NIPPAK PESCA: O sol promete vir forte neste final de ano, assim não custa conferir a tralha básica para pesque pagues.

Para quem gosta de ir para estes estabelecimentos, anotamos o necessário para pescar com a ração artificial.

 

Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

A pouco menos de um mês para o início do verão, as perspectivas são as melhores possíveis para quem pretende tirar uns dias para visitar estes locais. O tempo deve esquentar para valer e mesmo se chover, o calor forte deve predominar na capital paulista, o que resultará em peixes abocanhando com muita vontade as iscas.

Muitos adeptos do pesque e solte preferem as artificiais e, como os peixes destas instalações são alimentados com ração, para se ter a desejada descarga de adrenalina, é usar a imitação desta para literalmente o bicho pegar!!!

Nestes dias quentes e ensolarados vai ser comum visualizar os grandes rebojos nas superfícies dos lagos assim é ajustar a cor, tamanho da isca e ter braço para aguentar a briga.

 

01

 

 

Ração artificial

Podemos considerar dois grupos de imitação de ração, conforme sua área de atuação:

1) Flutuantes

Iscas confeccionadas em eva, pêlo de animais ou lã (utilizadas pelos adeptos do fly fishing) ou cortiça (aglomerado de cortiça das rolhas de garrafas de vinho ou champagne), no tamanho e formato da ração utilizada na alimentação dos peixes, para trabalhar na superfície dos lagos. Eficaz para as grandes tilápias, matrinxãs, e todos os peixes que que neste período do ano estão caçando na tona. É sinônimo de encrenca pois é emocionante aguardar o bitelo abocanhar a isca para efetuar a fisgada.

 

2) Com peso ou afundantes

Miçangas são coringas e é bom ter variedade delas, pois pela possibilidade de ajustar a profundidade propicia uma janela muito grande de atuação. Com várias cores para escolher, permitem direcionar para peixe específicos, as preferidas são nas cores leite ou marrom. Mas não dispense a verde e a vermelha, ótimas para atiçar os redondos. Além das tradicionais você tem mais uma infinidade de modelos e versões (bola de futebol, coquinho, pitanga, cereja e etc) para aumentar o seu estoque. Outras opções são as confeccionadas em madeira, caroços de azeitonas e etc.

 

 

Tecnica

 

02

 

O ideal é que a isca fique pelo menos a 10cm da superfície. Se não tiver ação depois de trocar as cores das isca, aumente a profundidade, isto você consegue diminuindo ou aumentando a distância da bóia sinalizadora (lambari) para a isca. Aqui a torcida é para ver a boia sinalizadora sumir no meio dos grandes rebojos.

Alguns pescadores preferem utilizar as miçangas soltas e fazem uso dos anzóis tipo wide gap – para iscar camarão vivo nas pescarias de robalos – para manter o artefato na posição correta para fisgada. Outros preferem usar os conjuntos denominados anteninhas e etc mas isto vamos tratar em futuras edições.

 

 

Fly

“Mosqueiros ou flyzeiros”, como são chamados os adeptos do fly são facilmente identificados com varas compridas e linhas coloridas cortando o ar. O equipamento costuma ser muito eficiente principalmente quando os peixes estão ativos (assinalado pelos muitos rebojos nos lagos).

O indicado para pesque pagues varia da numeração 4 (peixes do porte das tilápias, matrinxãs) a 6 (para os peixes maiores) mas pode-se usar numeração maior pois, esta é relacionado ao tamanho e peso da isca (e não com o porte do espécime). Pelo fato dos peixes nesta estação do ano subirem a superfície a procura de alimentos, linha flutuante dá conta do recado.

As carretilhas da modalidade costumam ser utilizadas somente para acomodar a linha (porem pode se optar por modelos com ótimos sistemas de freio como na modalidade bait, onde a carretilha ou molinete fazem valer esta função na hora da briga com o peixe) e, assim como as varinhas de mão, os peixes são submetidos ao cansaço pelo trabalho das longas varas.

Também é comum ver nestes ambientes, pescadores com as Tenkaras (confundidas às vezes com varas de mão) que seguem o princípio do fly fishing ou seja, é a linha que leva a isca.

 

 

Bait

 

03

 

Se você utiliza de conjunto de vara com molinete ou carretilha, vai precisar de uma bóia de arremesso (ou utilizar das cevadeiras) para levar a isca até os rebojos, e de um chicote com pelo menos 60cm de linha desta bóia até a isca.

 

 

Bóias cevadeiras

Normalmente já vem com o chicote pronto para ser usado (inclusive com a miçanga). Aí é só trocar para cor que considerar apropriada para a ocasião. Se for usar iscas flutuantes basta descartar a bóia lambari.

 

 

Tralha

Necessidade de equilibrar com porte dos peixes + peso do conjunto boia e isca, pois teoricamente equipamento leve captura peixe grande mas o tempo de briga (estresse) for muito longo, pode comprometer a vida do exemplar. Podemos dividir a tralha em 3 categorias:

1) Leve – vara de até 14lb, de ação rápida

2) Médio – vara de ação rápida mas de 15 a 20lb

3) Pesado – vara média-rápida com libragem de mais de 25lb

O biotipo do pescador e as dimensões dos lagos vão determinar o comprimento das varas pois quanto mais comprido, mais facilidade para executar os arremessos longos.

 

 

Linha

100m de linha – mono ou multi – com libragem respeitando as características da vara utilizada atende a pescaria nestes locais.

Atenção: se capturar carpas cabeçudas, espelhos ou capins – pela fragilidade das bocas sem dentição, NÃO use alicates tipo boga grip, faça uso do passaguá para retirar o anzol e liberar o peixe. Indicação a ser aplicada para todos os peixes grandes que capturar.

 

 

Dicas

–  consultar sempre o responsável do estabelecimento para saber as regras locais.

– para concentrar os peixes próximo a isca é preciso cevar com ração flutuante que pode ir acomodado na boia cevadeira, lançado com estilingue específico ou concha de garrafa pet.

– manter o peixe fora dágua o mínimo de tempo possível e, de preferência manusear e liberar sem tirá-lo da agua. Este procedimento deve ser feito sempre com o máximo de cuidado para sua própria segurança e a do exemplar a ser devolvido a água.

– usar sempre boné ou chapéu e, óculos de proteção, de preferência com lentes polarizadas.

 

Ótimas pescarias!!!

 

04

 

Apoio:

Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br 

Fishing Co   www.fishingco.com.br      

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br                     

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br             

Mustad    www.mustad.com.br              

SPOT cOm SAT   www.spotcomsat.com.br              

Top Fishing Tur www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br 

 

 

 

 

 


 

 

CURTAS

 

 

 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulado3

 

O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

goiaba-uniao

 

É verão, alta temporada, peixes explodindo em ações e a dica é ter sempre a mão a isca certa para aumentar suas chances de sucesso na pescaria. Quer mais facilidade do que esta massa? É acrescentar água e está pronta para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: 0800 6434505  e www.facebook.com/narcisocamping

 

 


 

 

SPOT Global Phone

satelite-fone-2

Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital.

Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521.

Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

FISHING CO.

 

fishingco_teste

 

Destaque e sucesso na recente Pesca Trade Show, nossa proposta é oferecer produtos de qualidade, com muito conforto, flexibilidade e proteção solar. As camisetas são produzidas com malha 91% poliamida e 9% elastano, com tecnologia Dry Fit, antibacteriano e protetor solar UFP 50+ (homologado). As bermudas e calças são produzidas com tecido Elastic 90% poliéster e 10% elastano, todas com regulador de de ajuste na cintura, para oferecer o máximo de conforto. Procure nas melhores lojas de aventuras. Informações no email:fishing.co@hotmail.com  e fone (11) 2692 5944

 

 


 

 

Caiaque Barracuda da Lontras

 

lontras

 

 

Para quem está se aventurando nos esportes náuticos e aprecia o contato direto com a natureza. Especificações: caixa estanque com tampa, 2 suportes de varas, suporte de remo, porta copo, porta objetos com tampa estanque, passadores de nylon, alças de transporte, fitas de bagageiro, válvula de escoamento tipo tampão, remo duplo e encosto reclinável de encaixe rápido. Comprimento= 3,40m; largura= 0,75m; peso:= 24kg e capacidade= 145kg. Informações e contato: www.caiaquelontras.com.br ou (11) 2484-4387 e  WhatsApp (11)99165-7993

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    SOFTBOL SUB-15: Nikkei Curitiba sagra-se campeã da... A categoria Sub 15 do Nikkei de Curitiba sagrou-se campeã da 13ª Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes ao derrotar, na final, a equipe do Gecebs...
    TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Me... No último dia 2, foi realizada a 8ª etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa no Sesc Itaquera, desta vez batendo recorde no quesito estrutura. F...
    SUMÔ: Sudoeste confirma favoritismo no Campeonato ... A equipe da Sudoeste mais uma vez confirmou seu favoritismo e conquistou os títulos de campeã geral do 55º Campeonato Brasileiro e do 19º Campeonato B...
    WORLD BASEBALL CLASSIC: Brasil Mostra ao Mundo Gra...   A seleção brasileira continua mostrando ao mundo o quanto evoluiu nos últimos anos, estreando no grande torneio mundial de beisebol competin...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *