NIPPAK PESCA: Iscas naturais ou artificiais para pesque-pagues

Verão é sinônimo de grandes rebojadas nos lagos dos pesque-pagues, e hora de testar novas iscas aproveitando a alta atividade dos peixes.

 

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

As aulas começaram e assim a frequência nos pesque-pagues pode até ter diminuído levemente durante a semana, mas nos sábados e domingos é comum estarem lotados com os pescadores animados atrás do seu troféu.

O sol a pino, com temperaturas altas mesmo após os temporais, que literalmente estão desabando na capital paulista, os lagos atraem muitos frequentadores, pois o calor estimula os peixes a atacarem as iscas, assim avistamos muitos e grandes rebojos na superfície dos lagos. Sejam de espécimes de couro, grandes redondos ou tilápias, é uma festa!

Pela grande agitação é claro que isto se traduz em maior quantidade de capturas, mas nem sempre significa que seja assim tão fácil. Com a isca certa no momento correto, não tem erro. É peixe grande na linha para brigar muito, quanto a aparecer ao final na foto é outro assunto. Para o pescador ter sucesso ele tem a sua disposição iscas naturais e artificiais

 

Naturais

Iscas vivas: pequenos peixes, minhoca, minhocuçu, grilos, bichinhos de pão e laranja, baratinhas e etc, massa, frutas diversas, frios e embutidos, pão, pão de queijo, carne e até gordura (sebo).

Neste quesito é saber o que está rendendo mais no exato momento para o dia, e é tiro e queda.

 

 

Artificiais

Imitando peixes e pequenos insetos ou animais, sejam com ação de superfície, de fundo e jigs. A preferida é a ração artificial (flutuante ou “afundante”). Esta pode trabalhar bem próxima ou na superfície, ou ter peso e trabalhar na profundidade que o pescador quiser (regulando a altura com o auxílio de uma boia tipo lambari).

Na superfície, a adrenalina vai a mil pois se vê os rebojos se aproximando e quando isto acontece em cima da isca, é a hora da fisgada! Outra descarga de adrenalina se dá nos segundos posteriores até saber se o peixe mordeu ou não a isca – confirmação através da linha esticada e do peso – e em seguida, tomada de linha e a tentativa de identificar o peixe pela corrida e pelas cabeçadas. A partir daí vai depender do equipamento, experiência e paciência do pescador, a captura ser finalizada com êxito ou não.

Imagina então se isca for confeccionada pelo próprio pescador, vai ter a alegria em saber que o material, desenho e a montagem foram realizados corretamente. E o resultado é o sorriso estampado no rosto pelo bom trabalho, afinal isca boa é a que pega peixe e ponto final!!!

 

 

Flutuante

São confeccionadas principalmente com cortiça e eva ou qualquer outro material que flutue. A escolhida dos que querem observar o momento exato da batida do peixe, proporcionando muito mais tensão na hora da fisgada.

 

“Afundante”

No pesque-pague a miçanga é a isca coringa e podem ser utilizadas as comuns utilizadas para montagem de colares, variando as cores (leite, caramelo, marron e etc), os modelos como bolinhas de futebol, basquete, beisebol e etc, outros genéricos no formato tubular e assim vai, de acordo com a imaginação e gosto do pescador. Também são aproveitadas sementes de azeitonas e caroços dos mais diversos encontrados na natureza (só fazer o furo para passar o anzol).

 

 

Peixes

Por terem a ração como alimentação principal durante a criação, é obvio que a respectiva imitação tem certa vantagem em relação as outras iscas. Mas a isca natural por ter o cheiro como principal atrativo ainda tem o seu sucesso garantido e é o que mais observamos na mão dos pescadores.

 

 

Especificamente sobre imitação de ração, praticamente todos os peixes dos lagos podem ser capturados com esta isca. E algumas montagens utilizadas são:

Isca simples ou em montagem mista ou composta – anteninhas, cachinho de uva e etc que mostraremos como confeccionar em edições futuras.

É ter um chicote de 60 a 70cm com linha e diâmetros de sua preferência, boia de arremesso ou cevadeira, e no final boia lambari + a isca escolhida. Se for usar isca flutuante dispensar a boia lambari.

Na mista ou composta é utilizar chicote com ou sem boia lambari.

Obs: normalmente utilizo um pedaço de linha mais fina que o chicote (para funcionar como fusível) ao final, na união da boia lambari com a isca. Assim caso aconteça de enroscar em algum lugar ou o se peixe for muito grande para arrebentar a linha, vai acontecer neste ponto, perdendo somente a isca.

Converse sempre com o responsável do estabelecimento para ter as dicas necessárias e principalmente saber as regras locais. Lembrar que onde tem a opção pesca esportiva (pesque e solte) os peixes tem custo elevado se quiser levar para casa. Muito cuidado e atenção na hora da foto e devolução dos peixes para água.

 

 

Agradecimento ao Italo Losco do Alto da Serra Pescarias, localizado à 30min da capital paulista, no Km 37 da Rodovia dos Imigrantes, sentido Litoral-São Paulo. Informações no site www.altodaserrapescarias.com.br fone 11 94707 9838 e email: italolosco@hotmail.com  se quiser pescar no lago 1 imprescindível levar equipamento pesado pois os peixes são grandes!!!

 

Ótima pescaria!!

 

 

 

Apoio:

Alto da Serra Pescarias   www.altodaserrapescarias.com.br

Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Piscicultura Chang   www.pisciculturachang.com.br

SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

Top Fishing Tur    www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

 

Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

 

 

A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar. A garapa obtida é depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha é depositada em tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá e totalmente fechados, por um período mínimo de 3 anos. Tem participação em vários festivais tais como ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman), e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, Usa e Mercosul. Informações no site: www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br

 


 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulado3

 

O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 


 

 

SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

 

rastreador2

 

 

Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compra no site www.spotcomsat.com.br (11)98343 1521 ou email: empreendedorismonautico@gmail.com  Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e, é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

PSICULTURA CHANG

 

 

 

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

 

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    KENDÔ: Convênio entre a Jica e a Universidade de K... Os praticantes de kendô do Brasil estão tendo uma oportunidade rara de poder treinarem com alunos da Universidade de Kokushikan. O objetivo é demonstr...
    NIPPAK PESCA: Incidentes com tubarões O que se pode fazer? Por Marcelo Szpilman *       O ataque de tubarão sempre leva o tema às manchetes dos jornais, p...
    BEISEBOL/SOFTBOL: Associação de Árbitros e Anotado... A Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil (AAABSB) realizou no último dia 21, nas dependências da Associação Mie Kenjin do...
    KYUDÔ: Brasil é vice-campeão na Copa do Mundo de K...   A II Copa do Mundo de Kyudô aconteceu em Paris nos dias 19 e 20 de julho de 2014, com patrocínio da Federação Internacional de Kyudô (IKYF),...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *