NIPPAK PESCA: Líder (leader) ou arranque para pesca

O que é, e por que utilizar?

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

O líder (leader) ou arranque, nada mais é que um pedaço de linha monofilamento ou de fluorocarbono – normalmente com bitola maior que a principal (a linha que vem do carretel do molinete/carretilha), acrescentado ao final desta e tem como função: aumentar o poder de tração e resistir melhor no contato com enroscos, pedras e galhadas. Outra finalidade é a de se tornar quase invisível na água e se for de fluorocarbono (por ser mais rígida) melhorar o trabalho com iscas artificiais.

Exemplo: na pescaria de praia ou o popular pé na areia, para alcançar grandes distâncias nos arremessos é preciso ter muita linha – pela ausência de enroscos nas praias com fundo de areia – o carretel é abastecido com linha monofilamento ou multifilamento equivalente a 0,18 – 0,20mm. O chicote completo (anzóis + iscas + chumbada), pelo seu peso final, pode arrebentar a linha na hora do arremesso. Para ter força suficiente é adicionado ao final da linha principal, pelo menos 2m (líder ou arranque) com capacidade para aguentar este “tranco”, ou seja, um monofilamento de 0,30 a 0,50mm. Outros preferem linha de fluorocarbono ou líder com bitola maior e ai vai da preferência e bolso.

O tamanho ideal do arranque é ter quantidade suficiente, para depois de recolhida a linha principal, você visualize o líder no carretel e ainda ter sobra para brigar com o peixe e direciona-lo para dentro do passaguá.

Para montagem do líder o aconselhado é não ter uma disparidade muito grande, aumentar a libragem aos poucos, isto é, montar o arranque com linhas 0,25 – 0,30 – 0,35 e assim por diante até chegar a bitola final desejada. Atenção para os nós, que devem ser muito bem confeccionados para causar o mínimo possível de atrito nos passadores.

 

 

Lider conico

 

 

Você encontra nas lojas de pesca, líderes ou arranques prontos, bastando apenas ajustar no momento de atar a sua linha principal, adequando-os no tamanho e bitola desejados.

A principal vantagem do líder pronto é por ter um único segmento, apresentando uma bitola maior e gradativamente diminuindo até chegar a menor, é que depois de atado a linha principal, apresentar número menor de nós e consequentemente menor atrito com os passadores da vara no recolhimento.

Para pesca em água doce, normalmente o carretel é abastecido com linha de bitola direcionada para o peixe alvo, assim o líder não tem muita variação em libragem. Se a linha principal for multifilamento, muita atenção durante a confecção do nó de união com o líder, pois a diferença brutal do material das duas é fácil o nó escorregar e se desfazer.

 

União do líder com a linha principal

Esse é um passo considerado por muitos pescadores como literalmente um “nó” e notamos na internet variadas formas de como proceder. É pesquisar e ver o que melhor se encaixa na sua pescaria, e claro que você possa executar com perfeição, pois ninguém quer perder um peixe justamente por causa de um nó mal atado. Um dos mais utilizados é o nó de 50 voltas.

Dependendo da situação pode ser um nó de sangue, ou então o nó allbright – que é seguro e não tão difícil de executar.

Basta você fazer um “laço” na linha líder, passar a linha principal (seja multifilamento ou monofilamento) por baixo e por dentro deste laço, uma ponta com mais ou menos 5 cm. Depois voltar com essa mesma linha dando voltas ao redor do laço feito pelo líder (no mínimo seis voltas ao redor). Em seguida, retornar a linha por onde ela entrou no laço – no começo da operação. Lembrando que este processo será sempre ao contrário de quando você iniciou nó, ou seja, se veio de baixo a volta é por cima. Feito isso é lubrificar com um pouco de saliva, puxar as linhas para apertar uma sobre a outra, formando o nó. Não esquecer de aparar as pontas com um bom cortador apropriado para isso.

 

 

Dicas

Na pescaria de robalos se você já usa linha fluorocarbono (na bitola final direcionada aos mesmos) para abastecer o carretel, não se tem a necessidade do líder, bastando apenas conferir sempre depois de capturar um peixe, se ralou ou não. Caso positivo é cortar e descartar o pedaço comprometido. Para analisar é passar o líder entre os dedos ou conferir bem de perto.

Se estiver com monofilamento, pela sua elasticidade terá certa resistência ao passar na pedra e na boca de determinadas espécies mas também apresentará desgastes. Já o multifilamento se ralar em pedra ou galho certamente vai romper, sendo primordial ter o líder em mono ou fluorocarbono,

 

 

Não confundir líder com empate

O empate é confeccionado em arame ou aço e sua utilização é para proteger a linha principal contra dentição de peixes como dourados, traíras, pacus, tambaquis, espadas e outros. Quem tem peixe alvo dentro destas características melhor usar líder e empate.

 

 

Ótimas pescarias!!!

 

Apoio:

Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

     

     

     

    A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!01

     

     


     

     

    Site Moro Deconto

     

     

     

     

     

    Perfeitos para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Visite nosso Stand na Pesca Trade Show  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     


     

    Camarão articulado – Maré Iscas

     

     

    O camarão mega ovado articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure os produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

    Na primavera o importante é ter sempre a isca certa para potencializar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Encontre nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     


     

     

    SPOT Gen3 – Rastreador pessoal via satélite

     

    rastreador2

     

    Rastreador pessoal via satélite resistente a água, umidade, maresia, temperaturas adversas e com bateria de longa duração. Quando suas aventuras exigem segurança o SPOT Gen3 permite que sua família e amigos saibam que você está bem e envia mensagens de emergência com sua localização GPS, isto tudo apertando um único botão. Informações e compras www.spotcomsat.com.br email: comercial@spotcomsat.com.br ou fone (11)98343 1521 – Nippak Pesca recomenda o site que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância. Loja em Angra dos Reis/RJ, em parceria com Zimarine Teak Specialist – loja 147 do Shopping e Marina Piratas (024) 99833 5795.

     

     


     

     

    PSICULTURA CHANG

     

     

     

    Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      SUMÔ: Sudoeste conquista título pelo 8º ano consec...   A Confederação Brasileira de Sumô realizou nos dias 21 e 22, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão (antigo Estádi...
      NIPPAK PESCA: Porque não transformar a pesca em f... O que é necessário para o país sair da situação amadora e tratar com profissionalismo esta atividade que pode ser mais uma excelente fonte de divisas....
      COPA DO MUNDO: Seleção Japonesa estreia contra a C...   Em sorteio realizado nesta sexta-feira na Costa do Sauipe, a Seleção Japonesa conheceu seus adversários na primeira fase da Copa do Mundo de...
      TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira define grupos ... A Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa realizou no último dia 3, na Associação Cultural e Esportiva Piratininga (zona Oeste de São Paulo), Congresso ...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *