NIPPAK PESCA: Guaivira – Oligoplites saurus

Por Marcelo Szpilman e Ilustração: Antônio Woyames

 

 

Coloração: Corpo prateado com a região dorsal azulada. Primeira dorsal com os espinhos escuros e as membranas claras. Segunda dorsal e anal claras. Caudal amarelo-avermelhada.

 

Características: Corpo alongado, relativamente alto e comprimido lateralmente, com o focinho pontudo. Olhos relativamente pequenos e pálpebras adiposas. O final da maxila superior estende-se até a margem posterior do olho. Maxila superior com duas séries distintas de dentes. Os raios mais posteriores da dorsal e da anal (cerca de 11 a 15) são ligados apenas por uma membrana basal, o que lhes dá o aspecto de serem destacados. As bases da anal e da segunda dorsal são praticamente do mesmo tamanho. Pedúnculo caudal sem quilhas dérmicas. Linha lateral sem escudos, levemente arqueada acima da peitoral e reta até o final.

 

Ocorrência: Nos mares tropicais e subtropicais do Atlântico ocidental e do Pacífico oriental. No Brasil, ocorrem por toda costa. Podem chegar a 40 cm e pesar 1,3 kg.

 

Habitat: Pelágicos costeiros, vivem e nadam bem próximo da superfície da água. São comuns nas águas rasas das praias arenosas, baías estuarinas, podendo eventualmente subir os rios. Têm preferência pelas águas turvas.

 

Hábitos: São encontrados em grandes cardumes, movendo-se rapidamente, com freqüência e dando saltos para fora da água. Os espécimes juvenis podem ser vistos flutuando na superfície de cabeça para baixo com a cauda inclinada. Desovam nas águas costeiras, do verão ao outono. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos. Os espécimes juvenis costumam comer ectoparasitas e escamas de outros peixes.

 

Captura: Sua carne é considerada razoável, sendo pouca apreciada. É comercializada fresca ou salgada em alguns mercados locais. São capturados com vara de pesca, corrico, rede de cerco, rede de arrasto e arrastão de praia. Devido ao pequeno tamanho, são mais utilizados como isca para peixes maiores.Pescadores da Flórida relatam que os espinhos das nadadeiras dorsal e anal dessa espécie estão conectados a glândulas peçonhentas e podem provocar feridas bastante dolorosas.

 

Outros nomes vulgares: Cavaco, goivira, guaivira (ES), guajuvira, guarivira, solteira (SP).

 

MARCELO SZPILMAN

MARCELO SZPILMAN

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.
MARCELO SZPILMAN

Últimos posts por MARCELO SZPILMAN (exibir todos)

     

     

    É ouro!!!

    Buscando reconhecimento para apresentar e comercializar seus produtos no mercado externo, fabricantes de vinhos e bebidas destiladas cada vez mais, participam de festivais internacionais.

    Divulgação

     

     

    CMB – BRASIL (Concurso Mundial de Bruxelas) Edição Brasil 2017

    Uma das mais conceituadas disputa a se destacar mundialmente é este de Bruxelas, que conta com edições regionais, sendo realizadas as provas nos países participantes, proporcionando o acirramento e melhoria a cada ano.

    Afinal ter o selo seja prateado, dourado ou duplo dourado (Grand Gold) é uma credencial e tanto a se colocar no cartão de visita do produto, que pode representar elevação substancial da comercialização do mesmo no exterior, além de realçar a marca no mercado nacional.

    A versão brasileira do mais importante concurso de vinhos e destilados do mundo, o Concours Mondial de Bruxelles, teve na 15ª edição, realizado de 4 a 7 de abril deste ano na cidade de Bento Gonçalves/RS, número recorde de inscrições, com aumento significativo de destilados.

    A competição avaliou 184 amostras de vinhos e 196 de destilados brasileiros, com o objetivo de promover o setor no país revelando os melhores rótulos, sejam eles de pequenos ou grandes produtores, projetando-os internacionalmente.

    Para estas avaliações (às cegas) com bancada composta de especialistas e conhecedores do ramo, os jurados concedem notas de 0 a 100. Quanto maior for a pontuação, melhor a chance de medalha, que respeitam faixas de classificação para cada uma delas. Sendo os pontos atingidos o produto é premiado e a maior comenda é Duplo Ouro ou Grand Gold.

    Vinhos e destilados surpreenderam positivamente pela alta qualidade. Dos 66 destilados premiados: 29 foram medalhas de prata, 27 de ouro e 10 Duplo Ouro. Para os vinhos foram 20 medalhas de Duplo Ouro, 21 de ouro e 12 de prata.

    Veja as marcas premiadas no http://promonde.com.br/site/2017/04/10/cmb-brasil-bate-recorde-de-rotulos-inscritos-e-apresenta-os-premiados-da-15a-edicao/

    O 15º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados/CMB Brasil foi realizado pela empresa belga Vinopres, com apoio: da revista Vinho Magazine, Ibravin- Instituto Brasileiro do Vinho, Governo do Rio Grande do Sul, SPVinho, IBRAC-Instituto Brasileiro da Cachaça, APRODECANA – Associação dos Produtores de Cana de Açucar e do Condomínio Vitivinícola Spa do Vinho.

     

     

     

    Cachaça Coluninha

     

    Por: Mauro Yoshiaki Novalo

     

    A Cachaça Coluninha Ouro foi agraciada com a Medalha de OURO 2017 atestando a seriedade e responsabilidade do fabricante. Destaque para sua produção na Fazenda Tabocal, município de Coluna/MG – 340km de Belo Horizonte – onde desde a plantação da cana de açúcar (auto suficiente) até o engarrafamento tudo é acompanhado com sobriedade.

     

     

    Toda cachaça artesanal precisa descansar um pouco, repousando em toneis (para estabilizar e apurar principalmente o sabor “o bouquet da bebida”), é o pulo do gato onde anos a mais de envelhecimento e claro, considerando a madeira dos toneis, vai depurar e resultar num blend excepcional.

    Esta dedicação finaliza numa marca que atualmente exportado para vários países europeus avança firme para o reconhecimento também em território nacional. Beba com moderação e se for dirigir, não beba.

    Ótima Degustação!!!

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

       

      Apoio:

      Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

      Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

      Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

      Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

      Mustad    www.mustad.com.br

      Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

      SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

      União Pesca   www.uniaopesca.com.br

       

       


       

       

      CURTAS

       

       

      Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

       

       

       

      A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!

       


       

       

      Camarão articulado – Maré Iscas

       

       

       

      O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

       

       


       

       

      Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

       

      あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

       

      jose-carlos 

       

      Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

       

       


       

       

      Massa para pesca – União Pesca

       

       

       

      Outono a pleno vapor e os peixes ainda ativos, é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

       


       

       

      SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

       

      rastreador2

       

       


       

       

      A menor lancha de fibra do Brasil – Xspeed 120

       

       

       

       

      Vantagens de uma XSPEED: preço igual ou menor que um Jet, leva até 4 passageiros, som, áreas secas para guardar pertences, espaço para cooler, é leve e fácil de transportar pesando apenas 220kg o conjunto. O custo de manutenção é baixíssimo, você pode guardar em casa numa vaga de carro eliminando custo de marina e seu consumo de combustível é de apenas 8 litros/hora. Seja equipado motor Suzuki 30HP ou Yamaha 40HP é uma lancha ágil, econômica e muito versátil. Navega perfeitamente com até 4 pessoas, absolutamente estável e segura. Também com ambos motores você puxa esqui ou Wake board, seja no mar, rio, lagoas ou represas. Informações com Carlos Sohck Ferreira email: carlos.s.ferreira@spotcomsat.com.br (11) 9.8343.1521 Conheça mais sobre o estaleiro www.muranoyachts.com.br e neste link, vídeo da XSPEED em ação https://youtu.be/bD6mNhERvAA  Visite-nos na Let´s boat 2017

       

       

       

       

      NIPPAK PESCA

      NIPPAK PESCA

      Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
      Revisão: Aldo Shiguti
      Publicidade
      nippak@nippak.com.br
      Tel. (11) 3208-4863
      NIPPAK PESCA

      Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

        Related Post

        FUTSAL: A nikkei Ana Paula Emy Satake Yamada fatur... Ana Paula Emy Satake Yamada (foto: divulgação)   Que o futebol no Brasil é uma paixão nacional, todo mundo já sabe.  O que ninguém imagina...
        SOCIAL: PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES – Ainda sobre a cerimônia de entrega do 61º Prêmio Paulista de Esportes, realizada no último dia 18, na Câmara Municipal d...
        TÊNIS DE MESA: Londres 2012 – Olimpíadas em ... Com quatro atletas brasileiros já classificados para as Olimpíadas, sendo que os demais países só tem um, o Brasil ganhou o direito de levar duas e...
        BEISEBOL: NORTE DO PARANÁ É CAMPEÃ DO 29º CAMPEONA... A seleção do Norte do Paraná sagrou-se campeã do 29º Campeonato Brasileiro de Beisebol Interseleções Pré-Junior 2017, competição realizada nos dias 8 ...

        Faça seu comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *