cachaça Morro Vermelho   www.cachacamv.com.br

    Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Fishing Co   www.fishingco.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br

    Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    caipessegoCachaça Morro Vermelho

     

    Agraciada com a Medalha de Prata no Concurso Mundial em Bruxelas – a cachaça MV Ouro é produzida artesanalmente na cidade de Carmo da Mata/MG a partir da cana-de-açúcar. Genuinamente brasileira, cuidadosamente segue a receita original – passada de geração em geração. Apesar de seu sabor forte e marcante, desce com suavidade e provoca prazeres incomparáveis. Destilada em alambiques de cobre e armazenada por no mínimo 2 anos em toneis de jequitibá, a cachaça Morro Vermelho preza pela qualidade, sendo ideal para se beber pura ou com gelo, em coquetéis ou ainda, na famosa caipirinha. Segue a dica para você fazer um CAIPESSEGO: 50 ml cachaça MV Ouro/Prata + 250ml de suco de pêssego + fruta no copo para enfeitar. Mais informações www.cachacamv.com.br  contato: vendas@cachacamv.com.br fones: (31)2522–8204 (31)99202-6087

     

     


     

     

    pampo

    Camarão articulado – Maré Iscas

    mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    02_Jose-CarlosLivro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    01_livroApresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

     

    massabanana-uniaoMassa para pesca – União Pesca

    É primavera !!! E com os dias quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está no ponto certo para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     


     

     

    SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

    04_spot3

    Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.
    ok-spotcomsat

     

     


     

     

    resized_FISHINGCO_testeFISHING CO.

    resized_logocamisa-manga-longaDestaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

     

     


     

     

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: 26º Torneio Internacional de Campo ... É muito dificil manter um Campeonato durante muitos anos. Atualmente, organizar gera muito trabalho, dinheiro e burocracia pois existem inúmeras regra...
      TÊNIS DE MESA: Liga Nipo: celeiro de atletas para...   Além de São Paulo ser o maior pólo de tênis de mesa das Américas, não somente pela quantidade, mas também pela qualidade e estrutura, a Liga...
      ATLETISMO: Cônsul geral do Japão em São Paulo pres... Pela primeira vez em sua história, a Anma – Associação Nikkei Mirim de Atletismo – recebeu a visita do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Na...
      SOFTBOL: Nikkey de Marília é campeã da 14ª edição ... A categoria Sub 13 do Nikkey de Marília sagrou-se campeã do XIV Torneio Início de Softbol Feminino Interclubes e Festival Tbol Feminino – “Taça Tiemi ...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *