NIPPAK PESCA: Nós: conheça-os e veja como confeccioná-los!!!

Quem pensa que só marinheiro, escoteiro e alpinista sabem dar nós, está redondamente enganado. O pescador também tem de saber dar os seus !!!

 

Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

resized_01_no na isca.

 

De todos os ítens de uma pescaria, o único que o pescador não pode adquirir são os nós. Não tem jeito, todo pescador tem de saber atar os que irá utilizar na pescaria. Não importa se é um molinete de última geração ou uma simples varinha de bambu, o nó fará parte do sistema. Já imaginou você brigando com o peixe e de repente sentir a linha afrouxar?

A linha sempre romperá no ponto mais fraco, e será no nó ou então numa parte da linha que esteja desgastada. Pensando nisso, vamos apresentar alguns, que além de fáceis de confeccionar são de extrema necessidade para sua pescaria finalizar com peixe na foto.

 

1) Nó único para atar linha no carretel

 

02_no-carretel

 

Aqui, o importante é dar segurança, pois se o peixe já levou todo o restante da linha não é com ele que conseguirá parar a corrida do bichão.

Passar a linha no carretel, formar um laço e dar um nó único de 3 voltas. Para não escapar dar mais um nó na ponta. Lubrificar e puxar a linha principal apertando assim a linha no carretel.

 

 

2) Nó Palomar

 

03_palomar1

 

Um nó de confecção simples para atar anzóis, giradores, terminais e etc. Talvez seja o preferido da maioria dos pescadores para essa situação, porque realmente apresenta algumas vantagens. Uma delas é a particularidade de entrar em contato com a extremidade (anzol, snap, girador) com duas voltas da linha, isto é, a linha passa dobrada pelo aro onde é amarrada.

Além de apresentar resistência extra, devido à laçada de união que é dobrada, o palomar ainda tem as ótimas características de não enfraquecer a linha e de nunca se desfazer – se bem apertado – o que pode ocorrer com outros nós.

Um cuidado que deve se tomar é de não usar este nó para linhas muito grossas (acima de 0,60 mm), pois as laçadas não se ajustam adequadamente e o resultado final não é bom neste caso.

Este nó é usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento.

 

 

3) Nó de sangue (improved clinch knot) para unir girador ou anzol

 

04_noparaanzol

 

Passar uns 15 cm de linha pelo olho do girador, voltar e dar cinco voltas em torno da linha. Segurar a espiral formada, passar a linha na primeira volta e depois no circulo maior. Lubrificar e puxar em direções opostas, a linha e o objeto amarrado.

 

 

 

4) Nó para anzol de pata – também utilizado em anzol normal (com olho)

 

05_noanzoldepata

 

Um dos mais utilizados em competições de praia por deixar o anzol sempre em pé, proporcionando uma boa apresentação da isca e melhor fisgada. Passe a ponta da linha (uns 15 cm), mantendo-a junto a haste e faça um circulo. Dê umas 4 a 5 voltas com esta ponta e depois puxe para encostar e apertar o nó. Não esquecer de lubrificar bem.

 

 

5) Nó de sangue (blood knot) – para união de linhas do mesmo diâmetro

 

06_nodesangue

 

Segurar o ponto de encontro das duas linhas com sobras de 20 cm. Fazer de cinco a sete voltas com uma das pontas em torno da outra linha e em seguida, voltar com esta ponta e passar pelo ponto de encontro onde elas se cruzaram.

Fazer a mesma operação com a outra ponta mas passando pelo ponto de encontro em sentido oposto.

Lubrificar e puxar as duas pontas, aparando bem rente ao nó para evitar enroscos nos passadores ou quando armazenado no carretel.

Pode-se unir linhas com diâmetros diferentes, aumentando o número de voltas para a linha mais fina e (compensando) com menos voltas para a mais grossa. Se forem de diâmetros muito diferentes, dobre um pedaço da ponta da linha mais fina aumentando o seu diâmetro, e siga os procedimentos.

 

 

6) Nó para Iscas Artificiais

 

07_noiscasartificiais

 

Deixe uma sobra de linha, faça um laço através de uma meia-volta e, passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e depois pelo laço formado, continue e dê uma volta na linha principal.

Segurando as espirais no lugar com uma mão, puxe com a outra a ponta da linha apenas até o nó encostar. Depois firme com alicate até o aperto final.

Muitos outros nós podem substituir ou serem necessários para determinadas situações. Consulte em publicações ou na internet e, pratique bastante pois assim estará pronto para qualquer eventualidade.

 

Dicas:

-Observar sempre se a linha está em condições de uso, passando a mão na mesma. Sentindo qualquer aspereza, elimine o pedaço para não comprometer sua próxima pescaria.

-Testar firmemente os nós atados para não vê-los desmanchar na hora da briga.

-Tenha sempre um instrumento apropriado para o corte dos nós (nipper, alicate de corte, tesoura, cortador de unha). Ponta acesa de cigarro e dente não servem para o propósito pois enfraquecem a linha. Linha de multifilamento necessita de tesoura apropriada.

 

Já que tocamos no assunto vamos falar um pouco sobre linhas para pesca, que hoje nas prateleiras das lojas vemos muitas marcas e tipos: monofilamento, multifilamento e fluorocarbono. Nacionais ou importados, variam sua composição, o que resulta em linhas cada vez mais resistente a abrasão, menos elasticidade, diminuindo também a bitola. Todas são apresentadas em variados diâmetros e resistências, para atender as necessidades específicas de cada pescaria, seja água doce ou salgada.

Para escolher o mais apropriado, você necessariamente, precisa saber o peixe alvo, o tamanho e quais outras espécies podem ser capturados no local onde vai. Com essas informações dimensionar os equipamentos (vara, molinete/carretilha) e, ajustar a resistência das linhas que vai precisar. Muita atenção, pois com multifilamentos a linha pode ter uma bitola menor mas um peso maior que o indicado para o trabalho da vara e, isso pode promover um desgaste precoce deste equipamento se não for apropriado para este uso.

Algumas linhas apresentam variação de cores, onde a escolha vai ser para atender o propósito final do pescador. Ex: necessidade de visualizar o lançamento então uma cor “berrante” é a escolhida.

 

resized_08_linhas2 (Copy)

 

 

MONOFILAMENTOS

Popular no mundo todo, além da utilização em redes, pelo baixo custo, é o mais utilizado nas pescarias. A tecnologia de hoje, já produz com menos elasticidade e mais resistência a abrasão.

 

MULTIFILAMENTOS

Como o nome diz, sua composição consiste em vários fios entrelaçados. Tem maior resistência e menor diâmetro se comparado ao tipo anterior e, hoje é o preferido os praticantes da pesca com iscas artificiais. Sua baixa elasticidade a indica para pescarias onde a sensibilidade é necessária ex: pescarias em mar aberto em altas profundidades. Pelo mesmo motivo, arremessa melhor e é o ideal para pescarias onde se tem número expressivo de arremessos.

Desvantagens: baixa resistência a nós e possíveis danos a equipamentos pela freqüência no uso – que podem ser evitados com variação de nós especiais e, uso de tralha adequada ou seja, passadores das varas, distribuidores de linha nos molinetes/carretilhas produzidos já com material resistentes e próprios para receber este tipo de linha.

 

 

resized_09_linhas (Copy)

 

 

FLUOROCARBONOS

É uma linha mais dura com extrema resistência a abrasão (contato com pedras principalmente), tem alto preço e baixa visibilidade dentro dágua, motivos que o recomendam para ser utilizado como líder. Ex: você municia o seu carretel com multifilamento ou mono e completa com um líder de fluorocarbono.

 

Líder = segmento de monofilamento ou fluorocarbono com resistência superior a linha que abastece o carretel do molinete/carretilha. Conectado a linha principal com nó especial (para não criar atrito nos passadores da vara) tem comprimento um pouco maior que a vara. Sua função é aumentar a resistência no final da linha, para superar um “tranco” mais forte no final da briga e, não permitir o corte da linha no contato com as estruturas submersas.

Ótimas pescarias!!!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

     


    Apoio

    Cachaça Wiba!    www.cachacawiba.com.br

    Catauá Queijos     wwwcataua.com.br

    EBF Pesca    www.ebfpesca.com.br

    Fishing Co    www.stanley.com.br

    Gafanhotos Team   www.gafanhotosteam.com.br

    Karandá     www.karanda.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

     

     

     


    CURTAS

     

    cataua-qCatauá – queijo da Mantiqueira

     

    Mais que um produto artesanal com denominação de origem, saudável e saboroso, o Queijo CATAUÁ resgata hábitos seculares de uma civilização rural que ainda sobrevive nas encostas da Serra da Mantiqueira. Com personalidade, o Catauá preserva características das antigas fazendas mineiras. Uma pequena e rústica produção queijeira que, em sintonia com a natureza, em um processo totalmente manual, leva ao consumidor sabor e história. Um queijo único que acompanha o café, um bom vinho ou como ingrediente para os mais diversos quitutes. Informações no site: www.cataua.com.br e email: queijodamantiqueira@gmail.com e Instagram: @queijocataua

     

     


     

    SEGURADOR DE ÓCULOS FLUTUANTE – EBF Pesca

     

     

     

    salvo-oculos

     

    resized_LOGO MAIORUtilizado para segurar os óculos durante a pescaria, evitando a queda. Possui material que permite que o mesmo flutue na água, oferecendo uma segurança maior. Lançamento da EBF PESCA na FEIPESCA  2016, produto teve grande sucesso e repercussão no evento. Preço sob consulta. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca www.ebfpesca.com.br

     

     


     

     

     

     

    resized_IMG_3157 (2) (Copy)Cachaça Wiba

    logo_wiba_roxo-header

    A Cachaça vem ganhando status e quer se firmar entre as bebidas mais famosas do mundo. Aos poucos ela vem mostrando sua versatilidade e provando que pode substituir diversas bebidas, como por exemplo o Saquê. A Cachaça artesanal WIBA! é uma ótima opção para começar os testes. De aroma e sabor agradáveis, WIBA! é conhecida por ser uma cachaça suave que não agride o paladar já que sua acidez é extremamente baixa comparada às outras marcas, deixando com que cada gole seja uma experiência leve e divertida. Além disso, a marca propõe um jeito diferente de beber cachaça: o jeito WIBA!, onde é possível harmonizar frutas e temperos para fazer uma espécie de Caipirinha na boca®. Primeiro você escolhe uma fruta, depois molha no açúcar, sal ou no ingrediente que preferir e em seguida dá pequenos golinhos na Cachaça. Ficou curioso? Um mundo de sensações te espera! Site: www.cachacawiba.com.br Fone: (11) 5041-1591 E-mail: contato@cachacawiba.com.br Instagram e Facebook: @cachacawiba

     

     


    Camisas Gafanhotos Team

    A0009_azul

    PARA JORNAL LOGOS COM LETRASQualidade, conforto, segurança, proteção, leveza e liberdade nos movimentos. Peças 100% sublimadas, 100% poliéster, confeccionadas com tecido de tecnologia TrueLife Dry (que simula a transpiração e transporta o suor para as camadas mais externas do tecido), TrueLife Bio (que simula o sistema imunológico a fim de prevenir o surgimento de bactérias que se proliferam na umidade e no calor) e TrueLife UV (que simula a ação da melanina, a fim de proteger a pele contra os raios UV. Tamanhos P, M, G, GG, XG, XGG, EGG, GG1, GG2 e GG3. Personalize e vista sua equipe de aventuras. Veja os produtos, modelos e cores no site www.gafanhotosteam.com.br contato no email contato@gafanhotosteam.com.br fone (47) 3395 0295 ou WhatsApp (47) 9166 8529

     

     


    Produtos Karandá – Força Pantaneira

    C1

    KARANDAFundada em janeiro de 2002, a Empresa é fruto da ousadia e do espírito empreendedor dos seus proprietários. Anteriormente revendia produtos acabados como chapéus de palha, sentindo o mercado promissor que se descortinava a sua frente, começa a investir e passa também a produzir o seu próprio chapéu, apostando na qualidade do produto oferecido e na inovação. Fiel à sua missão de “surpreender os seus clientes com produtos inovadores e garantir a excelência dos produtos e serviços prestados” a empresa conta hoje com um vasto mix de produtos: chapéus produzidos com fibra, palha, tecido, couro e material reciclado como lona de caminhão, artigos para cutelaria e selaria em geral. Hoje a marca Karandá está consolidada em todo o Brasil, levando o sonho de uma família que com transparência, honestidade, valorização do potencial humano e respeito ao seu cliente, tem a cada dia conquistado seu espaço no mercado. Informações no site www.karanda.com.br – fone (67) 3292 1175 – email: contato@karanda.com.br facebook/  contatoKaranda e instagram: karanda_oficial

     

     

     


    resized_robalo

    Camarão articulado – Maré Iscas

    mareO camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     

     

     

     

     


    Cooler Deconto

    cooler

    Perfeito para deixar sua pescaria ainda mais proveitosa e suas bebidas devidamente geladas. Tempo de refrigeração: 30 minutos com capacidade para 12 latas. Este é um dos produtos que você encontra e compra com exclusividade no site www.morodeconto.com.br  Visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira inova na premi... No último dia 6, foi realizada a festa de encerramento da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, que corou os melhores atletas no de 2014 em 18 catego...
      TÊNIS DE MESA: TÊNIS DE MESA…: Carlos Makiuchi, coordenador de tênis de mesa e um dos maiores incentivadores da modalidade no país. Foto: Arquivo Pessoal. A bola vem vindo. E em...
      NIPPAK PESCA: SOBRE A SUSTENTABILIDADE PESQUEIRA Nos ultimos anos temos, cada vez mais, utilizado ou escutado o termo Sustentabilidade, mas realmente o que significa isso? *Por:Sergio Luiz Tutui, In...
      TÊNIS DE MESA: LIGA NIPO-BRASILEIRA ENCERRA 2016 C... Em meio à crise político-financeira no cenário brasileiro, a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa encerrou, no último dia 15 de novembro, o calendári...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *