NIPPAK PESCA: Peixes do frio! Parte 2

O inverno está chegando, agora é direcionar a pescaria para as espécies aclimatadas a estação, seja em água doce ou salgada.

Mauro Novalo

 

resized_01_carpa espelho na miçanga2

 

O extenso território nacional favorece a prática da pescaria pois para aquele que tem disponibilidade e dindin, não é difícil achar um ponto com clima mais ameno e favorável para seus peixes preferidos. Quem é da capital paulista e, não pode se ausentar mesmo por alguns dias ou prefere uma pescaria rápida de um dia, além do litoral e represas próximas, a alternativa é o pesque-pague e aí, é escolher a espécie aclimatada a esta temporada que está começando e decidir o local. Uma que continua atacando com vontade as iscas é a carpa (originário da China) e, você vai encontrar muitos fãs e abnegados, que guardam a sete chaves a receita de massa para captura-las, tamanha é a confiança na mesma. Na natureza alcançam tamanhos e pesos consideráveis, passando facilmente dos 30, 40 e 60 kg.

Os “carpeiros” são facilmente identificados devido a tralha que carregam (justamente para preparar ou finalizar a massa na beira dos lagos). Quem vê a preparação fica com água na boca, pois é comum utilizar paçoca, mel, groselha e outros atrativos. Odor e visual são considerados quesitos extremamente importantes na constituição.

Podemos observar espécies distintas a disposição nos tanques:

 

Hungara e espelho – (Cyprinus carpio)

 

resized_02_a carpa hungara

 

Impressiona a força e peso da mesma, as cabeçadas e o tempo de briga induz a pensar num tamanho muito maior, isto se ela não quebrar a sua linha durante o embate. O desenho do corpo das duas é parecido sendo que a Hungara apresenta escamas pequenas e espalhadas uniformemente enquanto a Espelho apresenta escamas grandes e pequenas, com falhas. São peixes de fundo mas atacam com voracidade as iscas apresentadas na superfície como pão, salsicha e ração.

 

 

 

Capim (Ctenopharyngodon idella)

 

resized_03_a carpa capim

 

 

Apresenta o corpo fusiforme, o que propicia a ela velocidade e força durante a briga. Herbívora, alimenta-se de vegetação aquática submersa, além de grama, capim não seco e em grandes quantidades (daí o seu nome). Também ataca com vontade ração e as imitações desta.

 

 

 

Carpa prateada (Hypophthalmichthys molitnix)

 

Muito parecida – e confundida com a cabeçuda – vive no fundo dos lagos e se alimenta basicamente de fitobentos – microalgas do substrato (fundo). Freqüentemente, por ser de menor valor é vendida como cabeçuda. Uma das diferenças entre as duas é o tamanho da nadadeira peitoral da cabeçuda que ultrapassa o início da nadadeira pélvica.

 

 

Cabeça Grande ou Cabeçuda (Aristichthys nobilis)

 

resized_04_DSC03609

 

É a mais procurada, pelo porte avantajado vai tomar muita linha do seu equipamento. Tem como alimento básico zooplâncton, vivendo sempre na superfície da água, sendo praticamente obrigatória a sua presença nos bons pesque-pagues. Como a Prateada distingue das demais pela cabeça que compreende 25% do corpo e uma boca muito grande. Outra característica é que filtra a água para sugar sua alimentação.

 

 

Iscas & acessórios

Chuveirinhos

 

05a_chuveirinho2

 

Item indispensável de aparência frágil devido aos pequenos anzóis que compõe o conjunto mas, suficiente para segurar peixes de grande porte. A mola no meio da massa funciona como estrutura e a mantém firme principalmente no arremesso.

Dica: montar a massa no formato de uma coxinha e depois encaixar os anzóis. Normalmente o que está na linha mais comprida é o que irá parar na boca do peixe, isto pelo fato desta espécie primeiro assoprar e depois através da sucção recolher os microorganismos que deseja.

O ponto da massa é, quando estiver esfarelando aos poucos. A base da receita é ração de peixe moída, farinha, banana, mel, batata cozida e, daí para frente você vai desenvolver a sua acrescentando açúcar cristal, leite condensado e etc. Preferindo a comodidade é usar as prontas e industrializadas que tem a experiência de muitos anos de pescaria.

É comum observar as carpas na superfície se alimentando com a ração flutuante (grandes rebojos), então é lançar a imitação de ração – principalmente a miçanga – que vai ter briga boa na certa.

Tecnica & Tralha para quem vai de massa (outras iscas trataremos em edições futuras)

O ideal é ter pelo menos 2 varas com mais de 2,00m (desmontáveis em 3 ou mais partes) de ação média, 20 a 25lb, molinete ou carretilha compatíveis, linha monofilamento 0,30mm ou multifilamento equivalente, líder, bóia e chumbada tipo oliva.

Depois de escolhido o lugar onde vai ficar, arremessar e posicionar as iscas em profundidades diferentes até localizar a onde os peixes estão comendo e a partir daí, direcionar todas para esta camada. Este ajuste é feito através do nó de correr ou do stop.

 

06a_boia-inteligente-multipesca

 

Para ganhar tempo é deixar algumas massas já montadas nos chuveirinhos e usar bóia inteligente – que sinaliza quando não tem mais massa no anzol.

O formato e fragilidade da boca da carpa, pedem anzóis proporcionais e cuidados especiais se for fotografar. Sem dentição não tem necessidade do uso de alicates mas se for usar para melhor contê-lo, faça levantando-o na horizontal. Sempre use o passaguá. Preferencialmente, manuseie e libere do anzol sem tirá-la da água.

Nota: algumas pessoas dizem que as carpas tem “gosto de barro” porém outros peixes também podem apresentar esse problema. A grosso modo, isto é devido ao crescimento descontrolado de microrganismos (microalgas e bactérias) produtores dos compostos Geosmina e o Metil-isoborneol (MIB) que são absorvidas através das brânquias. Pela afinidade muito grande por gorduras (lipofílicos), esses compostos vão se concentrar nas áreas com maior teor de gordura. Para amenizar: eliminar o “fio” que passa pelo lado do peixe; deixar a carne algumas horas ou no leite, ou limão; ou vinagre; ou então conservar o peixe vivo em água limpa ou corrente antes do abate para consumo. No local é claro, é necessário controlar a ocorrência destes microrganismos. Lembrando que não se tem relatos de intoxicação ou doença por consumir o peixe nestas condições. Só é desagradável e esta percepção do “gosto” pode variar de pessoa pra pessoa.

 

Completando a tralha:

Boné ou chapéu, roupas confortáveis, cadeiras, óculos de proteção, apoiador de vara ou secretário, mala ou bolsa de pesca, pequenos estojos para anzóis, chumbos e etc

 

Ótimas pescarias!!!

 

resized_07_a carpa espelho

 

NIPPAK PESCA
Texto:  Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel.   (11) 3208-4863

 

 

 

Apoio:

BY Aventura     www.byaventura.net.br

EBF Pesca   www.ebfpesca.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

EBF PESCA

 

EBF

 

resized_LOGO MAIORVocê conhece a EBF PESCA? Somos especialistas em acessórios de pescaria, com mais de 120 tipos de produtos, entre protetores de carretilha, protetores de molinete, capa para vara, estojo para iscas, capa para motor, além de bolsas, mochilas, chapéus, bonés, etc. Fabricamos mais do que acessórios de pesca, fornecemos segurança, conforto e praticidade para os seus equipamentos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca, caça, camping e aventura. Informações www.ebfpesca.com.br   email: marketing@ebfpesca.com.br  ou fone 11 3856 8032.


 

 

mustad-oculos

Óculos polarizados e anatômicos Mustad

 

Polarizados de alta qualidade com 100% de proteção UV, tecnologia de lentes com multicamadas, armação leve e resistente, materiais de altíssima qualidade e resistente à corrosão, 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação. Linha Hank Parker e Pro Series.  Você mais protegido no seu esporte e lazer! Procure nas melhores lojas de esportes] e óticas do Brasil. Conheça a linha completa no site www.mustad.com.br ou facebook: Mustad Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulad

 

 

Confira este camarão articulado da Maré com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no sitewww.mareiscas.com.bre www.facebook.com/iscas.mare

 


 

 

 

 blusa

Jaqueta Zermatt da By

 

Para o inverno, uma boa pedida é se proteger com a Jaqueta masculina fleece 100% poliéster, bolso de zíper com puxador, com revel para evitar atrito na pele, acabamento com proteção final do zíper, water resistente =possui uma resistência a água, sendo apropriado para os dias de ventania, frio e garoa. Tamanhos: P, M, G, GG nas cores preto e marinho. A venda nas melhores lojas de pesca e aventuras. Informações: tel:(11)2781 9001    contato@byaventura.net.br     site: www.byaventura.net.br

 

 

 

 

 

 


 

Kit e acessórios para montagem de varas Moro

 

TFST

 

 

Logo-MoroPara montar, customizar e personalizar suas varas de pesca, a Moro Deconto tem a linha completa de produtos para atender você. Com blanks da Lamiglas (dispensa comentários), ponteiras e passadores da Fuji você tem tudo o que precisa para ter a vara de acordo com a sua necessidade. Informações www.morofishing.com.br  fone:(41)3274 5141 email: atendimento@morofishing.com.br

 

 


 

 

 

UNIAO-PESCA

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

 

 

05b_MASSA-PRONTA-CARPA-VERMELHA

Esta massa pronta é uma das iscas com maior índice de sucesso em pesque-pague. Você pode pescar com bóia cevadeira, torpedinho ou fundo. Embalagem de 100 gramas, com grãos selecionados, amolecidos na pinga e defumados, para evitar a quebra ao colocar no anzol. Ideal para pescarias de redondos, tilapias e carpas. Sabores: goiaba, banana, milho verde. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 

 

 

 

 

Related Post

FUTEBOL: ‘O futebol do Japão é aquele mesmo da Cop...   Sérgio Echigo, ex-ponta direita que atuou no Corinthians na década de 60 (foto: arquivo pessoal) Da série do túnel do tempo. Sujeito bom...
Beisebol: Sudoeste conquista título do 24º Campeo... A Seleção da Sudoeste (Ibiúna) sagrou-se campeã do 24º Campeonato Brasileiro de Beisebol Inter Seleções Pré Júnior, competição disputada nos dias 17 e...
NIPPAK PESCA: Gosto de barro nos peixes! Ás vezes percebemos isso em alguns peixes e até vegetais... como eliminar? Mauro Yoshiaki Novalo         Acont...
TÊNIS DE MESA: Liga Nipo: celeiro de atletas para...   Além de São Paulo ser o maior pólo de tênis de mesa das Américas, não somente pela quantidade, mas também pela qualidade e estrutura, a Liga...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *