NIPPAK PESCA: Pesque e solte: alguns alicates úteis para o procedimento.

Equipamentos para ajudar o pescador – adepto da pesca esportiva – a liberar o peixe com segurança e lhe proporcionar mais chances de sobrevivência.

Mauro Yoshiaki Novalo

 

 

Encontramos variedade e fartura quando se fala em acessórios, artigos e etc para compor a sua tralha de pesca. Com a variedade de acessórios, diversidade de itens, modelos e fabricantes, é preciso segurar a vontade de ter tudo, mas alguns são importantes para a prática da pesca esportiva. Dentre eles, os que não podem faltar são os alicates, isto mesmo, no plural, pois estes artigos podem atender a diversas situações.

– Boga grip

 

 

Atualmente contestado entre os próprios pescadores, a dúvida é se auxilia ou prejudica? Mas é lembrar que quase tudo criado pelo homem, pode se encaixar nestas duas situações. Se utilizado de forma correta, tem sua utilidade validada pois posiciona o peixe para retirada do anzol sem contato com o corpo do mesmo, o que impede de retirar a camada de proteção superficial das espécies além de proteger o pescador da dentição e espinhos de algumas espécies. Alguns contam com balança e até fita métrica, para conferir peso e comprimento sem precisar encostar o dedo no espécime capturado. Não é recomendável o uso especialmente com peixes de boca frágil como carpas e etc. Peixes de grande porte caso vá retirar dágua – qualquer que seja o motivo – utilizar preferencialmente o passaguá.

 

– Alicate de bico

 

 

Para proceder a retirada do anzol com segurança da boca do peixe, mantendo os dedos do pescador protegido de dentes e espinhos.

 

– Alicate de corte

 

 

Como diz o nome, para corte de linhas, arames e etc. Para os adeptos de iscas artificiais, recomenda-se ter um especial para cortes de arames de diâmetros maiores, ex: garatéias. Acidentes durante a pescaria sempre podem ocorrer, e nesta situação este artefato resolve a questão rapidamente.

 

– Para abrir Split rings

 

 

Alguns modelos são produzidos com um dos bicos com aresta justamente para facilitar a troca destes artefatos, facilitando a troca de garatéias das iscas artficiais

 

– Forceps

 

 

 

Utilizado quando o peixe engole o anzol (na gíria de pescador = embucha), fincando em área interna onde o alicate de bico não alcança.

 

– Denominados de boca de jacaré

 

 

Confeccionados em plástico duro, indicados para peixes com boca mais frágil.

 

– Para uso em água salgada

 

 

Confeccionados em material que não sofrem a ação da corrosão (aço, alumínio e etc) para serem utilizados neste ambiente

 

 

Tempo fora da água

Quanto menor o tempo de permanência do peixe fora da água, maior será a garantia de sua sobrevivência. Não há regra básica, pois depende de vários fatores, como tempo de briga e estado de cada indivíduo. Pode-se se dizer que espécies de escama possuem bem menos resistência que as de couro. E os que vivem em águas mais rápidas e oxigenadas, normalmente possuem menor resistência fora da água que os de outros ambientes.

 

 

Queda 

A queda pode provocar lesões nos órgãos internos e é um dos fatores mais prejudiciais à saúde do peixe. Cair das mãos, batendo no barco ou em pedras é bastante comprometedor, não sendo raro o peixe morrer com o baque.

 

 

Soltura

É importante não jogar o peixe na água, pois cansado e desorientado se torna uma presa fácil para outras espécies predadoras. Só liberar quando perceber que o mesmo tem condições de sair sozinho, é o recomendado.

Procurar soltar o peixe na mesma região de sua captura, e se estiver em águas rápidas, se possível, procurar um remanso para não obrigá-lo a nadar na correnteza enquanto ainda estiver cansado.

 

 

Posição

 

Fora da água, procure manter o peixe sempre na posição horizontal, pois se levantar ou segurar na vertical pela cauda ou boca por muito tempo, pode comprimir os órgãos internos do mesmo.

 

 

Oxigenação

Os peixes consomem muita energia e oxigênio durante a briga, e um pouco mais quando são retirados da água. Assim, depois de capturados, geralmente estão fracos e com pouco oxigênio. Não liberar antes que estejam totalmente recuperados, segurando-o pela cauda com uma mão e colocando a outra mão por baixo no ventre, posicionando-o contra a corrente. Dessa forma, as chances de sobrevivência aumentam muito.

 

Lembretes

Utilizar tralha de pesca compatível com a espécie e o tamanho de peixe que se pretende capturar

Deixar toda a tralha necessária para o pesque-e-solte ao alcance, pois isso é fundamental para devolver o peixe rapidamente para a água, e reduzir o estresse de captura

Pescar com anzol sem farpa, para facilitar a soltura do peixe

Utilizar corretamente o alicate de contenção facilita a retirada do anzol da boca do peixe, e reduz o tempo de sua devolução para a água, diminuindo o estresse e evitando acidentes

De preferência, retirar o anzol da boca do peixe mantendo-o na água

Molhar as mãos quando for segurar o peixe. Mãos secas, panos, toalhas e papel retiram o muco, que é a primeira barreira contra doenças

Não tocar nas brânquias (guelras) dos peixes, pois esse órgão faz parte do sistema respiratório, e devido a sua fragilidade, pode ter filamentos das lamelas que compõem os arcos branquiais rompidos, favorecendo a manifestação de agentes patogênicos

Em torneios de pesca, quando os peixes são acondicionados por um período de tempo para pesagem e posterior soltura, não utilizar produtos químicos como profilaxia, a não ser que sejam prescritos por um profissional competente. E manter o local de guarda, sempre aerado.

Cuidado ao manusear peixes com dentição, espinhos e de grande porte, pois podem causar acidentes sérios.

Ótimas pescarias!!!

 

NIPPAK PESCA

NIPPAK PESCA

Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
Revisão: Aldo Shiguti
Publicidade
nippak@nippak.com.br
Tel. (11) 3208-4863
NIPPAK PESCA

Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

     

    Apoio:

    Caiaque Lontras    www.caiaquelontras.com.br

    Guss Produções     www.youtube.com/user/dguss1975/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=1

    Mustad    www.mustad.com.br

    Piscicultura Chang    www.pisciculturachang.com.br

    Maré Iscas    www.mareiscas.com.br

    Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br

    União Pesca   www.uniaopesca.com.br

     

     

     


     

     

    CURTAS

     

     

    Guss Produções

     

     

     

    Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca! Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=1 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11 3681 4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco/SP.

     

     


     

     

    Deconto – 40 ANOS

     

     

     

     

     

    Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br  Este ano a Deconto faz 40 anos, e quem ganha presente é o leitor do jornal Nippak, basta usar o Cupom de Desconto exclusivo de 15%, e utilizar o código NIPPAK478 válido até 31/03/2018  email:contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353

     

     

     


     

    Camarão articulado – Maré Iscas

     

     

    O camarão mega ovado articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure os produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare

     

     


     

     

    Massa para pesca – União Pesca

     

     

     

    É Carnaval e o importante é ter sempre a isca certa para potencializar suas chances de sucesso na pescaria. Com esta massa, basta acrescentar água e estará pronto para lhe propiciar a fisgada certeira. Sabores: goiaba, doce de leite, cereais, batata, leite, pão, pêssego, queijo, mandioca, morango, erva-doce, goiaba, banana, milho verde, mel, bichinho da laranja, carnívora, amendoim, natural vermelha e natural amarela, em embalagem de 500g. Encontre nas melhores lojas de pesca. Suas pescarias com sossego, tranquilidade e segurança! Informações e compras no tel: (42) 3524 4505 ou 3524 3748 site: www.uniaopesca.com.br e facebook.com/uniaopesca

     


     

     

    Livro – JAPONESES IMIGRANTES…  E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

     

    あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

     

    jose-carlos 

     

    Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro!  José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-

     

     


     

     

    PSICULTURA CHANG

     

     

     

    Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

     

     

     

    NIPPAK PESCA

    NIPPAK PESCA

    Texto:Mauro Yoshiaki Novalo
    Revisão: Aldo Shiguti
    Publicidade
    nippak@nippak.com.br
    Tel. (11) 3208-4863
    NIPPAK PESCA

    Últimos posts por NIPPAK PESCA (exibir todos)

      Related Post

      TÊNIS DE MESA: 26º Torneio Internacional de Campo ... É muito dificil manter um Campeonato durante muitos anos. Atualmente, organizar gera muito trabalho, dinheiro e burocracia pois existem inúmeras regra...
      RIO 2016: Japan House abre suas portas nesta sexta... Sede dos próximos Jogos Olímpicos, Tóquio marca presença nos Jogos Rio 2016 apresentando um pouco da cultura local e convidando os brasileiros a parti...
      GOLFE: Disputa no VII Aberto Damha Golf Club acont...   FPG supervisiona competição válida para os Rankings Paulista Scratch Masculino e Feminino em São Carlos A Federação Paulista de Golfe - FPG...
      BEISEBOL: Jogadores brasileiros da MLB doam equipa... Os dois principais atletas brasileiros que atuam na Major League Baseball, Yan Gomes – ídolo do Cleveland Indians - e Paulo Orlando, atual campeão da ...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *