NIPPAK PESCA: Linhas utilizadas para prática do fly fishing

Continuando sobre tema abordado na edição passada, vamos conhecer um pouco mais sobre as linhas utilizadas na modalidade e, disseminar um pouco mais sobre este estilo de pesca.

Mauro Novalo

 

resized_01_carretilha 2

 

resized_02A_tapersA diferença básica desta modalidade para outras é, que é a linha que leva a isca (mosca) ao peixe, assim ela tem peso e, este aumenta conforme a sua numeração (até 15). Constituída de duas partes – alma e revestimento (coating) em material sintético –  com comprimento variando entre pouco mais de 10 a 30m (sempre dependendo do tipo e fabricante).

 

 

 

resized_02B_densidade2O que antes era feito com seda ou crina de cavalo hoje combina materiais diversos adaptando-o para variadas condições de pesca. Com aparecimento dos polímeros, borrachas e o domínio desta tecnologia, as linhas passaram a ser fabricadas da forma como vemos hoje. Nos últimos anos, os desenhos (perfis) das linhas e materiais empregados em sua fabricação foram aprimorados e testados para atender especificamente cada situação de pesca por exemplo: locais com grandes diferenças de temperatura (muito frio ou calor) e umidade.

 

 

PERFIL (Line Taper)

Varia em peso, diâmetro e rigidez ao longo da linha, temos seis tipos principais, cada uma para propósito específico:

1)Weight-Forward – WF  (Peso à frente):

É a mais popular e a melhor opção para um iniciante sendo os primeiros 9 metros da frente mais pesado que o restante. O resto da linha é mais fina e chamada de running-line. Ajuda nos arremessos mais longos e oferece boa precisão mesmo em condições de vento.

 

2)BASS BUG/SALTWATER – BBT  (linhas para “bass” ou água salgada)

Assemelha-se à linha WF, mas concentra mais peso na parte frontal. Ideal para arremesso de moscas mais pesadas e volumosas (poppers, divers, grandes streamers, etc)

 

3)DOUBLE TAPER – DT (perfil duplo)

Com perfil igual em ambos os lados e com parte mais grossa/pesada na área central. Indicada para o arremesso roll-cast

 

4)SHOOTING TAPER – ST (perfil de arremesso/tiro”)

Pode ser arremessada mais longe do que os outros e indicada para rios de águas rápidas e em condições de forte vento. A cabeça de arremesso complementada com uma linha denominada running line, juntas, propiciam alto desempenho.

 

5)LEVEL – L (nivelada)

Tem uma espessura uniforme em todo o seu comprimento. Hoje está em desuso.

 

6)TRIANGLE TAPER – TT (perfil triangular)

Desenhada por Lee Wulff, é uma variação da WF, com afunilamento contínuo  da cabeça da linha, que pode variar de 8 a 24 metros, dependendo do peso da linha e da sua aplicação.

 

Densidade

Modificando a densidade do material do revestimento, muda-se a característica de flutuação e/ou afundamento das linhas. Classificamos cinco tipos de linhas:

1)FLOATING – F (flutuante)

Linhas que flutuam são as mais indicadas para os iniciantes, pois são fáceis de serem arremessadas e obviamente, para a pesca com moscas flutuantes.

 

2)INTERMEDIATE – I  (intermediária)

Ligeiramente mais densas do que a água, afundam devagar para apresentar a mosca abaixo da superfície.

 

3)SINKING – S (afundante)

Linhas densas que afundam a velocidades variáveis – adquire-se a linha com a pretendida razão de afundamento. Alguns fabricantes adicionam um numeral romano após o “S” para mostrar quão rápido é o afundamento em polegadas por segundo. Exemplo: uma S III irá afundar a razão de 3 polegadas por segundo.

 

4)FLOATING/SINKING –F/S (flutuante e afundante)

Combina as características das linhas F e das linhas S. Os primeiros 1,5m a 6m da linha afundam, enquanto o restante flutua.

 

5)FLOATING/INTERMEDIATE – F/I (flutuante e intermediária)

Similar à F/S, mas com a parte frontal sendo Intermediate – afunda menos e mais lentamente

 

 

IDENTIFICAÇÃO (exemplos para algumas especificações)

DT3 F   – Linha nº3 Double Taper – Flutuante

WF10S – Llinha nº10 Weight Forward Sinking (afundante)

WF6F – Linha nº6 Weight Forward Floating (flutuante)

 

Definido o peixe alvo, escolhemos as iscas e, a partir daí a numeração que pode levar estas até o peixe. Por exemplo, se for número 4, todo o conjunto (linha, carretilha e vara) vai seguir esta indicação.

 

LEADER

Entre a linha de fly e a mosca temos o LEADER – uma linha transparente (pode ser usado o monofilamento de nylon) – normalmente com formato afunilado, medindo entre 1,8 a 3,6 metros. A extremidade mais grossa é fixada na linha de fly e sua função é apresentar com suavidade a isca. O pescador pode juntar várias bitolas de linhas e diminuir até chegar ao pretendido ou então optar pelas cônicas (industrializadas) ou trançadas (artesanais).

 

TIPPET

E na parte mais fina atamos o TIPPET (mede de 30 a 40 cm e segue o diâmetro final da redução do leader) sendo extremamente fina para apresentar moscas muito pequenas ou então uma adequada para apresentar moscas maiores para a pesca de peixes de grande porte.

 

A cada troca de isca ou caso fique corroído é necessário cortar, assim vai diminuindo o comprimento, prejudicando o nado natural da mosca. Para corrigir, o pescador leva na sua tralha alguns rolos de tippets de várias bitolas para refazê-las durante a pescaria.

 

Dica: leader bem montado resulta em boa apresentação da mosca que é o indicado para peixes mais exigentes. Para os que não precisam de tanta precisão, você pode simplificar na montagem.

 

 

 

resized_03B_166917_464_41BACKING

 

Linha trançada de dracon com 40 a 200m (varia conforme a capacidade do carretel), que une a carretilha e a linha de fly e tem como função ser a linha adicional, para o caso do peixe fisgado tomar toda a linha principal durante a briga.

Dica: segurança é fundamental e neste caso mais ainda pois as moscas passam voando próximo a cabeça e olhos, então use sempre óculos de proteção, chapéu ou boné e faça uso de roupas apropriadas para as pescarias. Nesta modalidade, o pesque e solte é parte fundamental, assim o anzol utilizado é sempre com as farpas amassadas.

resized_03A_181966_ts

Sobre: nós a serem utilizados para unir as linhas (para montar todo o aparato: backing + linha fly + leader + tippet); moscas; varas; carretilhas e etc; são assuntos a serem abordados em edições futuras.

Ótimas pescarias!!!

 

 

resized_04_olha a brigaII

 

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

 

Apoio:

BY Aventura     www.byaventura.net.br

EBF Pesca   www.ebfpesca.com.br

JF Sun Oculos Polarizados  www.jfsun.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

EBF PESCA

 

EBF

 

resized_LOGO MAIORVocê conhece a EBF PESCA? Somos especialistas em acessórios de pescaria, com mais de 120 tipos de produtos, entre protetores de carretilha, protetores de molinete, capa para vara, estojo para iscas, capa para motor, além de bolsas, mochilas, chapéus, bonés, etc. Fabricamos mais do que acessórios de pesca, fornecemos segurança, conforto e praticidade para os seus equipamentos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca, caça, camping e aventura. Informações www.ebfpesca.com.br   email: marketing@ebfpesca.com.br  ou fone 11 3856 8032.

 

 

mustad-oculosÓculos polarizados e anatômicos Mustad

 

Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, armação leve e resistente, materiais de altíssima qualidade e resistente à corrosão, 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Linha Hank Parker e Pro Series.  Você mais protegido no seu esporte e lazer! Procure nas melhores lojas de esportes] e óticas do Brasil. Conheça a linha completa no site www.mustad.com.br ou facebook: Mustad Brasil

 

 

 

 


 

cal+ºa-2

Calça CBC EVEREST da BY

 

Conheça a calça bermuda masculina, em 100% poliamida, bolso faca e bolso lateral, proteção em cordura na parte traseira e frontal, cinto regulador, zíper na lateral da barra, com proteção UV 64 FPS que não sai na lavagem. Tamanhos: P, M, G, GG e EXG nas cores chumbo e preto. A venda nas melhores lojas de pesca. Informações: tel:(11)2781 9001   contato@byaventura.net.br     site:www.byaventura.net.br

 

 

 


 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

 

 

massabanana-uniaoOutono está aí e, a dica é ter sempre na mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e  facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Bifocal Polarizado – JF SUN

 

JFSUN-BIFOCAL-

 

 

Chega de sofrer na hora de usar o celular, o relógio, o GPS, conferir a linha no anzol e sua tralha de pesca. Aproveite a pescaria! O óculos de sol JF SUN Bifocal Polarizado é a solução para quem usa grau de leitura (presbiopia) e não abre mão de um bom óculos de sol polarizado. Graças a uma pequena lente de grau injetada na lente. Perfeito para quem necessita de praticidade e eficiência em suas pescarias e no seu dia a dia também. Nos graus +1.50 / +2.00 / +2.50 / +3.00.

Compre na loja virtual www.jfsun.com.br. Aceita todos os cartões de crédito e parcelamento em até 6X sem juros. Lojas físicas: No Guarujá: Shopping La Plage – Loja 118 e em Ubatuba: Shopping Porto Itaguá – Loja 39 e Galeria Patio Guarani – Rua Guarani, 791 loja 4.

 

 

 

 

 

Related Post

TÊNIS DE CAMPO: 66ª edição do Campeonato Intercolo... O Coopercotia Atlético Clube promove de07 a14 de julho, a 66ª edição do Intercolonial de Tênis de Campo, na sede do clube, no Km 19,5 da Rapouso Tavar...
TÊNIS DE MESA: Itaquera Nikkey Clube (XIOM) e Okin...   As semifinais da Liga Inter Empresas 2013 foram regadas de muita emoção e novamente trazem duas equipes que nunca se enfrentaram, pelo menos...
KARATÊ: Atletas da Associação Shizuoka Goju-kai sã...   O Brasil sagrou-se bicampeão do Campeonato Sul-Americano de Karate-do Goju-kai, realizado na cidade de Mendoza, na Argentina, nos dias 12 e ...
BEISEBOL/SOFTBOL: Associação de Árbitros e Anotado... A Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil (AAABSB) realizou no último dia 21, nas dependências da Associação Mie Kenjin do...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *