NIPPAK PESCA: Papa-terra (Menticirrhus americanos)

PEX

 

Por *Marcelo Szpilman – Ilustração de Antônio Woyames

 

 

Coloração: Dorso e flancos cinzaprateados (variando de acordo com o substrato) com várias manchas escuras alongadas e oblíquas. Ventre claro. Peitoral escura com margem enegrecida. Pélvicas, anal e caudal escurecidas, às vezes amareladas.

Características: Corpo alongado, baixo e um pouco comprimido lateralmente. Boca pequena e inferior. Possuem apenas um barbilhão curto e rígido abaixo da maxila inferior. Escamas pequenas e ctenóides. Na região peitoral as escamas têm tamanho praticamente uniforme. A extremidade da peitoral alcança ou ultrapassa a ponta da pélvica. A caudal possui uma configuração especial; sua margem é em formato de “S”.

Ocorrência: Nas águas tropicais e subtropicais da costa do Atlântico. No Brasil, ocorrem por todo o litoral. O recorde brasileiro de pesca foi um peixe de 1,05 kg, mas seu o peso gira em torno de 0,6 kg.

Habitat: Bentônicos demersais de águas rasas, habitam os fundos de areia e/ou lama. São muitos comuns nas zonas de arrebentação das praias arenosas e nos estuários. Os espécimes juvenis costumam ocorrer nas águas com baixa salinidade.

Hábitos: São encontrados normalmente em pequenas agregações bem junto ao fundo. Alimentam-se de invertebrados bentônicos que vivem na areia, como os crustáceos e vermes.

Captura: Sua carne é considerada muito saborosa, porém não possui grande valor comercial. Pouco freqüente nos mercados, onde é comercializada fresca, é mais consumida por aqueles que já o conhecem e pelos pescadores amadores e profissionais. Muito abundante em quase todo o nosso litoral, são capturados com vara de pesca, arrastão de praia e arrastão de fundo. Os pescadores esportivos costumam capturá-los com a pesca de arremesso nas praias.

Outros nomes vulgares: betara, carametara, corvina-cachorro, embetara, papa-terra-de-assobio, papa-terra-de-mar-grosso, perna-de-moça, pira-siririca, pomba-de-mulata, sambetara (ES), siririca, tambetara.

 

 

 


 

resized_02_MarceloSzpilmanMarcelo Szpilman

biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, presidente do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e membro e diretor do Sub Comitê do Sistema Lagunar da Lagoa Rodrigo de Freitas

Telefone: (21) 2558-3428, www.institutoaqualung.com.br

 

 

 


Apoio:

 

BY Aventura     www.byaventura.net.br

Cachaça Bassi   www.cachacabassi.com.br

EBF Pesca   www.ebfpesca.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

 

Proteção para sua tralha de pesca!

 

Quem frequenta as lojas de pesca sabe muito bem o preço de um bom equipamento. Por que não proteger o tão desejado material durante as pescarias?

Mauro Novalo

 

03a_protetor-molinete

 

O pescador muitas vezes é confundido com colecionador contumaz, basta conferir o que tem de material(tralha) de pesca. É comum ir juntando acessórios e, mesmo porque, alguns itens são específicos para uma modalidade ou tipo de pescaria e, podem ser a diferença para o resultado final do peixe aparecer ou não na foto.

Alguns equipamentos como varas, molinetes ou carretilhas tem um preço alto, levando isto em consideração porque não pensar na proteção destes? Quem investe R$ 800,00 ou mais numa carretilha o quanto vai representar (em valor $$$) um protetor de neoprene ou similar que o proteja de arranhões ou batida?

Grandes fabricantes normalmente já enviam de fábrica protetores assim, que literalmente vestem os equipamentos. Mas é comum o pescador não fazer uso nem para transportar, muito menos quando está no barco, pescando. E é justamente nessa situação que você pode ver a carretilha – adquirida a muito custo – bater no casco do barco durante a navegação. Isto pode só deixar algumas marcas ou riscos mas também numa pancada mais sacudida danificar alguma peça.

É comum ver nos torneios ou pescarias, barcos caros e equipados, com varas batendo seco durante a navegação. Mesmo o mais curto do trajeto pode danificar ou causar um estresse (que mais tarde pode resultar em ruptura) nas varas e o que não dizer dos molinetes e carretilhas? Será que não vale a pena gastar um pouquinho mais para fornecer uma proteção a este material considerando o alto valor dos produtos?

 

04a_bolsa-de-pesca-2

 

A sugestão é literalmente vestir seus equipamentos, ter uma boa bolsa de pesca para guardar as caixas de iscas, os apetrechos soltos e, toda hora que for mudar de lugar, gastar alguns minutos para proteger a tralha. Atualmente existem protetores almofadados, flutuantes e etc para usar inclusive com os equipamentos montados o que facilita e muito. E de quebra ainda tem os de secagem rápida que é um plus a mais.

 

05a_capas-de-vara

 

Utilizar capas que custam pouco mas valem a pena, para quem quer conservar o seu equipamento sem riscos e, principalmente utilizá-los por muito tempo. Um cuidado preventivo para não correr o risco de ver a vara quebrar justamente na briga com o peixão tão esperado!

Na hora de transportar então, é proteger com muito mais cuidado, pois uma tralha bem organizada não é apenas sinônimo de facilidade na hora de procurar o que precisa. Mais do que isso, é a certeza de não ter gastos extras com manutenção e ver seus adorados mimos brigando com seus tão sonhados peixes.

Ótimas pescarias!!!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     


     

     

     

    CURTAS

    BOLSA PORTA CARRETILHAS OU MOLINETES – EBF PESCA

    bolsa-carretilha

    resized_LOGO MAIOR

    Bolsa utilizada para acomodar as carretilhas ou molinetes em compartimentos individualizados, proporcionando a segurança e conforto no transporte dos equipamentos, evitando que os equipamentos sejam riscados. A parte interna é destacável, se adaptando as medidas necessárias do pescador. Altura 12,5 cm, comprimento 37,0 cm e largura 22,0 cm. EBF PESCA – Especialista em Acessórios de Pesca. Procure nossos produtos nas lojas de pesca, caça e camping de sua preferência. Informaçõeswww.ebfpesca.com.br email:marketing@ebfpesca.com.br     fone 11 3856 8032

     

     

     


     

    Bassi-Branca-teste2Cachaça Prata Bassi

     

    A primeira cachaça paranaense agraciada com selo de qualidade ITQI – International Taste & Quality Institute – com sede em Bruxelas, na Bélgica. A Cachaça Bassi Prata é produzida e depois armazenada para descanso por um período mínimo de 1 ano em tonéis de amendoim – considerado uma madeira neutra, o que significa que não lhe confere alteração em seu aroma e sabor – mantendo assim a cachaça pura e em sua essência natural.  Informações e compras: (43)3531 1435 email:contato@cachacabassi.com.br e sitewww.cachacabassi.com.br

     

     

     


    Nova Birutinha – Moro Deconto

    nova-birutinha

    Totalmente reformulada para o ano de 2015 a Birutinha está ainda mais eficiente. Uma twitch bait com equilíbrio perfeito, que trará excelentes resultados e muitas satisfações em suas pescarias. Trabalhe a isca com toques de ponta de vara, estimulando a isca de modo que ela faça movimentos em “Z” na sub-superfície. Especificações: isca de meia-água sem barbela; flutuante com chocalho; 7 cm e peso: 9 g. Informações no site www.morodeconto.com.br  email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     


    tucunareNova Coleção – Camiseta Pintado da By

    Para quem procura o melhor! Pratique o seu esporte com conforto e proteção! Confeccionado em tecido leve em 100% poliéster, com proteção solar fps 25+ nas cores: marinho e amarelo, nos tamanhos P, M, G, GG e XG. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site:www.byaventura.net.br

     

     

     

     


    Camarão articulado – Maré Iscas

    articulad

    Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

     

     

     


    UNIAO-PESCA

    Massa para pesca – União Pesca

    resized_MASSA-PRONTA-CARPA-AMARELAEsta massa pronta é uma das iscas com maior índice de sucesso em pesque-pague. Você pode pescar com bóia cevadeira, torpedinho ou fundo. Embalagem de 100 gramas, com grãos selecionados, amolecidos na pinga e defumados, para evitar a quebra ao colocar no anzol. Ideal para pescarias de redondos, tilapias e carpas. Sabores: goiaba, banana, milho verde. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site:www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     

     

    Related Post

    SILVIO SANO: Outra contribuição à nossa Educação...   Uma reportagem de um noticiário na TV levou-me a escrever este texto. Era sobre uma família que processava uma escola por bullying sofrido p...
    BEM ESTAR: Sob olhos e ouvidos de terceira pessoa Muitos dos que passaram aqui conosco, que tiveram oportunidades de assimilar os ensinamentos passados, sairam daqui como se tivessem acendido centelha...
    NIPPAK PESCA: Verão e o sol O Sol é importante para o ser humano pois participa da formação da vitamina D- fortalecimento dos ossos. Mas como tudo na vida, em excesso pode caus...
    ERIKA TAMURA: Seminário sobre o acordo previdenciá... Dia 27 de outubro, participei de uma palestra com Belara Giraldelo, sobre previdência e acordo previdenciário. Belara é gerente da Agência da Previ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *