NIPPAK PESCA: Pescaria de lambaris

Predador voraz, capaz de destruir ovos ou cardumes de alevinos em pouquíssimo tempo. Esperto e rápido, o lambari é um dos peixes mais esportivos do país e é a iniciação no esporte para muitos pescadores.

Por Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

Centenas de espécies fazem parte da família Astyanax, contando com 86 espécies entre eles: lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax bimaculatus) o maior com perto de 20cm e 100g: lambari-do–rabo-vermelho (Astyanax fasciatus) e o tambiú (Astyanax altiparanae). O tamanho varia de 5 a 12cm de comprimento. Onívoros, alimentam-se de: insetos, sementes, zooplâncton e resíduos encontrados na água. Conhecidos principalmente pela voracidade ao se alimentarem de ovas de peixes e insetos, são caçados pelas outras espécies e base alimentar de predadores como tucunarés e dourados.

Nas grandes capitais infelizmente essa pescaria já não é mais viável. Primeiro pela dificuldade em achar um rio dentro destas metropoles que não esteja poluído e principalmente pelo fator segurança. Falando sobre a capital paulista, mesmo nas represas que a rodeiam, o cuidado é redobrado e quem vai, prefere ficar em ilhas que só podem ser alcançadas por barcos. E passar a noite pescando como era habitual tempo atrás, atualmente são pouquíssimos os que se animam a fazer. Afinal para o praticante, a principal razão é ficar longe dos problemas do dia a dia, obvio que para isso precisa em primeiro lugar que o local seja seguro e tranquilo.

Perfeitamente possível em muitas outras cidades do país, com rio próximo ou mesmo cortando a cidade, aí sim a atividade cai como uma luva para quem aprecia uma pescaria simples mas nem porisso menos gratificante e emocionante. Engana-se quem pensa que é fácil… o peixinho costuma dar muito trabalho até para os mais experientes.

Se quiser incrementar ainda mais é levar um banquinho portátil, um isopor ou cooler com lanches e bebidas geladas. A isca pode ser aquele arroz que sobrou da refeição mais recente. Se quiser ter mais chances é fazer o tradicional “macarrãozinho” ou “sagu” (dica de receita já passada em edições anteriores).

Pequenas iscas artificiais, as iscas utilizadas no fly e tenkara vão ser boa escolha também. A grande sacada é levar um pouco de quirera para deixar os lambaris ainda mais ativos na área de atuação da isca.

 

Fly

 

 

Uma varinha #2 com linha WF2F, iscas (chamadas moscas) imitando pequenos insetos ou larvinhas são suficientes para a briga com estes pequenos e valentes predadores.

 

Tenkara

Esta modalidade diferencia do fly por não usar a carretilha para armazenar linha e pelas iscas denominadas kebaris (a montagem destas segue desenho um pouco diferente das moscas), mas encaixam-se perfeitamente para as pescarias nos nossos rios e lagoas.

 

Bambu x telescópicas

 

 

O ideal é ter a disposição variados tamanhos para atender qualquer local, pois nas margens protegidas com mata as curtas são as mais adequadas, e em lugares abertos melhor ter mais alcance com o comprimento maior da linha que assim pede varas longas, mas todas de pontas finas, as mais sensíveis possíveis pois a grande alegria é perceber com nitidez a batida do peixe e ter a força da briga na ponta da linha (a menor bitola). Se entrar um piau ou outra espécie maior, é imaginar o tamanho da encrenca!!!

Varas telescópicas lisas são recomendáveis pela facilidade no transporte e para guardar. Você tem modelos variados e preços que cabem no seu bolso. Sejam de fibra ou bambu, pela agilidade e rapidez deste conhecido ladrão de iscas é recomendável somente uma única vara na mão, pois se bobear vai perder a isca na certa.

 

 

Linhas

As mais finas proporcionam melhores resultados em compensação costumam embaraçar e enrolar com mais facilidade, além da pouca resistência no caso de enroscos. Nada que um carretel de linha de reserva não resolva. O comprimento ideal é um pouco mais que o comprimento da vara.

 

 

Anzois

Além dos tradicionais mosquitinhos procure os de menor tamanho possível. Embora um único anzol seja suficiente para uma boa produtividade alguns pescadores preferem montar chicote com 3 a 6.

 

Iscas

Os lambaris comem de tudo, sejam: insetos, ovas, frutos e até restos de refeição. Outras opções: frios em pedaços pequeninos (queijo, mortadela, salame e etc), sagú, macarrãozinho, bicho do pão ou da laranja, larvas de moscas caseiras, milho verde novinho e minhoca (em pedaços). Quanto mais opção você tiver, melhor.

 

Sabiki

 

 

Nas lojas especializadas vai encontrar chicotes montados variando com 3 ou mais anzois, miçangas na cor amarela, imitando o milho ou quirera. Também poderá encontrar miçangas nas cores verde com vermelho ou amarelo com vermelho, imitando ovas de peixes.

 

 

Conjunto

Equipamento ultraleve com linha de 4 a 8lb resolvem a situação seja para isca natural ou artificial. Para ambas, molinete e boia de arremesso vão facilitar na hora do lançamento.

As denominadas varejeiras e spinners imitando pequenos peixinhos e insetos são as mais recomendadas para iscas artificiais. A idéia é cobrir a área com arremessos em várias direções e efetuar o recolhimento, alternando entre paradas e maniveladas até encontrar o tempo ideal para o momento. Se estiver embarcado sua janela de atuação será ampliada consideravelmente.

 

Boias

Necessárias somente quando se precisar posicionar a isca mais próximo da superfície (embaixo de galhos de árvore tocando a água, por exemplo) fora isso a linha com peso da isca ou chumbinho bem pequeno ou amassado dá conta do recado.

 

Chumbadas

Os de menores tamanhos sendo os de amassar os mais indicados. O peso, é considerar o suficiente para manter a isca na profundidade desejada.

Sempre ir acompanhado, e avisar os mais próximos do destino e horário previsto para o retorno. Se for a local distante e afastado, não custa ter a mão um telefone via satélite ou localizador/rastreador para sua segurança.

Aproveitando o tema, para cumprimentar o aniversariante da semana, um dos maiores (literalmente) pescadores de lambaris, Geraldo Petersen, na foto com um cará!

 

 

Ótimas pescarias!!!

 

 

Ótimas pescarias!!!

 

 

Apoio:

Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto   www.morodeconto.com.br

Mustad    www.mustad.com.br

Piscicultura Chang  www.pisciculturachang.com.br

SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

Top Fishing Tur    www.topfishingtur.br

União Pesca   www.uniaopesca.com.br

 

 


 

 

CURTAS

 

 

Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

 

 

A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar. A garapa obtida é depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha é depositada em tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá e totalmente fechados, por um período mínimo de 3 anos. Tem participação em vários festivais tais como ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman), e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, Usa e Mercosul. Informações no site: www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br

 


 

 

Camarão articulado – Maré Iscas

 

articulado3

 

O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

 

 


 

 

Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

 

あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

 

jose-carlos 

 

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

 

 


 

 

Massa para pesca – União Pesca

 

 

 

Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

 

 


 

 

SPOT Global Phone

satelite-fone-2

Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital.

Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521.

Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.

 

 


 

 

SITE MORO DESCONTO

 

 

 

Perfeitos para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Visite, veja e compre!  www.morodeconto.com.br – email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

 

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Curtas       Linhas Pro-line Mustad A verdadeira linha zero memória. Cores: verde, verde limão, azul e fumê. Bitolas 0,2...
    ARTES-MARCIAIS: IKGA-Brasil realiza Shinnenkai e a... A IKGA-Brasil (Associação Internacional de Karate-do Goju-kai do Brasil) realizou no último dia 14, no salão social da Associação Cristã de Moços (ACM...
    WORLD BASEBALL CLASSIC QUALIFIER: Brasil atropela ...     Incrível. O Brasil está a uma vitória de conseguir uma histórica classificação para o World Baseball Classic, o mundial profis...
    GOLFE: Ruriko Nakamura e Hideaki Iijima vencem o 4... Hideaki Iijima e Ruriko Nakamura foram os campeões scratch do 44º Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil, disputado nos dias 15 e 16, no PL Golf Club, e...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *