NIPPAK PESCA: Pescaria no inverno!

Um churrasco é bom, com pescaria melhor ainda!!!

 

Por: Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

Um pouco de coragem bastou para reunir os amigos em volta do lago, e assim a pescaria foi marcada para o primeiro dia de julho na cidade de Embu das Artes/SP. Como de regra, até chegar o dia a ansiedade se mostra na preparação do equipamento. Separa uma varinha aqui, uma isca acolá… pensa numa outra maneira e assim vai… sempre de olho na previsão do tempo, embora sabendo que mesmo que chova, o encontro está de pé, pois se não for possível a pescaria o churrasco está garantido.

Para variar o tempo é bom (com sol e calor) durante toda a semana, coincidentemente no sábado escolhido é justamente quando a meteorologia indica virada no tempo. Na noite anterior são ajustados os detalhes e o local do café para juntar a turma, antes de ir para a chácara do amigo Daniel.

Como todo planejamento, no primeiro momento todos os convidados se mostrem positivos ao evento, até o dia D sempre se tem algumas baixas, seja por um motivo ou outro nem todos comparecem. Mas os “fominhas”, estes nem dormem direito na noite anterior, a adrenalina insiste em ficar em evidencia, provocando insônia. Logo cedo no sábado já estão de pé, material pronto e reservado para ir para o embate.

Esta é parte mais legal da pescaria, a preparação, onde se separa tudo o que pode ser utilizado, pois dependendo da modalidade, pode se ter material especifico ou não. Posteriormente se processa o ajuste fino, isto é, o que realmente vai levar no dia. Entra na conta o equipamento reserva e a necessidade ou não de disponibilizar para mais alguém.

Embora todo pescador tenha um pouco (ou muito) de colecionador o que faz sempre potencializar e super avaliar o material a utilizar, é difícil um que não tenha um equipamento especialmente separado e que aprecie usar nas horas difíceis. Um conjunto ou isca que seja a preferida, preparado justamente para quando as coisas apertarem e o peixe insistir em não querer ser fisgado.

 

 

Voltando a pescaria, pessoal confabulando no café, iniciando as primeiras conversas enquanto se aguarda a chegada de todos que confirmaram presença. Todos a postos, é hora de literalmente pegar o caminho da roça, antes uma passadinha no mercado para juntar o necessário para a refeição, pouco tempo depois é abrir literalmente a porteira do local.

A chegada não poderia ser em melhor estilo, com a visão de um local muito bem conservado, e isto já nos anima, pois é olhar para cima e ver no céu, o sol tentando abrir e se manter em meio as nuvens de chuva. E assim vai se manter durante o dia todo.

 

 

Descarregado o material, acendemos o fogo do carvão na churrasqueira, para estar no ponto certo na hora do almoço, e até lá é lançar a isca nágua.

Meu material é uma varinha de fly #4 com linha flutuante do mesmo número, e iscas imitando ração. Completo com o estojo de mosquinhas tradicionais para as piraputangas e tilápias do local. Claro que tem ainda o material reserva, alicates, acessórios e material de bait tudo devidamente acomodado numa bolsa.

Todos já devidamente instalados nos seus lugares, sejam varinhas de mão (de 3 a 4m de comprimento) outros com equipamentos de bait, é arremessado a ração utilizada para alimentação e imediatamente se vê na superfície os primeiros rebojos. A alegria salta nos olhos dos pescadores, que traçam suas primeiras estratégias para ter êxito nas capturas. Alguns preferem iscas no fundo. Neste momento pensando no frio, coloco uma boinha lambari e uma miçanga para tentar pouco abaixo da linha dagua.

Inaugurando a pescaria, o amigo Geraldo mostra sua eficiência e briga com um bom espécime que verga sua vara e após as fotos costumeiras o mesmo é devolvido ao lago. Tempo depois quem está trabalhando é o meu cunhado Choho, que após algum tempo de embate mostra com alegria sua tilápia.

Hora de mudar a estratégia e voltar ao esquema que mais gosto, isca na superfície para fisgar ao ver o peixe abocanhar. Escolho uma imitação feita de pelos de coelho (lembra do anotado antes sobre isca preferida!!!), arremesso um pouco de ração para atrair os peixes e posiciono a isca nas proximidades … os  rebojos aparecem e se aproximam da isca e vapt… depois da fisgada o peixe resolve embodocar a varinha de fly, e alguns segundos depois (para o pescador é uma eternidade) lá vamos colocar o peixe dentro do passaguá. Peixe fotografado, peixe solto…

Adrenalina baixando, lembro do carvão aceso, é hora de ir “queimar” a carne e montar o aparato para o rango. Se você pensa que é fácil tirar pescadores da beira da água… só pelo estomago mesmo. Assim é passar a amostra do churrasco a ser servido e os amigos se reúnem em volta da mesa.

O frio não parece incomodar por demais e mesmo durante o almoço, não deixam de analisar o que usar como isca para melhorar as fisgadas.

Fome saciada e papo colocado em dia, o segundo turno da pescaria começa. Embora não esteja chovendo, o frio se mostra muito mais forte, fazendo juz a fama da cidade, que tem aproximadamente 50% do seu território em áreas protegidas da Mata Atlântica, ou seja sinônimo de frio intenso.

Os peixes parecem que resolveram procurar sua camada de conforto fora dos nossos olhos e apesar da ração lançada para atrai-los, é visível a diminuição dos rebojos em comparação a nossa chegada.

Ainda assim a pescaria rende mais alguns peixes, entre eles uma piraputanga dá o ar da sua graça na linha do Daniel. Esta espécie muito briguenta e valente, lembra um dourado numa configuração menor e talvez pelo frio, se escondeu mais para o fundo protegido pela vegetação do lago.

Finalmente o frio fala mais alto, começamos a desmontar e guardar o equipamento, agora é curtir a segunda parte do churrasco, aquecer o corpo e encher o estomago novamente.

É bom posar na foto com peixe, mas o que vale mais é estar reunido por algum tempo, algumas horas num bate papo, longe dos problemas, e separar na agenda um outro dia para o próximo encontro.

Ótimas Férias!!!

 

 

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

     

     

    Apoio:

    Cachaça Coluninha   www.coluninha.com.br

    Caiaques Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

    Mustad    www.mustad.com.br

    Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

    SPOTcOmSAT   www.spotcomsat.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    Cachaça Coluninha – A verdadeira Cachaça Mineira

     

     

     

    A Coluninha Golden 7 armazenada em carvalho e amburana foi agraciada com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2017 ! A Fazenda Tabocal, no município de Coluna-MG, é auto-suficiente na produção de cana-de-açúcar, sendo a garapa obtida após a moagem depositada em dornas de inox, protegidas por telas contendo fermento natural (extraido da própria cana de açúcar misturada com fubá ou canjiquinha de milho) totalmente isento de aditivos químicos. Após alambicagem/destilagem a cachaça Coluninha vai para tonéis de carvalho, amburana, castanheira do pará, jequitibá e jatobá, ficando armazenado por um período mínimo de 2 anos. Participou em vários festivais: ExpoCachaça, Campeão dos Campeões (pela ABM – Associação Mineira de Barman) e Cachaça Gourmet, onde foi premiada em 1°Lugar em 2011,2012 e 2014. É exportada para países da Europa, USA e Mercosul. Informações www.coluninha.com.br fone: (31) 3422 0309  e-mail: coluninha@coluninha.com.br  Beba com moderação e se for dirigir não beba!

     


     

     

    Camarão articulado – Maré Iscas

     

     

     

    O camarão articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e com imitação de ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 22 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure nossos produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

     

    jose-carlos 

     

    Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

     

    Não se preocupe com as chuvas, é final de primavera !!! E com os dias mais quentes … é ter sempre a isca certa para aumentar ainda mais suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Procure nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     

     


     

     

    SPOT Global Phone

    satelite-fone-2

    Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital.

    Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: empreendedorismonautico@gmail.com e fone (11)98343 1521.

    Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade, equipamentos de tamanha importância.

     

     


     

     

    A menor lancha de fibra do Brasil – Xspeed 120

     

     

     

     

    Vantagens de uma XSPEED: preço igual ou menor que um Jet, leva até 4 passageiros, som, áreas secas para guardar pertences, espaço para cooler, é leve e fácil de transportar pesando apenas 220kg o conjunto. O custo de manutenção é baixíssimo, você pode guardar em casa numa vaga de carro eliminando custo de marina e seu consumo de combustível é de apenas 8 litros/hora. Seja equipado motor Suzuki 30HP ou Yamaha 40HP é uma lancha ágil, econômica e muito versátil. Navega perfeitamente com até 4 pessoas, absolutamente estável e segura. Também com ambos motores você puxa esqui ou Wake board, seja no mar, rio, lagoas ou represas. Informações com Carlos Sohck Ferreira email: carlos.s.ferreira@spotcomsat.com.br (11) 9.8343.1521 Conheça mais sobre o estaleiro www.muranoyachts.com.br e neste link, vídeo da XSPEED em ação https://youtu.be/bD6mNhERvAA  Visite-nos na Let´s boat 2017

     

     


     

     

    PSICULTURA CHANG

     

     

     

    Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: 65º Intercolonial acontece neste fi... O tênis de mesa estará em alta neste fim de semana (24 e 25) em Marília (SP), com a realização da 65ª edição do Campeonato Brasileiro Intercolonial de...
      NIPPAK PESCA: O sonho se transformou em pesadelo!!... O acidente aéreo com o avião da Lamia quase acaba com um time inteiro de futebol e mobiliza pessoas no mundo inteiro.     Pedimos...
      MARATONAS AQUÁTICAS: Poliana Okimoto abandona comp...   A maratonista aquática Poliana Okimoto não completou o percurso de 10 km no lago Serpentina, no Hyde Park. Ela se sentiu mal e antes de c...
      MARÍLIA: O Departamento de Beisebol e Softbol do ... Departamento de Beisebol e Softbol do Nikkey realiza neste sábado evento social O Departamento de Beisebol e Softbol do Nikkey Clube de Marília realiz...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *